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Review | Shin Megami Tensei V: Vengeance

Shin Megami Tensei V: Vengeance era sem dúvidas um dos meus jogos mais aguardados do ano, já que o título prometia iniciar uma nova etapa da franquia Megami Tensei como um todo. Após o sucesso de Persona 5, franquia spin-off de Shin Megami Tensei, a Sega e a Atlus resolveram apostar em trazer a franquia principal para um novo público, não apenas adicionando um novo capítulo de história como praticamente fazendo um jogo do 0 para a versão Vengeance.

Após anos de exclusividade com a Nintendo, Shin Megami Tensei V: Vengeance está de volta, com versões para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC. Mas será que a espera valeu a pena? Descubra agora na nossa análise completa de Shin Megami Tensei V: Vengeance.

Análise completa de Shin Megami Tensei V: Vengeance

Uma história de criação e vingança

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A história de Shin Megami Tensei V: Vengeance pode ser dividida em duas frentes principais, a história original de Shin Megami Tensei V, agora chamada de Cânone da Criação, ou a nova rota de história, chamada de Cânone da Vingança. O jogador tem a completa liberdade de escolher qual história jogar ao iniciar um novo jogo, já que ambas mudam significativamente o enredo e até mesmo alguns aspectos da gameplay.

Boa parte do conteúdo novo está atrelado ao Cânone da Vingança, então ele será o foco dessa análise.

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Seguindo a tradição da franquia, Shin Megami Tensei V: Vengeance aborda o conflito entre demônios e anjos, com a humanidade sofrendo as consequências da destruição. O jogador controla Nahobino, um humano que durante um ataque de demônios em Tóquio, se funde com um demônio para sobreviver, ganhando seus poderes e habilidades, dando vida a entidade conhecida como Nahobino.

Após uma breve introdução, nos é apresentado Da’at, uma versão pós-apocalíptica de Tóquio completamente tomada por anjos e demônios, transformando a metrópole no submundo. Para sobreviver nesse mundo hostil, o jogador deve forjar laços e alianças com as criaturas que habitam o lugar, além de claro, outros humanos sobreviventes, como Yoko Hirumine, Tao Isonokame e Ichiro Dazai.

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Com um cast de personagens carismático e até que bem variado, a história aborda temas recorrentes de nossa sociedade, sem medo de tocar na ferida de alguns tabus, como bullying, inveja, ódio, e principalmente religião. Embora alguns personagens sejam mais bem desenvolvidos do que outros, o núcleo principal faz bem o seu papel de expressar sua visão de mundo ideal, colocando ainda mais perguntas na cabeça do jogador, fazendo-o questionar a todo o tempo qual seria o melhor caminho a seguir. Embora Shin Megami Tensei não tenha o mesmo nível de desenvolvimento de personagens que Persona por não ter um sistema de social link, é impossível não se apegar e criar empatia pelo cast principal, tornando a jornada ainda mais emocional a cada nova surpresa que o roteiro reserva.

Como Nahobino, o jogador precisa tomar difíceis decisões que podem impactar o destino da humanidade, seja se aliando com os anjos e sua ordem absoluta, simpatizando com a liberdade irrestrita e o caos desejado pelos demônios, ou libertando completamente a humanidade de amarras divinas e demoníacas.

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A história do Cânone da Vingança nos apresenta 4 novas entidades a trama de Shin Megami Tensei V, chamadas de Qadištu, trazendo história e eventos completamente novos para jogadores que já jogaram a história original de Shin Megami Tensei V. Graças a presença delas, a narrativa do Cânone da Vingança tem mudanças significativas do começo ao fim, alterando a trama original e criando uma narrativa completamente nova. É possível dizer que o Cânone da Vingança se trata de um jogo completamente novo, dada as alterações no roteiro, tornando Shin Megami Tensei V: Vengeance praticamente uma compilação de 2 histórias únicas.

Apesar de ter um pouco de gordura, especialmente na metade do jogo, a história prende o jogador do início ao fim, trazendo reviravoltas e revelações que podem mudar seu entendimento do universo de Shin Megami Tensei V, tornando ainda mais difícil tomar uma decisão simples como ajudar um demônio em uma missão secundária. Contendo finais completamente novos, o Cânone da Vingança consegue se tornar uma experiência única, instigando o jogador a experimentar o Cânone da Criação ou vice-versa, possibilitando um fator replay enorme caso o jogador queira fazer todos os finais de ambas as histórias.

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Não é novidade alguma que a franquia MegaTen tem como sua essência mostrar diversas figuras divinas das mais variadas crenças e religiões, coexistindo em um mesmo universo, promovendo questionamentos filosóficos a respeito do papel da religião na sociedade e sua importância para a humanidade como um todo. A história traz diversas figuras religiosas e mitológicas representando seus próprios ideais de mundo e ambições, respeitando seu significado e tratando tudo de maneira extremamente cuidadosa e não-ofensiva para praticantes e seguidores de algumas figuras religiosas que possam ser representadas.

Sistema de combate

Como já é de conhecimento público, Shin Megami Tensei é uma franquia que se manteve em combates por turnos. Apesar disso, os combates são extremamente dinâmicos, seja pela velocidade e animações extremamente bem feitas, quanto pela variedade de inimigos e criaturas.

Cada criatura tem ataques, fraquezas, níveis, status e características únicas, dando um leque quase infinito de possibilidades a respeito de combinações de equipe para que o jogador teste como quiser, até encontrar a equipe perfeita para passar uma dungeon ou um chefe que está dando dor de cabeça.

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Saber a fraqueza e elemento predominante de cada criatura é essencial para se vencer um combate, já que atacar a fraqueza do inimigo concede um turno bônus para o jogador, podendo se estender até 4 ações extras. O contrário vale caso o jogador ataque o elemento forte do inimigo, custando até 3 ações, ou em alguns casos, encerrando imediatamente o turno. As regras valem tanto para o jogador quanto para a IA, trazendo uma profundidade para o combate, estimulando o jogador a usar a criatividade para abordar diferentes criaturas e chefes.

Alguns chefes, especialmente os exclusivos do Cânone da Vingança e os superchefes vão exigir que o jogador pense um pouco fora da casinha para derrotá-los, já que apenas atacar sua fraqueza (quando eles possuem uma) não é garantia de vitória. Batalhas contra chefes especiais podem durar cerca de 10 minutos, além de muitas vezes exigir que o jogador reconstrua seu time do 0 e quebre a cabeça para pensar em uma estratégia eficiente, tornando cada um desses desafios únicos e recompensando com um alto grau de satisfação após a vitória.

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O sistema Magatsuhi de Shin Megami Tensei V também traz uma nova camada de complexidade aos combates, dando acesso habilidades únicas que podem ser ativadas ao encher a barra de Magatsuhi. Habilidades de Magatsuhi variam entre habilidades focadas em dano, buffs e curas, exigindo que o jogador tome decisões estratégicas sobre como e quando usar tais habilidades.

Novas habilidades de Magatsuhi são desbloqueadas com talismãs, que geralmente são recompensas de missões secundárias ou certos eventos da história.

A ativação de novas habilidades de Magatsuhi exigem diferentes requisitos, como por exemplo uma certa combinação de arquétipos de demônios no grupo, se tornando mais um elemento que o jogador deve levar em conta ao montar seu time. Inimigos também tem acesso ao sistema de Magatsuhi, tornando os combates dinâmicos e imprevisíveis.

Mapas e Exploração

Dividido em vários mapas diferentes, Shin Megami Tensei V: Vengeance traz diferentes áreas que passam por regiões famosas de Tóquio como Shinjuku e Kabukicho, e são essencialmente grandes dungeons, abrigando missões secundárias e demônios para todos os lados.

As missões secundárias espalhadas pelos mapas ajudam a contextualizar o que está acontecendo no mundo de Shin Megami Tensei V, além de expandir a personalidade individual das criaturas. Apesar de poderem se tornar repetitivas com o tempo, a história e as informações extras que tais missões proporcionam estimulam o jogador a querer completar todas, além de claro, recompensar o jogador com talismãs, que desbloqueia novas habilidades ligadas ao sistema de Magatsuhi, além de outros itens preciosos.

Missões secundárias também podem afetar o seu final através do sistema de alinhamento, já característico de Shin Megami Tensei, e que está de volta em Vengeance. Não entraremos em detalhes sobre o sistema para não estragar nenhuma surpresa, mas saiba que todas as missões secundárias e respostas dadas na campanha principal podem e vão afetar o seu final.

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Algumas missões fazem parte de uma corrente de missões que podem resultar em uma batalha de chefe opcional, outras podem ser repetidas diversas vezes recompensando o jogador com itens úteis e raros como poções de MP e gemas.

Além dos diferentes demônios e missões secundárias espalhadas pelos mapas, Shin Megami Tensei V: Vengeance estimula que o jogador explore os mapas a procura de esfera de tesouros, além de itens ocultos, que podem ser descobertos apenas por demônios que o acompanham na jornada. Tais achados podem variar de itens comuns como poções de cura, itens para cobrir fraquezas, tesouros exclusivos para venda e até mesmo portais que levam o jogador para outra área antes inacessível.

Chefes especiais também estão escondidos nos mapas, além de portais conhecidos como Abscessos. Esses portais consistem de uma batalha contra chefe, que ao ser vencida, desbloqueia o acesso a habilidades passivas conhecidas como Milagres, que podem ser compradas com Glória no Mundo das Sombras.

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Também é possível encontrar algumas criaturinhas conhecidas como Miman escondidas por todo o mapa, que recompensam o jogador com Glória. Detalharemos o sistema de Milagres e Glória na seção de sistema de fusão e habilidades, não se preocupe.

Além de Glória, o jogador pode ganhar diversos itens no Recanto do Cadáver ao encontrar as criaturas, baseado na quantidade de criaturas encontradas. Também é possível comprar poções e demais itens extremamente uteis no Recanto do Cadáver, usando a tradicional moeda da franquia chamada Macca.

Sistema de fusão e habilidades

Divididos em diferentes arquétipos e alinhamentos, o jogador tem a disposição cerca de 240 demônios, que podem ser obtidos de diversas maneiras. Monstros mais comuns podem ser encontrados no mundo aberto e recrutados a qualquer momento durante combate, claro, após serem convencidos a se juntar a sua causa.

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Shin Megami Tensei é conhecido por seu sistema único de recrutamento, fazendo com que o jogador barganhe com as criaturas. Ao iniciar um diálogo com um demônio, a criatura pode fazer uma série de exigências, seja dinheiro, vida, mana, ou até mesmo propor um quiz ao estilo ‘’Quem é esse Pokémon?’’ antes de se juntar ao time.

Demônios mais poderosos podem ser obtidos apenas pelo sistema de fusão, que consiste em.. bem, fundir demônios. O sistema é bem simples: junte 2 ou mais criaturas para formar uma mais poderosa. Fácil de entender, não? Porém, como tudo em Shin Megami Tensei, existe uma camada de complexidade nas fusões.

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Ao fundir demônios, é possível que a nova criatura herde habilidades dos demônios que foram usados em sua fusão, tornando as possibilidades de builds quase infinitas. É possível por exemplo, fundir um Jack Frost que seja resistente a fogo, o fazendo herdar uma habilidade passiva de resistência a fogo.

Todas as criaturas do jogo, até mesmo chefes, podem ser criados através de fusões. Chefes e criaturas mais poderosas podem ser criados apenas por Fusões Especiais, que exigem que o jogador tenha demônios específicos registrados em sua Enciclopédia para que possam ser fundidos. Embora o jogo não revele quais demônios são necessários para desbloquear as fusões especiais logo de cara, tudo é bem intuitivo, tornando o sistema um divertido quebra-cabeças.

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Também é possível atribuir novas habilidades através do sistema de essências, que permite que tanto os demônios quanto Nahobino tenham acesso a habilidades chave de criaturas. Todas as criaturas disponíveis no jogo, até mesmo chefes, tem suas habilidades disponíveis através de essências, que podem ser conseguidas de várias maneiras.

As essências são parte fundamental do sistema de habilidades elementais, já que é através delas que é possível alterar as fraquezas e resistências de Nahobino, herdando as características elementais do demônio escolhido de acordo com sua necessidade. Também é possível dar novas resistências para demônios por habilidades passivas através do sistema de essências.

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Essências podem ser adquiridas em missões secundárias, tesouros espalhados pelos mapas, derrotando demônios no mundo aberto e até mesmo compradas no Recanto do Cadáver por macca. Essências de demônios mais poderosos, no entanto, requerem que o jogador crie um laço de amizade com seus demônios através do Antro de Demônios, um espaço no qual você pode interagir com as criaturas recrutadas e até mesmo tirar screenshots com elas através da função de câmera livre. Cada demônio tem um nível oculto de amizade com o jogador, que aumenta conforme o jogador enfrenta batalhas com o demônio em seu time principal ou na caixa de armazenamento.

Também é possível presentear os demônios com caixa de presentes, que dão um aumento de amizade instantâneo. Alguns demônios podem ter missões secundárias desbloqueadas exclusivamente através do Antro, então não esqueça de fazer uma visitinha e presentear suas criaturas rotineiramente.

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Além das habilidades obtidas através de fusões e essências, Shin Megami Tensei V; Vengeance traz o sistema de Milagres, que possibilita o desbloqueio de habilidades passivas para Nahobino. Para desbloquear essas habilidades, é necessário que o jogador destrua Abscessos e tenham Glória o suficiente para ativa-las. É possível conseguir Glória explorando os mapas, seja encontrando criaturas conhecidas com Miman, depósitos de Glória ou até mesmo dropando itens que ao usados, concedem uma certa quantidade de Glória ao jogador.

Através dos Milagres, é possível desbloquear mais espaço de armazenamento de demônios, mais espaço para habilidades de demônios e Nahobino, além de aumento de dano, redução de custo para invocar monstros e outras melhorias para o Magatsuhi.

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Também é possível customizar os status do Nahobino, já que ao subir de nível, o jogador recebe 1 ponto de status para ser distribuído. O jogador tem total controle sobre sua build, possibilitando que Nahobino seja um tank caso tenha muitos pontos em vitalidade, ou passe por cima dos inimigos na força bruta com muitos pontos em força ou magia.

Trilha Sonora e design de som

Com composição de Ryota Kozuka, a trilha sonora de Shin Megami Tensei V; Vengeance foi completamente refeita para o relançamento, e é um show a parte. Com batidas que vão desde música épica com coros angelicais até sons inspirados por heavy metal e outros gêneros mais ‘’paulera’’ do rock, em especial, as trilhas de batalhas dos chefes da história e super-chefes são extremamente empolgantes, tornando as batalhas ainda mais emocionantes e únicas.

Cada mapa e dungeon possui uma trilha sonora única, ajudando na imersão e ditando o clima que a área tenta passar para o jogador, se misturando muito bem com o som ambiente emitido pelos monstros e demais efeitos sonoros.

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O design de som de maneira geral cumpre extremamente bem o seu papel, transmitindo a sensação de hostilidade do mundo do jogo. É possível ouvir sons estranhos de demônios ecoando por todos os cantos, tornando a imersão e exploração em Da’at muito mais interessante.

Demônios também emitem sons únicos, sendo possível reconhecer cada um através de seus sons no mapa com o passar do tempo, tornando os mapas únicos em todos os aspectos. Os efeitos sonoros de habilidades ajudam nessa imersão, principalmente nas habilidades características de chefes e monstros mais famosos, tornando Shin Megami Tensei V: Vengeance uma obra-prima no quesito sonoro.

Localização

É impossível não ter um tópico exclusivo para a localização, já que Vengeance é o primeiro jogo da franquia principal de Shin Megami Tensei a ser completamente localizado para português brasileiro. É nítida a evolução do time de localização da Atlus, que vem localizando jogos para português desde Yakuza: Like a Dragon.

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O fato do jogo estar em português expande o público alvo da franquia, tornando o entendimento da história e de seus sistemas mais complexos extremamente acessíveis para os brasileiros, sendo um ponto extremamente positivo.

É possível dizer que a localização de Shin Megami Tensei V: Vengeance é a melhor feita pela SEGA até agora, adaptando muito bem termos e bordões clássicos da franquia, fazendo até mesmo trocadilhos muito bons com Jack Frost, tornando a localização do título Mara-hi-ho-sa!

Aspectos técnicos e dificuldade

Em suas versões de PlayStation 5 e Xbox Series, Vengeance mantém a taxa de frames travada a 60 fps e resolução 4K, se mantendo estável na maioria absoluta do tempo. As poucas vezes que senti alguma queda de FPS, foram durantes algumas cutscenes, em especial nas que usam e abusam de partículas e muitos efeitos na tela ao mesmo tempo, mas nada que atrapalhe a experiência.

Os modelos dos demônios são extremamente bem detalhados, tornando o visual de maneira geral bastante agradável, embora algumas texturas e paredes invisíveis dos mapas possam incomodar um pouco.

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A dificuldade também pode ser customizada, permitindo que o jogador alterne entre a dificuldade normal e casual a qualquer momento, tornando a experiência agradável tanto para jogadores hardcore quanto para jogadores que só querem aproveitar a história sem precisar se preocupar muito com grind. Shin Megami Tensei V: Vengeance levou as críticas a respeito da baixa dificuldade do lançamento original de Shin Megami Tensei V no Nintendo Switch muito a sério, colocando novos chefes extremamente desafiadores que VÃO te fazer perder um bom tempo grindando na dificuldade normal e difícil, o que pode ser um ponto positivo para alguns jogadores e nem tanto para outros.

De maneira geral, tudo flui muito bem, tornando a experiência agradável para diferentes públicos.

Um Shin Megami Tensei para todos

Com tudo isso em mente, é perfeitamente possível dizer que Shin Megami Tensei V; Vengeance é uma celebração de toda a franquia Shin Megami Tensei, sendo um título obrigatório para fãs de longa data, jogadores que só jogaram Persona, ou até mesmo servindo como uma excelente porta de entrada para jogadores que nunca tiveram contato com a franquia ou seus spin-offs.

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Essa análise foi escrita através de uma cópia de Shin Megami Tensei V: Vengeance para a versão de PlayStation 5, gentilmente cedida pela Atlus.

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