Demolir também pode ser relaxante com Demolish & Build!
Lembra daqueles dias em que nada parece estar indo bem e você tem vontade de quebrar algo para extravasar? Bem, se você se identifica com esse sentimento, a série “Demolish & Build” é perfeita para você.
No entanto, até mesmo os jogadores mais pacíficos descobrirão que podem relaxar depois de dedicar algumas horas de suas vidas a um dos jogos da série, que tem como objetivo simular a rotina de um trabalhador encarregado de demolições e construções – literalmente.
Se você sempre teve curiosidade sobre esse universo, saiba que a franquia já possui dois títulos. O segundo e mais recente jogo, intitulado “Demolish & Build 2018”, foi lançado há cinco anos. Atualmente, a desenvolvedora Demolish Games S.A. planeja lançar “Demolish & Build 3” já em 2024.
No entanto, o foco desta análise está em “Demolish & Build Classic“. Este é um port para o Xbox do primeiro jogo, lançado em 2017 para PC. O título original também está disponível em uma versão para VR.
A versão para Xbox foi lançada no início deste mês e traz gráficos aprimorados para se adequar à tecnologia atual dos consoles. No início deste ano, uma adaptação também foi lançada para o Nintendo Switch.
História e objetivos
Não podemos esperar muito em termos de enredo em um jogo de demolição, certo? Nesse aspecto, o game oferece a assistência de membros de sua equipe, como seu conselheiro de obras, que está ao seu lado desde o início.
Eles fornecerão dicas e objetivos para orientar sua progressão no jogo da maneira mais apropriada. No entanto, o jogador também tem a liberdade de explorar as áreas do mapa em busca de trabalhos por conta própria.
Para executar essas tarefas, são necessárias ferramentas e veículos específicos que podem ser adquiridos com o dinheiro recebido como recompensa após a conclusão dessas mesmas atividades. Conforme o tempo passa, você terá a oportunidade de expandir seu conjunto de ferramentas e veículos, o que possibilita a realização de uma variedade maior de tarefas.
Um ponto negativo que merece destaque, embora não tenha me incomodado muito durante o período em que joguei, é que, quando não é possível iniciar um novo contrato devido à falta de algum veículo ou ferramenta, as atividades se tornam repetitivas, com as mesmas missões sendo reatribuídas para que o jogador acumule o dinheiro necessário para prosseguir.
Ferramentas e veículos
Aqui estão os pontos mais fortes de “Demolish & Build”. Se há algo verdadeiramente gratificante neste jogo, é a sensação de adquirir novas ferramentas ou veículos e usá-los durante as atividades.
No início, o jogo lhe fornece apenas uma marreta e uma caminhonete, o que é suficiente para se deslocar até o primeiro trabalho e aprender a tarefa de demolir paredes e outros objetos.
Nesse momento, o título apresenta suas mecânicas de forma eficaz e demonstra que, apesar do potencial investimento financeiro limitado em sua produção e da falta de realismo em algumas atividades, ele pode proporcionar uma experiência surpreendentemente relaxante.
Apesar de o jogo ter suas próprias estações de rádio com músicas – que, por sinal, são bastante genéricas – uma dica pessoal é ouvir suas músicas favoritas de forma externa enquanto realiza as atividades. Especialmente durante as demolições, ouvir rock é altamente recomendado para uma experiência mais empolgante.
Jogabilidade
O ponto mais problemático do jogo é, ao mesmo tempo, o que o torna especial por vários motivos. Apesar de cada veículo e ferramenta ter controles únicos, que visam proporcionar uma experiência mais realista nas atividades do jogo, eles são bem mal introduzidos ao jogador.
Além disso, controlar a direção dos veículos, especialmente pelas ruas do mundo aberto, é uma tarefa tão desafiadora quanto a própria demolição e construção durante o jogo. No entanto, esse problema pode ser superado com as viagens rápidas que são desbloqueadas após algumas horas de gameplay.
Câmeras e mundo aberto
Da mesma forma que os controles dos veículos em si, a câmera enquanto você está dentro deles também é algo problemático. É necessário certo tempo de adaptação a cada novo veículo desbloqueado.
O mundo aberto é vazio e graficamente repetitivo. Apesar de não parecer necessário durante a jogabilidade, já que talvez fosse possível simplesmente aceitar, realizar e concluir cada trabalho antes de seguir para o próximo, a busca por novos veículos e ferramentas espalhados pelo mapa pode ser interessante para alguns jogadores.
Como citado anteriormente, ao descobrir novos “canteiros de obras” e outros tipos de propriedades , eles se tornam pontos de viagem rápida, permitindo que você se locomova rapidamente a eles para iniciar um novo trabalho no local.
Bugs
Alguns problemas visuais podem ser bastante irritantes, especialmente ao tentar pausar o jogo enquanto se anda fora dos veículos, onde a tela continua se movendo de forma estranha. Além desse, encontrei outros pequenos bugs visuais em minha jogatina, mas nada que atrapalhasse diretamente o progresso das atividades do jogo.
Acessibilidade e idiomas
Podemos acrescentar neste tópico que há uma falta de opções de acessibilidade. Além disso, é importante observar que o jogo está disponível apenas em inglês, o que pode ser um obstáculo para novos jogadores que não dominam o idioma.
Veredito
Demolish & Build Classic é um port competente para o Xbox em comparação com o título original, mas não vai muito além disso. O jogo proporciona diversão, apesar de alguns problemas, e consegue prender a atenção do jogador com relativa facilidade, embora corra o risco de se tornar repetitivo após algumas horas. Completar todo o jogo parece ser uma tarefa desafiadora, devo admitir.
É definitivamente uma experiência interessante que deveria ser experimentada por todos que já sentiram curiosidade em participar ou observar de perto uma demolição na vida real – já que no jogo não há riscos para a própria integridade nem para a dos outros ao seu redor.