Pesquisar

Análise | Resident Evil 4

Resident Evil 4 Remake

Resident Evil 4 certamente é um jogo que fez parte da infância ou adolescência de muitos jogadores no Brasil. O jogo, que foi lançado originalmente no Game Cube e depois ganhou uma versão para o Playstation 2, foi um dos que ajudaram a mudar a indústria dos videogames, principalmente por trazer a câmera em segunda pessoa que fica presa no ombro, conhecida como Over The Shoulder. Depois, essa câmera passou a ser usada em outros jogos.

Resident Evil 4, na época, foi um risco que a Capcom correu após jogos do gênero de survival horror estarem saturando o mercado e não mais chamando a atenção dos jogadores. A equipe comandada por Shinji Mikami optou por correr o risco, mesmo que seu primeiro projeto não tenha sido aprovado pelo estúdio por ser mais um jogo de ação e menos de terror, o qual depois acabou sendo reaproveitado e virou Devil May Cry.

Resident Evil 4 Remake-2022
Análise | Resident Evil 4 12

A Capcom lançou Resident Evil 4 no mercado com receio de que o público não fosse gostar das mudanças feitas no jogo, mas o resultado acabou sendo o oposto e o jogo se tornou o favorito do público e o mais vendido da franquia. 18 anos depois de seu lançamento, temos o Resident Evil 4 Remake, ou como a própria Capcom gosta de falar, reimaginação. A Capcom arriscou ao trazer o remake do game mais importante da franquia e podemos dizer que o impossível aconteceu: conseguiram melhorar algo que já era incrível. Então, recarregue sua arma, guarde o spray e venha comigo nessa análise!

Resident Evil 4 Remake 001
Análise | Resident Evil 4 13

A Ameaça das Plagas e um Resgate Quase Impossível

Resident Evil 4 se passa seis anos após os acontecimentos de Racoon City, nos quais Leon, Claire e Sherry escaparam das armas biológicas e da bomba que destruiu a cidade. Leon chamou a atenção das autoridades e, para proteger seus amigos, acabou aceitando entrar em um programa ultrassecreto do governo. Ele passou por treinamentos pesados e missões de alto risco. O personagem, que no segundo jogo era apenas um novato, acabou se tornando um superagente habilidoso.

Leon é convocado pelo presidente dos Estados Unidos para resgatar sua filha Ashley, cujas últimas pistas levavam a uma vila no interior da Espanha. O presidente, então, manda o superagente investigar a área com ajuda de dois policiais. Ao chegarem à vila, são atacados pelos moradores, os dois policiais são mortos e o veículo destruído. Leon acredita que Ashley realmente está na vila e parte em busca de seu resgate. Aqui começa a nossa jornada!

Resident Evil 4 Remake 003
Análise | Resident Evil 4 14

Jogabilidade Aprimorada em Resident Evil 4!

Uma coisa que os jogadores do clássico perceberão ao começar o Resident Evil 4 Remake é que a jogabilidade foi aprimorada e trouxeram novos recursos. Leon agora possui a habilidade chamada parry em que o personagem consegue se proteger com o uso da faca, desviando o ataque do inimigo e deixando-o indefeso por alguns segundos. E quanto mais treinamos essa habilidade, mais danos podemos causar ao adversário, até mesmo desmembrando-o. A habilidade é notada através de uma barra de intensidade que ao se esgotar, a faca é quebrada e o inimigo consegue atacar com mais facilidade.

Outro recurso que jamais imaginaríamos em Resident Evil é o modo stealth. Esse modo permite que Leon avance pelos cenários sem chamar muita atenção das criaturas e também que ataque o inimigo com um golpe fatal, sendo muito útil em inimigos mais poderosos.

Resident Evil 4 Remake 009
Análise | Resident Evil 4 15

Outra novidade do remake veio de Resident Evil 2, em que o jogador pode colocar armas nos atalhos e basta usar o direcionador para trocar de equipamento sem a necessidade de abrir os inventários várias vezes. A jogabilidade é muito rápida e ajuda bastante contra os adversários.

Vale ressaltar que existem 3 níveis de dificuldade no jogo: o padrão, o intenso e o profissional. Quanto maior a dificuldade, menos itens de cura, mais inimigos e pontos de saves terá. Sendo muito recomendado começar no padrão até se adaptar a outros níveis. Resident Evil 4 ainda conta com dificuldade adaptativa nos três modos, o que significa que o jogo vai entender quando o jogador está sofrendo muito e diminuir a capacidade dos inimigos atacarem e aumentar itens de cura e munição que vão aparecer nos cenários. O mesmo acontece quando o jogador está indo muito bem, e os inimigos vão aumentar o dano causado e quase nenhum item no cenário.

Análise | Resident Evil 4 005
Análise | Resident Evil 4 16

Resident Evil 4 Remake traz extras deliciosos no PS5

Tivemos a oportunidade de jogar o game na versão do PS5 e a Capcom soube aproveitar alguns recursos extras que o console da Sony tem a oferecer e que os jogadores poderão desfrutar. Com o uso do Dualsense, é possível sentir a pressão dos tiros com os gatilhos adaptáveis e, caso um inimigo o segure, o botão fica mais pesado, trazendo a sensação de desespero ao usar a faca para se livrar do ataque. O Dualsense ainda traz alguns recursos extras, como a mudança do LED que varia de acordo com a barra de vida, indo do verde ao vermelho, e as transmissões pela rádio com Hunnigan, em que o som sai pelo alto-falante do controle.

O áudio do Pulse 3D traz mais imersão ao jogo e você se sente dentro do game, escutando os passos e falas que causam aflição. É sério! Você precisa jogar Resident Evil 4 Remake com headset. A qualidade sonora é impressionante e a Capcom conseguiu entregar um resultado que até os mais corajosos se assustarão.

Resident Evil 4 Remake 008
Análise | Resident Evil 4 17

A RE Engine entregou seu melhor trabalho com o remake

A Capcom, nos últimos anos, tem trazido seus jogos com o uso da RE Engine (Reach for the Moon Engine), que é uma engine própria da marca utilizada em jogos como Devil May Cry 5, Resident Evil 2 e Resident Evil Village e que trouxe resultados incríveis. A engine está mais aprimorada em RE4, trazendo expressões mais realistas nos personagens, nos inimigos e nos cenários. Nestes, sente-se toda a densidade da área com chuvas fortes, neblina, locais pouco iluminados e ambientes sujos. Tudo está muito bem trabalhado e não se sente o carregamento dos cenários por conta do SSD. Este é facilmente o Resident Evil mais bonito já feito!

O jogo ainda permite que o jogador escolha entre o modo desempenho, que prioriza 60 quadros por segundo ou qualidade gráfica. Veja qual deles você se adapta melhor e não deixe de conferir o menu, pois existem várias opções que vêm de fábrica desativadas e que melhoram a experiência final.

Resident Evil 4 Remake 006
Análise | Resident Evil 4 18

O que era bom ficou ainda melhor!

Resident Evil 4, como mencionado no início, foi um jogo muito importante que ajudou a inovar a indústria dos games. Muitos acreditavam que o jogo não precisava de um remake, mas depois de experimentar a nova versão, fica difícil jogar o clássico. A nova versão dá mais importância aos personagens na história, como o Luis, que agora tem um papel mais longo no jogo, Ashley mais participativa e outros personagens que ganharam mais destaque. A história está mais rica com informações que podem ser encontradas durante a jornada. Além disso, tudo está com legenda e dublagem em português do Brasil, mostrando o carinho da Capcom pelos jogadores brasileiros.

E não foi só a história que ganhou adição. O jogo possui novas armas e novos inimigos. Algumas armas podem ser encontradas durante a campanha e outras podem ser compradas com o Mercador. Um dos inimigos novos cuja adição foi excelente é um ganado com cabeça de boi, muito forte e que gira seu martelo, causando bastante dano.

Resident-Evil-4-novo-inimigo
Análise | Resident Evil 4 19

Outra novidade do remake é que o Mercador agora oferece missões extras que, ao serem concluídas, oferecem moedas de troca que disponibilizam itens bem interessantes, como uma arma nova e adições que aumentam o dano da arma e recurso extra para a maleta, permitindo aumentar a quantidade de itens que podem surgir nos cenários. As missões, na maioria das vezes, são bem simples, como eliminar três ratos, coletar todos os medalhões azuis ou pegar um peixe. Tente fazer as missões extras, que você será muito beneficiado.

O Mercador ainda aparece em vários momentos durante a jornada e, assim como acontece na versão original, é possível vender itens e fazer melhorias nos equipamentos. Os itens e joias encontrados, alguns podem ser combinados e aumentar o poder de venda. Fique ligado na tabela de combinação de joias para fazer mais dinheiro.

Resident Evil 4 Remake 004
Análise | Resident Evil 4 20

O fator replay é enorme

Resident Evil 4 é um game difícil de parar de jogar por conta do fator replay, que motiva cada vez mais a voltar para o jogo pelos conteúdos extras que são adquiridos ao concluir algumas tarefas. É possível comprar novos cosméticos, como skins, óculos, máscara, armas infinitas, trilha sonora e concept arts com os pontos adquiridos. São vários itens que podem ajudar em modos mais desafiadores.

Outro recurso que merece atenção é o modo foto, em que é possível parar a qualquer momento para tirar aquela foto incrível para mostrar aos amigos. O modo contém recursos como desfocar o fundo, escolher o formato e até remover a legenda para não atrapalhar a imagem. São vários extras que tornam difícil parar de jogar Resident Evil 4 Remake.

Resident Evil 4 Remake 011
Análise | Resident Evil 4 21

Resident Evil 4 Remake é uma carta de amor para os fãs da franquia 

Resident Evil 4 é um jogo que foi feito com muito carinho pela Capcom para os fãs. O game melhora tudo o que o jogo original apresentou: uma história mais rica, gráficos de última geração, dublagem em português e conteúdos extras para nenhum fã botar defeito.

O remake de Resident Evil 4 é facilmente o melhor remake já produzido e um dos melhores jogos de 2023. Não duvide que ele possa concorrer ao jogo do ano e pode ser até o grande campeão. A Capcom entregou uma obra de arte para ninguém colocar defeito.

Esta Análise foi feita com uma cópia de Resident Evil 4 cedida gentilmente pela Capcom Brasil
Esta Análise foi feita com uma cópia de Resident Evil 4 cedida gentilmente pela Capcom Brasil

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: