Em março desse ano tivemos a notícia de que a Bungie teria trocado o diretor de Marathon, um shooter de extração previsto para o ano que vem. Os motivos da troca de direção não foram esclarecidos na época, mas agora Jason Schreier, da Bloomberg, trouxe mais detalhes sobre o que motivou a demissão de Chris Barrett, que estava na Bungie desde 1999.
Barrett trabalhou em jogos da franquia Halo e Destiny, eventualmente chegando ao cargo de diretor de arte do shooter online. Então, assumiu a direção do próximo grande lançamento da empresa, Marathon, anunciado em março de 2023. Um ano após o anúncio do título, Chris Barrett saiu do estúdio repentinamente.
Jason Schreier revelou que o motivo desse desligamento repentino foi uma investigação interna da empresa, por conta das reclamações de oito funcionárias, apenas nesse ano, sobre comportamento inadequado de Barrett. Ele abordava mulheres de cargos mais baixos, destacava o quão atraente elas eram e as convidava para jogar verdade ou desafio. Ele também fazia questão de falar sobre a sua fortuna, e como poderia ajudá-las a subir na carreira.
- Marathon supostamente não estaria indo bem
- Bungie ajudou a Naughty Dog em tomada de decisão para desistir de The Last of Us Factions
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Barrett comenta sua demissão da Bungie
Em uma declaração à Bloomberg, o ex-diretor de Marathon afirmou: “Eu sinto que sempre agi com integridade e fui respeitoso e solidário com meus colegas, muitos dos quais considero meus amigos mais próximos. Nunca achei que meu jeito de me comunicar fosse indesejado e jamais imaginei que isso pudesse ter deixado alguém desconfortável. Se alguém alguma vez se sentiu assim em relação a uma interação comigo, peço sinceras desculpas.“
A Sony, proprietária da Bungie, não quis comentar sobre o caso de Chris Barrett em específico, mas declarou que leva todas as reclamações sobre comportamento muito a sério, e que a prática da empresa é investigar cada reclamação, e agir de acordo com o que é descoberto nas investigações.
A Bloomberg teve acesso a algumas das mensagens enviadas pelo ex-diretor para as funcionárias, confirmando o teor de flerte contido nas mensagens, e que claramente ultrapassava os limites de uma conversa entre patrão e funcionário. O conteúdo não foi mostrado de forma explícita para não expor as funcionárias que fizeram as denúncias.
A Bungie não forneceu muitas novidades sobre Marathon desde o seu anúncio, e o jogo foi adiado internamente para o ano que vem, segundo rumores. O título também parece ter problemas além da troca de direção, com outros rumores apontando que o desenvolvimento não está prosseguindo como deveria.