A franquia de RPGs Mana da Square-Enix é conhecida entre os fãs do gênero por seu design de monstros extremamente únicos, histórias emocionantes e por ser tradicionalmente uma franquia de RPG de ação, mesmo em eras em que os jogos por turno eram os reis soberanos do mercado.
Mas o que poucos sabem é que a sua ligação com seu irmão mais velho, Final Fantasy, é mais profunda do que simplesmente ser desenvolvida dentro do mesmo guarda-chuva da Square. Vamos conhecer um pouco mais a fundo?
Origens da franquia Mana tem raízes em Final Fantasy
Final Fantasy Adventure e o início da franquia
Você deve estar se perguntando: ”ué, mas não era sobre Mana? Vai falar de Final Fantasy?”. Calma, eu sei, é confuso mas eu juro que vai fazer sentido. Lançado em 1991 para o Game Boy, ‘Final Fantasy Adventure’ (Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden no Japão) tinha a proposta de trazer a franquia Final Fantasy para o console portátil da Nintendo. Dada a febre que Pokémon havia causado e as vendas insanas do Game Boy, era comum que grandes jogos tivessem versões para o Game Boy, e claro que Final Fantasy não seria diferente.
Dirigido por Koichi Ishii, que hoje é tido como o criador da franquia Mana, o título acabou se distanciando um pouco demais dos jogos anteriores da franquia, principalmente em relação ao seu design de monstros extremamente único e chamativo. Tamanha eram as diferenças entre Adventure e Final Fantasy mais ”tradicionais”, que na Europa, o título foi chamado de Mystic Quest.
Apesar de ser meio ”diferentão”, Adventure vendeu o suficiente para se consagrar dentro da Square, se tornando uma franquia própria, já que as diferenças em relação a Final Fantasy, mesmo levando em conta que se tratava de um spin-off, eram muitas. Com isso, Final Fantasy Adventure continuaria, mas como uma franquia nova e totalmente desvinculada de FF, e assim, Mana nasceu.
A franquia continuaria no Super Nintendo, com o lançamento de Secret of Mana (Seiken Densetsu 2 no Japão) em 1993, seguido por Trials of mana, lançado em 1995, também para o SNES.
Tamanha foi a importância de Final Fantasy Adventures, que o título recebeu não um, mas dois remakes em diferentes eras e consoles. O primeiro remake, chamado Sword of Mana, foi lançado em 2003 para o Game Boy Advance, trazendo diversas mudanças no enredo e na jogabilidade, o tornando bem diferente de sua versão original do Game Boy.
Já em 2016, o segundo remake chamado Adventures of Mana foi lançado para iOS, Android e PS Vita (!!!!) no Japão, com esse sendo bem mais fiel ao jogo original, trazendo uma trilha sonora extremamente inspirada pelo lançamento original, sendo considerados por muitos a versão definitiva do título.
Uma franquia que abraça novos jogadores
Apesar de ter vários jogos lançados ao longos dos anos, assim como seu irmão mais velho Final Fantasy, a franquia Mana é conhecida por ter histórias completamente avulsas umas das outras, permitindo que o jogador comece por qualquer título da franquia sem depender de conhecimento prévio e continuidade. Apesar de dividir o mesmo universo e alguns elementos, como todas as histórias girarem ao redor de uma árvore sagrada, monstros, magias e algumas armas, nada disso é necessário para que o jogador desfrute tudo o que essa franquia maravilhosa tem a oferecer.
Com combates dinâmicos e mecânicas únicas em cada um dos títulos, Mana é uma daquelas franquias que jogar o título mais recente vai despertar sua curiosidade em conhecer os jogos anteriores, já que mesmo os jogos mais antigos da franquia envelheceram muito bem com o tempo, se mantendo ”’jogáveis” apesar de alguns poucos aspectos arcaicos.
Não deixe o visual um pouco mais infantilizado de algumas criaturas e personagens te enganar, a franquia Mana tem histórias extremamente emocionantes e com momentos épicos, que podem fazer escorrer uma lágrima até mesmo dos gamers mais carrancudos.
Por onde começar na franquia?
Sendo bem direto, começar pelo jogo mais atual da franquia é a escolha certa. Para a nossa felicidade, um novo jogo da franquia esta batendo na nossa porta no final desse mês de agosto.
Com lançamento programado para 29 de agosto, Visions of Mana terá versões para PS4, PS5, Xbox Series e PC, trazendo a franquia para uma nova geração de jogadores. Trazendo um mundo riquíssimo, design de monstros único, combates pra lá de dinâmicos e mecânicas de gameplay muito criativas, Visions of Mana promete agradar veteranos e conquistar novos jogadores. O título também conta com uma demo gratuita disponível em todas as plataformas, possibilitando que os jogadores experimentem o início do jogo de maneira antecipada.
Visions of Mana é o primeiro jogo totalmente novo da franquia em uma década, já que seus últimos dois lançamentos, Secret e Trials of Mana se tratavam de remakes do segundo e terceiro jogo da franquia, lançados originalmente para o Super Nintendo. Caso você tenha se interessado na franquia e não queira esperar até o dia 29, ambos os remakes estão disponíveis no PS4 e PS5, juntamente a Legend of Mana.
Não apenas isso, mas os 3 jogos estão disponíveis através do serviço PS Plus, com Trials estando disponível no tier Extra (até 20 de agosto), enquanto Legend e Secret of Mana estão disponíveis apenas no tier Deluxe do serviço da Sony.
Sendo uma franquia riquíssima em detalhes, com personagens e criaturas fascinantes e mecânicas de gameplay extremamente divertidas, Mana tem tudo para agradar fãs de franquia de RPGs japoneses ou até mesmo jogadores que nunca tiveram tanto contato com o gênero, sendo uma excelente porta de entrada.
E aí, já conhecia a franquia Mana? Não conhecia e interessou por ela? Conta pra gente aqui nos comentários!