Pesquisar

Análise | Street Fighter 6

Street Fighter 6

Street Fighter 6 é o novo rei dos jogos de lutas!

Street Fighter, Mortal Kombat e Tekken são jogos que ao longo das gerações de consoles e de pessoas, foram marcando épocas e infâncias de inúmeros jogadores da comunidade gamer conforme o tempo ia passando.

Pois bem, com o avanço da tecnologia e do desenvolvimento dos games, alguns jogos de luta se destacaram e outros foram seguindo apenas a mesma fórmula de anos e anos sem trazer nenhuma evolução de jogabilidade, e aqui faço uma ressalva para o Mortal Kombat Armagedon que foi pioneiro no caminho que Street Fighter 6 seguiu, pois, além de ser um game competitivo do gênero de luta, o novo game da Capcom chegou com uma grande aposta de marcar mais uma época de consoles, principalmente com a introdução do novo modo de jogo chamado de World Tour.

Nesse sentido, como falado em outras matérias do Street Fighter 6, a Capcom foi extremamente sábia ao inovar em sua fórmula de desenvolver o clássico de luta e trazer novos modos de luta para aqueles jogadores que não são tão aficionados pelo gênero.

Desse modo, considerando que o game é extremamente bem desenvolvido, polido e estável, serão dividos em tópicos a análise de cada elemento do game.

World Tour – A grande inovação da Capcom!

Street Fighter 6
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Diferente dos demais jogos de luta que possuem modo história, o World Tour é a experiência singleplayer de Street Fighter 6 com mecânicas de RPG e uma história abrangente. Nele, o jogador será livre para explorar o mundo e encontrar lutadores lendários e outros personagens do universo Street Fighter à medida que avança na história. Outro ponto que chama bastante atenção, é que esse modo proporciona uma gameplay mais semelhante a um jogo de mundo aberto, seguindo os moldes da popular série Yakuza, desenvolvida pela Sega, onde os jogadores são livres para explorar as cidades e os países, repletos de atividades e desafios.

Uma das características marcantes do World Tour é a possibilidade de aumentar o nível das estatísticas do lutador do jogador, seja em termos da árvore de habilidades, bem como em termos de pontos de força, vida, dano e outros.

Ou seja, isso significa que conforme o jogador avança no game, é possível fortalecer o personagem principal, tornando-o mais ágil, resistente e poderoso como dito anteriormente. Além disso, o jogo permite que os jogadores personalizem o visual de seus lutadores, escolhendo diversos estilos de roupas, variando de comum até os lendários (roupas dos personagens icônicos da franquia).

Além das missões principais, uma das formas de progredir na história do World Tour é através das missões secundárias. Essas missões, além de adicionarem variedade à jogabilidade, também funcionam como tutoriais interativos para lutadores novatos, onde os npcs desafiam . Dessa forma, os jogadores podem aprimorar suas habilidades enquanto avançam na trama principal.

As cenas cinematográficas são um grande atrativo ao game, são bem elaboradas, polidas e são extravagantes, onde chamam bastante atenção do jogador. Além das cutscenes, a forma de progressão do jogo, onde há diversas missões dos mais variados tipos, sejam derrotar um capanga de gangue ou derrotar um droid ou até mesmo seu próprio mestre, faz com o que o jogador queira evoluir ainda mais, e como o próprio Street Fighter nesse modo prega aos jogadores: “Se Procura Força, Cai Pra Rua!”.

WhatsApp Image 2023 06 17 at 08.35.09 1
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Por fim, outros três pontos que devo expor para vocês, são: Procure acumular dinheiro para comprar itens de cura e outros para reduzir o dano sofrido, compre roupas que proporcionem melhores status e saia desafiando todo mundo que ver pela frente.

Para acumular dinheiro, o jogador deve fazer todo tipo de missão ou derrotar inimigos ao longo do mundo, pois, alguns podem dar pouca ou grande quantia de moedas e caso você acumule bastante, poderá comprar roupas e itens melhores e com isso, se comprar os itens de maior status, seu personagem ficará forte o bastante para derrotar aquele inimigo que parecia impossível.

Street Fighter 6
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Outro ponto que ajuda nas batalhas contra IA, são os itens consumíveis, como recuperação de vida, redução de dano recebido, aumento de dano causado e outros, isso é um grande trunfo contra inimigos de nivel alto ou em torneios de luta, em que os competidores são de certo modo apelões.

Por fim, como venho dizendo, não se segure e saia desafiando qualquer pessoa que ver na frente, pois, quando você está em nivel baixo, qualquer migalha ajuda a subir, mas, quando o jogador já está em nivel alto por volta dos 40-60, esses inimigos de nivel baixo (1-20) que atacam o personagem, acaba tornando Street Fighter, modo World Tour um pouco cansativo, pois, por mais que você ative uma habilidade que inimigos de nivel baixo não te ataquem, isso não impede que eles ataquem, essa habilidade apenas reduz uma probabilidade dessa ação.

Em suma, Street Fighter 6 estreou de forma memorável e louvável, pois, trazer World Tour e Battle Hub foi uma grande sacada, agradando a gregos e troianos, pois, de um lado temos um público aficionado por jogos de luta e do outro, jogadores que não são tão adeptos da categoria, mas, com esse modo, Street Fighter 6 consegue unir uma grande gama de jogadores da comunidade gamer do mais variado gosto.

Street Fighter 6 – World Tour – Aprenda com o Mestre

Outro aspecto interessante do modo world tour, é a oportunidade de aprender estilos de luta com o elenco clássico da série.

Conforme o jogador progride no “modo carreira” digamos assim, o game vai liberando áreas e países para serem visitados. Cada local possui a característica do mestre que será visitado, por exemplo: Ao viajar para o Brasil, o jogador se tornará aprendiz do lendário Blanka, ou ao viajar para o Monastério no Japão, o jogador se tornará aprendiz do personagem mais lendário e icônico de toda a franquia, Ryu.

Street Fighter 6
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

E com isso, ao iniciar o diálogo com o personagem, será apresentada uma cutscene de introdução do personagem para aqueles que não os conhecem. Essa sacada da Capcom foi bastante sagaz, pois, deu um ar de nostalgia e empolgação ao ver os personagens antigos serem apresentados de uma forma tão carinhosa e lendária.

Street Fighter 6
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Cada mestre possui um nivel de afinidade, digamos assim, com o personagem e conforme o jogador vai entregando itens para o mestre, seja itens de presentes ou fazer missões ou até mesmo derrotar inimigos usando o estilo de luta do mestre em questão, esse nivel será aumentado e conforme o jogador desenvolve essa questão, o mestre ensinará golpes icônicos, como por exemplo: Hadouken e Shoryuken do Ryu e outros golpes lendários do outros mestres da franquia que se destacaram.

Por fim, esses conjuntos de movimentos podem ser customizados, permitindo que os jogadores criem um avatar único e personalizado.

Gráficos

Como não há uma forma de capturar e trazer para essa análise, resolvi trazer um vídeo que um youtuber fez, comparando as versões de Street Fighter 6 e mostrando como o jogo é rodado nos consoles.

Mas, uma coisa que deve ser dito, é que Street Fighter 6 é um belíssimo jogo, as texturas das roupas, os efeitos especiais dos golpes, os gráficos em geral estão muito bem desenvolvidos e polidos, é notório que os desenvolvedores fizeram esse jogo com carinho.

Qualquer um pode jogar!

Street Fighter em si é bastante conhecido por suas sequencias extremamente complexas e quase impossíveis de fazer sem colocar a blusa encima do controle e tentar de tudo para aquele especial sair.

Pois bem, esses dias de sufoco, para alegria de uns e tristeza de outros de certo modo acabaram, pois, agora qualquer pessoa, seja criança ou idoso poderá com facilidade realizar os golpes especiais apertando apenas 2 botões invés de realizar toda aquela sequência monstra.

Isso significa, que além do tradicional Classic Control Type, que os veteranos estão acostumados a usar com seu layout de seis botões, agora também está disponível o Modern Control Type.

Com essa opção, os jogadores podem executar um movimento especial combinando o botão “Special Move” com uma entrada direcional, tornando as entradas de comandos mais simples e acessíveis. Essa funcionalidade é especialmente benéfica para jogadores novos ou aqueles que encontraram dificuldades com as entradas de comandos clássicas no passado.

Street Fighter 6
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Ao optar pelo Modern Control Type, os jogadores poderão realizar ataques mais chamativos e poderosos com apenas alguns pressionamentos de botão. Isso torna a experiência de jogo mais acessível, permitindo que os jogadores desfrutem das habilidades impressionantes de seus personagens sem a necessidade de dominar movimentos complexos.

É importante ressaltar que o Modern Control Type é opcional, e os jogadores que preferirem a abordagem clássica ainda poderão usar o Classic Control Type. No entanto, para os novos jogadores ou aqueles que desejam uma experiência de jogo mais simplificada, é altamente recomendável experimentar o tipo de controle moderno.

Com essa opção adicional, o Street Fighter 6 busca atrair uma base de jogadores mais ampla, oferecendo uma jogabilidade acessível tanto para os veteranos quanto para os recém-chegados à série, com isso, Street Fighter 6 se torna um excelente game extremamente acessível para qualquer pessoa de qualquer idade, seja veterano do gênero de luta ou iniciante, qualquer um poderá se divertir da forma que preferir.

