Dragon Ball é, com certeza, uma das obras mais populares do mundo e dispensa apresentações. A série foi diretamente responsável por moldar o gênero shōnen como o conhecemos hoje e é uma das principais causas da popularização mundial de mangás e animes. Além disso, conta com momentos marcantes e uma base de fãs leais espalhados por todo o mundo, todos animados e ansiosos para acompanhar a história de Son Goku e seus amigos em um universo rico e vasto, que sempre traz alegria para aqueles que o seguem.
Há um ano, em 12 de outubro de 2023, fomos todos pegos de surpresa com o anúncio de Dragon Ball Daima, uma nova temporada do anime que surpreendentemente bebeu bastante da fonte de Dragon Ball GT, um anime não canônico. Em GT, Goku, vítima de um desejo feito às esferas do dragão — artefatos mágicos capazes de realizar qualquer desejo —, é transformado de volta em uma criança e parte em uma jornada espacial em busca de reverter esse desejo.
Daima, em seu trailer de anúncio, apresentou não só um Goku rejuvenescido aos seus 6 anos, mas também boa parte do elenco da série, demonstrando uma proposta ainda mais ousada do que a apresentada em GT. O trailer pode ser conferido abaixo.
Infelizmente, em março de 2024, fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de Akira Toriyama, escritor e criador de Dragon Ball e também idealizador de Daima. Toriyama faleceu no dia 1º de março de 2024, e sua partida impactou fãs de todo o mundo, inclusive alguns questionando a qualidade técnica de seus futuros projetos e tudo o que poderia envolver Dragon Ball. No entanto, adianto que Daima parece estar em excelentes mãos, e o roteiro de Toriyama para a obra promete muitas novidades e reviravoltas. Quer entender o porquê? Então venha conferir tudo nesta análise completa do 1º episódio de Dragon Ball Daima.
Uma excelente introdução
Dragon Ball Daima começa de maneira muito bem trabalhada. Os primeiros minutos do episódio focam-se em estabelecer os novos personagens: Gomah, o novo rei demônio, e Degesu, seu assistente. Eles assistem à batalha dos Guerreiros Z — grupo de Goku e seus amigos — contra o malvado Majin Buu. Neste momento, temos uma explosão de nostalgia, com cenas completamente reanimadas e extremamente bem executadas, trazendo uma sensação de familiaridade para os novos espectadores que estão se aventurando pela primeira vez em Daima, e uma forte dose de nostalgia para aqueles já acostumados com o universo da série.
Aqui, são explicadas noções básicas sobre os personagens, suas raças, o que são, onde estão e quando se passam os eventos, sem perder tempo demais com o que aconteceu no passado, mas sem deixar que detalhes importantes passem. Essa abordagem serve muito bem como introdução. Gomah, o novo rei do mundo demoníaco, teme que esses guerreiros poderosos possam interferir em seu domínio e no seu governo, por isso planeja se livrar deles utilizando as esferas do dragão, que, como citado anteriormente, podem realizar qualquer desejo. No entanto, nada maligno deve ser feito. Como não pode desejar o fim dos guerreiros, Gomah decide que irá transformá-los em crianças para se livrar deles.
É nessa premissa que o primeiro episódio trabalha, introduzindo novos personagens de maneira bastante natural, com suas motivações sendo realistas. Creio que todos nós teríamos medo de pessoas que conseguem mudar a cor dos cabelos à vontade, além de voar pelos céus e disparar rajadas de energia da palma das mãos.
Dragon Ball Daima surpreende com suas cores
Uma das coisas que impressiona em Daima é que a equipe de animação decidiu trabalhar com cores muito mais claras e brilhantes, além de uma coloração bem mais “leve”, diferente das tonalidades escuras e pesadas já estabelecidas. Isso provavelmente remete às raízes do mangá, que sempre foi focado em humor e aventura, evoluindo para um battle shonen com o passar dos anos.
Como o primeiro episódio é uma recapitulação geral e uma introdução a este novo momento da obra, ainda não se sabe ao certo que tipo de enredo teremos. Pode ser algo mais focado em batalhas contra inimigos do reino demoníaco ou, talvez, uma nova jornada de Goku e seus amigos, que agora são todos crianças novamente.
E, há destaque também para a fluídez de animação, já que tudo mostrado até então é absurdamente bem animado e não deixa nada a desejar, principalmente porque a equipe teve tempo de sobra para animar cada episódio e trazer o melhor que a Toei animation tem de oferecer, transmitindo golpes impactantes em momentos de luta e expressões tanto faciais quanto corporais muito detalhadas
E onde se passa na linha do tempo?
Uma das maiores perguntas levantadas no anúncio do anime é onde, ou melhor, quando Dragon Ball Daima se passará. Por ser uma obra solidificada, geralmente é bem difícil encaixar um novo roteiro em algum momento do que já está estabelecido. Para acalmar essa dúvida, é estabelecido logo nos momentos iniciais que Daima se passará alguns meses após a batalha contra Majin Buu, mas antes da chegada do Deus da Destruição Bills à Terra.
Ou seja, Daima se passa entre Dragon Ball Z e Dragon Ball Super, em um período em que os Guerreiros Z ainda não haviam dominado poderes divinos para ajudar em suas batalhas. Também é estabelecido de maneira sutil que nada em Dragon Ball Super foi alterado ou descartado, pois algumas falas de personagens, principalmente de um dos novos, Degesu, deixam claro que a mitologia expandida do universo, estabelecida em Dragon Ball Super, ainda existe, mas desta vez está oculta para nossos protagonistas.
Por fim, Daima se assemelha a um abraço apertado tanto da Toei Animation quanto de Akira Toriyama para nós, fãs da obra. Como primeiro episódio introdutório, ele desempenha muito bem o papel de cativar a sua atenção e deixar você curioso sobre o que acontecerá a seguir, sem revelar demais sobre qualquer possível sinal de roteiro, o que pode ser bom para alguns e ruim para outros. Para este que vos escreve, Daima aparenta ser uma excelente obra que manterá os fãs engajados por bastante tempo.
Dragon Ball Daima está disponível na Crunchyroll a partir de hoje e a partir do dia 18 na Netflix.
O Review
Dragon Ball Daima 2024
Como a última obra de Akira Toriyama, Dragon Ball Daima parece um abraço apertado de um amigo que se foi. A obra é bonita, muito bem animada e deixa um ar de curiosidade para o que acontecerá no futuro.
PRÓS
- Uma recapitulação geral muito bem feita.
- animação espetacular
- design dos personagens excelente
CONTRAS
- Um primeiro episódio lento pode afastar alguns fãs