Marvel’s Spider-Man 2 já está disponível para PlayStation 5 e nessa nova jornada Miles e Peter Parker enfrentarão seus maiores inimigos. Mas será que Marvel’s Spider-Man 2 consegue entregar um projeto no mesmo nível do primeiro jogo?
Uma coisa que já posso garantir na minha análise, como fã do Cabeça de Teia, é que gostei bastante do projeto e não duvido que esteja entre os melhores jogos do ano.
Dois Aranhas e vários conflitos
Em Marvel’s Spider-Man 2 podemos controlar pela primeira vez dois personagens do Aranha, Peter Parker e Miles Morales. Cada personagem com seus próprios medos, conflitos e motivações na jornada. É preciso considerar que Marvel’s Spider-Man 2 é uma continuação direta dos games anteriores, então se você jogar diretamente o segundo jogo, poderá ficar com algumas perguntas sem respostas. Portanto, aconselho jogar o primeiro jogo antes, ou assistir a algum resumo na internet para não ficar perdido.
Peter e Mary Jane começaram a morar juntos, enfrentando dificuldades em estabelecer-se em suas profissões. Peter sente que precisa ensinar o Miles para que este assuma em seu lugar e assim encontrará paz para seguir uma vida normal com a Mary Jane.
Do outro lado, Miles se esforça para entrar na faculdade, enquanto tenta ser um melhor Aranha. Ambos não imaginavam que seus planos iriam por água abaixo com a chegada do caçador mais poderoso do mundo, Kraven, que começa a caçar os antigos inimigos e ver quem é capaz de derrotá-lo.
Em meio a todo esse caos, aparece um antigo amigo do Peter, Harry, que tem um grande mistério perigoso para a humanidade. A história de Marvel’s Spider-Man 2 é muito rica e seria impossível detalhar tudo sem estragar a experiência do jogador. É difícil não se emocionar com o game.
Um mundo rico para explorar
Marvel’s Spider-Man 2 possui um mapa gigante para explorar e soltar teias. A Insomniac Games conseguiu aprimorar os cenários da sequência e o que já era bonito, ficou ainda melhor com o uso da tecnologia do PS5 e do Ray Tracing. Não é à toa que o estúdio quis trabalhar com o jogo somente na nova geração.
A cidade apresenta mais veículos e NPCs que nos fazem sentir como se estivéssemos assistindo a um filme do Homem-Aranha. No mapa, podemos escolher as missões principais da história, missões extras, buscar peças para aprimorar as técnicas e emergências, sinalizados através de pequenos alertas que oferecem recompensas. Um grande acerto do jogo foi reduzir a quantidade de alertas dessas missões durante o desenrolar do mapa. Era bem chato receber alerta o tempo todo desses desafios no primeiro jogo.
São várias as missões extras e vão sendo liberadas à medida que avançamos na jornada. A maioria das missões extras contém uma jornada recompensadora e divertida de concluir. Elas trazem detalhes de alguns personagens importantes do primeiro jogo, aprofundam mais a história do vilão do game, dão indícios do que podemos esperar em uma possível sequência e mostram como podemos ser pessoas melhores.
Eu achei as missões do Marvel’s Spider-Man 2 bem mais divertidas em comparação ao primeiro jogo. E com o poder do SSD, é fácil se deslocar de um ponto a outro. O tempo de carregamento é praticamente inexistente, tanto na mudança do mapa, como na troca dos personagens.
Marvel’s Spider-Man 2 mostra o poder do PS5
Como mencionado acima, Marvel’s Spider-Man 2 mostra o poder da nova geração, mas não somente no carregamento do jogo. A qualidade sonora é um show à parte, usando o Headset Pulse 3D, você se sente dentro do jogo e no clima da aventura.
Outro recurso que é louvável no PS5 é o Controle DualSense, os gatilhos adaptáveis travam com o puzzle que está sendo executado e, o que mais me impressionou, o som que sai do controle com o uso da simbionte, fazendo barulho como se o próprio alien tivesse controle do personagem. O jogo usa e abusa do poder do PS5 para trazer diversão.
Graficamente, Marvel’s Spider-Man 2 é lindíssimo! Não apenas o mapa, tudo está aprimorado como as expressões dos personagens demonstrando seus sentimentos durante as cenas e os Spiders com seus uniformes que, após sofrerem ataques, ficam danificados, lembrando as partes finais dos filmes.
No jogo estão disponíveis vários uniformes inéditos e também famosos do cinema, como a clássica roupa de Andrew Garfield em o Espetacular Homem-Aranha e do Miles do Aranhaverso. Os uniformes ganharam novos recursos de customização nesta sequência, sendo possível, em alguns modelos, escolher 4 tipos de cores.
Jogabilidade simples e viciante
A jogabilidade dos aranhas é bem viciante, principalmente porque temos várias novidades no jogo, como planar para se deslocar em alta velocidade no mapa e novas técnicas para derrotar os adversários.
Temos também os tradicionais acessórios do Homem-Aranha como os lançadores de teias que prendem os adversários, tiro de lançamento que joga os inimigos no ar, agarrão com teia que faz os inimigos se chocarem, explosão sônica que deixa os inimigos atordoados e a teia de ricochete que ataca várias vezes os inimigos.
As habilidades especiais são individuais de cada aranha e podem ser usadas no combate quando a barra na lateral estiver cheia. Durante o jogo, encontramos novas habilidades que deixam o personagem cada vez mais poderoso, como a própria habilidade da simbiose que o Peter adquire e pode agarrar 4 inimigos ao mesmo tempo.
O que não falta no Marvel’s Spider-Man 2 são recursos para deixar o personagem mais poderoso. No menu de seleção ainda é possível aprimorar a saúde, dano, foco e travessia. Tudo necessitando de pontos de técnicas que são possíveis através das conclusões das missões ou ao encontrar colecionáveis na jornada.
Por fim, o mais importante e interessante são as árvores de habilidades que trazem novas habilidades conjuntas para os aranhas e também técnicas individuais para cada personagem. Elas são essenciais para avançar na história e não sofrer muito nos embates com os chefes.
Marvel’s Spider-Man 2 mostra que a Sony está no caminho certo
Marvel’s Spider-Man 2 mostra que a Insomniac Games é a empresa certa para fazer jogos de heróis. O game é uma evolução de tudo que foi apresentado no primeiro jogo em termos de gráficos, jogabilidade e história. Os vilões são bem aprofundados, Venom e Kraven mostram sua imponência e poder. Se você é fã de Homem-Aranha, então está diante do melhor jogo do cabeça de teia.