Desafie outros jogadores! Battle Hub de Street Fighter

Street Fighter 6
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

O modo Battle Hub é um grande modo online que se relaciona intimamente com o World Tour, onde os jogadores levarão seus avatares únicos para o modo online e lá poderão desafiar outros jogadores e assim cair na porrada com todos que estiverem disponíveis no saguão da área social.

Nessa área, além desse modo, os jogadores podem interagir nos fliperamas e lutar com os personagens clássicos, comprar itens de melhorias ou conferir os eventos mundiais que estão tendo. A diversão e raiva no Battle Hub é garantida!

Microtransações

O calcanhar de Aquiles desse lendário jogo, são as microtransações, onde os jogadores com dinheiro real, podem comprar moedas tokkens de jogadores para desbloquear roupas clássicas (skins) ou comprar itens de melhorias para o avatar.

Essas roupas que podem ser adquiridas para o avatar, deixa um pouco Pay to win, pois, se você não tem paciencia para upar e vai direto comprar as roupas, seu avatar já sai na frente de alguns e isso pode mudar o rumo da batalha contra outro jogador, mas, esse mesmo jogador que não upou e comprou essas roupas, decidir desafiar um jogador de nivel 40,50 ou até mesmo 70, certamente levará uma grande surra, pois, em Street Fighter 6 não importa se você tem dinheiro, importa é sua progressão e habilidade nos combates.

Modo clássico

Fighting Ground é o hub que abriga todos os modos de jogo tradicionais da série Street Fighter, além dos novos modos, como o World Tour. Se você já jogou qualquer jogo da franquia Street Fighter antes, provavelmente encontrará todos os seus modos favoritos aqui.

No modo Versus, você tem a opção de jogar contra outro jogador humano ou enfrentar a CPU. Este modo busca recriar a experiência clássica dos fliperamas, sendo perfeito para reunir amigos em uma sala e competir para descobrir quem possui mais habilidade. É uma ótima escolha para recriar aquela sensação nostálgica de desafios cara a cara.

Na modalidade Batalha Online – Partida Classificada, você participa de partidas contra outros jogadores online e luta por League Points (Pontos de Liga) – um indicador geral do seu nível de habilidade. Esses pontos sobem ou descem com base nas suas vitórias e derrotas, proporcionando uma sensação competitiva e a oportunidade de medir seu progresso. É importante destacar que, no Street Fighter 6, os League Points são ganhos por personagem, o que significa que suas habilidades com cada lutador individual são valorizadas e aprimoradas separadamente.

Se você deseja lutar contra jogadores de todo o mundo em um modo online, mas não quer lidar com a pressão de ganhar e perder pontos de classificação a cada partida, então o modo Casual Match é perfeito para você. Ele funciona de forma similar ao modo Ranqueado, com a diferença de que não há envolvimento dos Pontos da Liga no processo de matchmaking. Isso permite que você se divirta, experimente diferentes estratégias e aprimore suas habilidades sem a pressão competitiva associada aos pontos de classificação.

Independentemente de você preferir lutas casuais ou competições online classificadas, o Street Fighter 6 oferece uma ampla gama de opções de jogo para atender a todos os gostos e estilos de jogadores. A diversidade de modos garante que você encontrará a experiência de jogo perfeita para desafiar seus amigos, aprimorar suas habilidades e se divertir em batalhas eletrizantes.

Vida longa ao Street Fighter 6

WhatsApp Image 2023 06 17 at 08.35.09
Captura – Leonardo Cardoso – PS5

Fazia muitos anos que não jogava um jogo de luta tão completo, acessível, divertido e estressante ao mesmo. Street Fighter 6 é um jogo que traz aos jogadores seus melhores pontos fortes para que todos possam desfrutar do game da melhor forma possível.

Como dito na análise, seja para aqueles que nunca jogaram algum game de luta e resolvem ir para o World Tour e lá se adaptam ao game de luta, ou seja para os veteranos do gênero, Street Fighter 6 é uma excelente pedida para qualquer pessoa se divertir.

O game infelizmente chegou com preços absurdos no Brasil, mas, isso não tira a excelência dessa obra de arte do mundo gamer. Certamente quando o game chegar em promoção, a frequência de jogadores aumentará e muito. E considerando o carinho dos desenvolvedores e da comunidade gamer pela franquia, eu desejo Vida Longa ao Street Fighter 6, pois, com seu lançamento, o jogo se torno o atual rei do gênero de luta.

nota
Análise | Street Fighter 6 10

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: