Poucas pessoas compraram e jogaram Concord em seu lançamento, mas mesmo assim, o jogo dispensa apresentações. Muito se debate sobre o tamanho do prejuízo causado pelo o que talvez seja o maior fracasso de um jogo da história da PlayStation Studios, que vendeu menos de 25 mil unidades durante as duas semanas em que ficou disponível.
Em meio a essas discussões, surgiu um rumor de que o orçamento do jogo foi exorbitante, chegando a ter custado 400 milhões de dólares para ser produzido. Para efeitos de comparação, Horizon Forbidden West teve o orçamento de 200 milhões de dólares. Muitos acreditam que esse valor tenha sido exagerado, mas Mark Darrah, ex-produtor da BioWare que trabalha na indústria desde os tempos do primeiro Baldur’s Gate, acredita que esse orçamento seja realista.
- Orçamento de Concord pode ter sido de US$ 400 milhões para PlayStation
- Concord não custou US$ 400 milhões, afirmam outros jornalistas
- Concord perde diretor e funcionários desconfiam que estúdio pode ser fechado
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Darrah postou um vídeo totalmente dedicado ao orçamento de Concord
Em seu canal no YouTube, Mark Darrah publicou um vídeo de 17 minutos sobre essa discussão, mostrando alguns cálculos matemáticos em relação a salários de funcionários pagos durante todo o tempo de produção do jogo. Ele ainda destacou que a localização da Firewalk Studios é em uma das cidades mais caras dos Estados Unidos, o que aumenta ainda mais os valores dos custos mensais.
Baseando os cálculos de que o orçamento do jogo tenha sido de 126 milhões de dólares até a sua versão alpha, em abril de 2023, e que mais 146 milhões foram gastos desse período até o lançamento. Ele também adicionou o valor da compra da Firewalk Studios pela Sony, de 100 milhões de dólares. Com alguns outros valore adicionais, a soma disso tudo realmente daria mais de 400 milhões de dólares de orçamento.
Os gastos altos do período entre versão alpha e lançamento seriam por conta da imensa quantidade de funcionários que trabalharam para finalizar o projeto. Darrah calculou que uma quantidade de 650 pessoas já faria Concord chegar nesse valor. Ele também comenta que, à primeira vista, achava o valor exagerado e irracional, mas que quando sentou para fazer as contas, chegou a conclusão de que as histórias em torno do orçamento de 400 milhões tem fundamento.
Concord foi lançado em 23 de agosto desse ano, e teve seus servidores fechados em 6 de setembro.