Pesquisar

Crítica | Planeta dos Macacos: O Reinado

Planeta-dos-Macacos-O-Reinado-ganha-trailer-épico!

Planeta dos Macacos é uma das grandes franquias do cinema, tendo seu inicio em 1968 nas telonas, com um filme que é tido até hoje como um dos mais influentes da história, principalmente por seu plot final que surpreendeu muita gente na época.

E com essa popularidade toda, é claro que a franquia teria continuidade por anos e anos, e assim foi feito. Mas voltou a ter grande relevância mesmo em 2011 com “Planeta dos Macacos: A Origem” filme esse que rebootava tudo que conheciamos da franquia e começa tudo de novo desde o começo, contando a história de César, tido nesse universo como o primeiro ancião do Planeta dos Macacos.

E desde esse início foram 3 filmes dirigido por Matt Reeves, que davam uma visão de como foi a evolução dos Macacos até chegar ao ponto que era visto nos outros filmes.

Com a conclusão da trilogia em 2017, muito se foi especulado o que seria da franquia no futuro, pois bem, agora em 2024 essa resposta foi respondida, com Planeta dos Macacos: O Reinado, filme que continua esse universo gerações e gerações após a jornada de César.

História de Planeta dos Macacos: O Reinado

O enredo do filme começa nos apresentando Noa, nosso novo protagonista nessa nova fase de Planeta dos Macacos, habitante do clã das águias, na qual vemos que ele é um jovem macaco em busca de reconhecimento e de mostrar o seu valor perante o clã. Aqui vemos que o salto temporal foi grande e que agora os macacos ter uma verdadeira sociedade com leis e lideres, e que César é tido como uma lenda/símbolo religioso.

planeta dos macacos o reinado x9v9
Crítica | Planeta dos Macacos: O Reinado 7

Então após uma breve introdução de como está esse universo, vemos que o clã de Noa é atacado por Macacos de outro clã dos quais distorcem os ensinamentos de César e acham que a caça de humanos e a opressão de outros macacos é a solução para formar um Reinado forte. Com isso, Noa se vê forçado a ir além dos horizontes conhecidos em busca dos demais integrantes do seu clã.

Planeta dos Macacos 4
Crítica | Planeta dos Macacos: O Reinado 8

Essa claro, é a premissa inicial do filme, mas já dita o rumo que o diretor quer seguir no filme como um todo, com uma trama agitada, cheia de reviravoltas e com ideais postos na tela como metáfora dentro desse universo, fazendo com que o espectador trace esse paralelo com a realidade através do lúdico do filme. Portanto, a história do filme é de fato bem desenvolvida e serve bem para esse novo momento da franquia.

Novos personagens

Uma das maiores preocupações que existe sempre a cerca dessas continuações diretas de trilogias consolidadas é a comparação entre os protagonista e se o novo estará no mesmo nível de seu antecessor, e sobre isso posso dizer já que nesse ponto o filme se sai muito bem, pois Noa mesmo que esteja no seu primeiro filme demonstra muito potencial de atingir o nível de César nos filmes anteriores.

entretenimento humanos selvagens no trailer de planeta dos macacos o reinado 1713489585
Crítica | Planeta dos Macacos: O Reinado 9

E isso pode ser potencializado com os outros macacos que são mostrados aqui, pois diferente do que viamos no antecessores onde César era o macaco mais evoluído e um dos únicos que possuia a fala, aqui temos muitos outros personagens macacos que são desenvolvidos, o que faz com que o fator personagens está bem consolidado, não precisando focar tanto nos humanos para ter diálogos e construção de personagem, e isso é um grande acerto do filme, pois traz uma toque a mais de desenvolvimento para esse universo.

Aspectos técnicos

Os quesitos técnicos sempre foram um forte dessa franquias, seja com as próteses do filme de 68 ou com a captura de movimento do filme de 2011. E aqui em Planeta dos Macacos: O Reinado felizmente o nível continua impecável, e com a melhoria de visual de que agora acompanhamos o mundo devastado e a natureza tomando conta novamente, o que engradece ainda mais o quesito técnico do filme

57038 compressed
Crítica | Planeta dos Macacos: O Reinado 10

Futuro da franquia

Planeta dos Macacos: O Reinado (2024) marca um ponto crucial na franquia, deixando o futuro incerto, mas cheio de possibilidades intrigantes.

E mesmo que ainda seja muito cedo para sabermos o que vem a seguir, podemos especular o que vem no futuro.

Caminhos Possíveis:

  • Conflitos Interespecíficos: O conflito entre macacos e humanos pode se intensificar, levando a uma guerra total. Essa abordagem exploraria temas como a luta pela sobrevivência, o ódio e a busca por paz em tempos de guerra.
  • Coexistência Pacífica: É possível que macacos e humanos encontrem um caminho para a coexistência pacífica, aprendendo a respeitar suas diferenças e cooperar para o bem comum. Essa abordagem exploraria temas como a tolerância, o diálogo e a construção de pontes entre as duas espécies.
  • Evolução dos Macacos: O filme sugere que os macacos estão em constante evolução, tanto física quanto intelectualmente. Essa abordagem poderia explorar a ascensão de novos líderes macacos, o desenvolvimento de novas tecnologias e até mesmo a possibilidade de os macacos se tornarem a espécie dominante no planeta.
  • Exploração de Novos Mundos: O filme abre a possibilidade de explorar novos mundos no universo Planeta dos Macacos, como planetas onde os macacos já dominam ou onde humanos e macacos nunca se encontraram. Essa abordagem permitiria a criação de novas histórias e personagens intrigantes.
  • Retorno ao Passado: A franquia poderia explorar eventos anteriores ao Planeta dos Macacos: O Alvorecer do Planeta dos Macacos (2011), mostrando como os macacos se organizaram após a epidemia do vírus e como a guerra entre as duas espécies começou.
Reino do Planeta dos Macacos
Crítica | Planeta dos Macacos: O Reinado 11

Fatores que Influenciarão o Futuro da Franquia:

  • Recepção do Público: A recepção do público a O Reinado (2024) influenciará diretamente as decisões da Fox sobre o futuro da franquia. Se o filme for um sucesso de bilheteria e crítica, é mais provável que a franquia continue.

O futuro da franquia Planeta dos Macacos é incerto, mas as possibilidades são infinitas. A Fox tem diversas opções para explorar, desde a intensificação do conflito entre macacos e humanos até a busca pela coexistência pacífica.

Vale a pena assistir Planeta dos Macacos: O Reinado?

Planeta dos Macacos: O Reinado é um bom filme que mantem o legado deixado pelos filmes anterior, e traz um refresco para a franquia, avançando para mais perto do propriamente dito planeta dos macacos.

Recomendo o filme para todos aqueles que gostam de uma boa história de ficção cientifica ou que são fãs da franquia seja de longa data ou dos novos filmes.

planeta dos macacos
Crítica | Planeta dos Macacos: O Reinado 12

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: