Fading Afternoon traz a nostalgia dos arcades de fliperamas
Fading Afternoon é um jogo de luta beat-em-up (Briga de Rua), inspirado nos filmes clássicos japoneses, desenvolvido pelo estúdio indie japonês Yeo, conhecido por jogos como The Friends of Ringo Ishikawa e Arrest of a Stone Buddha. Mas diferentes dos jogos do gênero que seguem uma receita mais segura e linear, Fading te dá liberdade de movimentação, liberdade de ir e vir e de tomar suas próprias decisões a qualquer momento. O game tem localização brasileira e publicado pela IndieArk.
A liberdade tem seu preço!
Em Fading Afternoon, você vive a vida de Seiji Maruyama, é um veterano Yakuza, que acaba de sair da prisão após cumprir uma longa pena, sua imponência como Yakuza continua, mas a sua juventude ficou para trás. Ao retornar ao mundo, Maruyama se depara com uma cidade completamente diferente da que ele conheceu. Seiji é a força da família, o braço direito do seu mentor Azuma, ele só não imagina que o Seiji que foi preso, não é mais o mesmo que saiu, ainda mais em um mundo onde todos tem segredos, inclusive Seiji Maruyama.
Simples de jogar mas desafiador
Fading Afternoon é um jogo de briga de rua clássico. Controlando Seiji Maruyama o jogador deve derrotar hordas de inimigos usando uma variedade de combos e ataques especiais, existindo um alto nível de violência, como atirar com pistolas e lutar com espadas japonesas. E claro, o jogo não tem um tutorial, ele não te indica quais são suas missões, quando e onde elas vão estar, tudo tem que ser descoberto, e dependendo da sua decisão o jogo te pune.
Os controles são bem simples, não é necessário usar muitas teclas(a única coisa que o jogo te ensina), o que lembra o estilo de jogo usado em fliperamas antigos, como Tartarugas Ninjas e X-Men: The Arcade Game.
No entanto, o jogo não fica restrito apenas ao combate, durante a gameplay, você vai se deparar com alguns minigames, como pescaria e baseball, entre outras ações livres que Seiji pode fazer.
O game permite que exploremos a cidade livremente, interagindo com personagens e descobrindo segredos. Enquanto exploramos existe uma passagem de tempo de dia e noite de uma forma bem natural, um artificio que é usado para resetar pontos de interesse da gameplay, mas apesar de ser uma passagem de tempo simples, é difícil perceber de fato quanto tempo se passou dentro do jogo(percebe-se isso quando está hospedado em um hotel). Fading Afternoon também oferece uma variedade de opções de combate, incluindo lutas corpo a corpo, armas de fogo e habilidades especiais.
Dica: se durante a jogatina achar que o personagem se move de maneira muito lenta, aperte duas vezes o direcional para o lado que deseja, e Seiji passará a andar mais rápido de um ponto ao outro.
A beleza dos 16bit’s combinada com uma trilha sonora marcante
Fading Afternoon tem um estilo visual de pixel art lindo e simples que lembra os jogos clássicos de arcade, o mundo e os personagens do game são mostrados de forma muito vívida, o estilo do gráfico misturado com tons de cores que dão a sensação de profundidade que mostram caminhos alternativos para explorar. As músicas do jogo são instrumentais, que mesmo nos momentos de batalha tem um tom mais leve do que durante o combate em outros jogos, onde somos inseridos em uma trilha sonora densa que te deixa apreensivo, basicamente cada trecho do mapa tem sua música própria.
Uma experiência nostálgica
Fading Afternoon é um jogo de luta bem-feito, divertido e desafiador, que traz nostalgia e a dificuldade dos jogos arcade de fliperama dos anos 90 se você estiver disposto a passar algum tempo lendo diálogos e ser familiarizado com o estilo de jogo terá uma experiência bem agradável.
O tempo de jogo vai variar de acordo com as decisões tomadas durante, como não existe linearidade, o tempo de campanha pode variar, em 4/5 horas de jogo é possível alcançar pelo menos 3 finais diferentes. O que vai acabar te levando a jogar por mais tempo para conhecer ainda mais finais.
A jogabilidade é simples e acessível, mas também oferece um pouco de dificuldade para jogadores menos experientes. A história é interessante, fazendo você mergulhar no universo da Yakuza e te permitindo conduzi-la da maneira que quiser. O estilo visual é atraente bonito e apesar do estilo, bem detalhado. A trilha sonora, apesar de um pouco repetitiva, é excelente e leve.
Apesar da simplicidade da jogabilidade, não se deixe enganar: Fading Afternoon tem uma história complexa, e cada decisão que tomada influencia diretamente no final do game, fazendo com que o jogo tenha múltiplos finais. É um jogo divertido sem grandes desafios para os mais experientes no gênero, mas sem dúvidas um prato cheio para aqueles que querem conhecer um velho estilo de jogo.