Planeta dos Macacos é uma das grandes franquias do cinema, tendo seu inicio em 1968 nas telonas, com um filme que é tido até hoje como um dos mais influentes da história, principalmente por seu plot final que surpreendeu muita gente na época.
E com essa popularidade toda, é claro que a franquia teria continuidade por anos e anos, e assim foi feito. Mas voltou a ter grande relevância mesmo em 2011 com “Planeta dos Macacos: A Origem” filme esse que rebootava tudo que conheciamos da franquia e começa tudo de novo desde o começo, contando a história de César, tido nesse universo como o primeiro ancião do Planeta dos Macacos.
E desde esse início foram 3 filmes dirigido por Matt Reeves, que davam uma visão de como foi a evolução dos Macacos até chegar ao ponto que era visto nos outros filmes.
Com a conclusão da trilogia em 2017, muito se foi especulado o que seria da franquia no futuro, pois bem, agora em 2024 essa resposta foi respondida, com Planeta dos Macacos: O Reinado, filme que continua esse universo gerações e gerações após a jornada de César.
História de Planeta dos Macacos: O Reinado
O enredo do filme começa nos apresentando Noa, nosso novo protagonista nessa nova fase de Planeta dos Macacos, habitante do clã das águias, na qual vemos que ele é um jovem macaco em busca de reconhecimento e de mostrar o seu valor perante o clã. Aqui vemos que o salto temporal foi grande e que agora os macacos ter uma verdadeira sociedade com leis e lideres, e que César é tido como uma lenda/símbolo religioso.
Então após uma breve introdução de como está esse universo, vemos que o clã de Noa é atacado por Macacos de outro clã dos quais distorcem os ensinamentos de César e acham que a caça de humanos e a opressão de outros macacos é a solução para formar um Reinado forte. Com isso, Noa se vê forçado a ir além dos horizontes conhecidos em busca dos demais integrantes do seu clã.
Essa claro, é a premissa inicial do filme, mas já dita o rumo que o diretor quer seguir no filme como um todo, com uma trama agitada, cheia de reviravoltas e com ideais postos na tela como metáfora dentro desse universo, fazendo com que o espectador trace esse paralelo com a realidade através do lúdico do filme. Portanto, a história do filme é de fato bem desenvolvida e serve bem para esse novo momento da franquia.
Novos personagens
Uma das maiores preocupações que existe sempre a cerca dessas continuações diretas de trilogias consolidadas é a comparação entre os protagonista e se o novo estará no mesmo nível de seu antecessor, e sobre isso posso dizer já que nesse ponto o filme se sai muito bem, pois Noa mesmo que esteja no seu primeiro filme demonstra muito potencial de atingir o nível de César nos filmes anteriores.
E isso pode ser potencializado com os outros macacos que são mostrados aqui, pois diferente do que viamos no antecessores onde César era o macaco mais evoluído e um dos únicos que possuia a fala, aqui temos muitos outros personagens macacos que são desenvolvidos, o que faz com que o fator personagens está bem consolidado, não precisando focar tanto nos humanos para ter diálogos e construção de personagem, e isso é um grande acerto do filme, pois traz uma toque a mais de desenvolvimento para esse universo.
Aspectos técnicos
Os quesitos técnicos sempre foram um forte dessa franquias, seja com as próteses do filme de 68 ou com a captura de movimento do filme de 2011. E aqui em Planeta dos Macacos: O Reinado felizmente o nível continua impecável, e com a melhoria de visual de que agora acompanhamos o mundo devastado e a natureza tomando conta novamente, o que engradece ainda mais o quesito técnico do filme
Futuro da franquia
Planeta dos Macacos: O Reinado (2024) marca um ponto crucial na franquia, deixando o futuro incerto, mas cheio de possibilidades intrigantes.
E mesmo que ainda seja muito cedo para sabermos o que vem a seguir, podemos especular o que vem no futuro.
Caminhos Possíveis:
- Conflitos Interespecíficos: O conflito entre macacos e humanos pode se intensificar, levando a uma guerra total. Essa abordagem exploraria temas como a luta pela sobrevivência, o ódio e a busca por paz em tempos de guerra.
- Coexistência Pacífica: É possível que macacos e humanos encontrem um caminho para a coexistência pacífica, aprendendo a respeitar suas diferenças e cooperar para o bem comum. Essa abordagem exploraria temas como a tolerância, o diálogo e a construção de pontes entre as duas espécies.
- Evolução dos Macacos: O filme sugere que os macacos estão em constante evolução, tanto física quanto intelectualmente. Essa abordagem poderia explorar a ascensão de novos líderes macacos, o desenvolvimento de novas tecnologias e até mesmo a possibilidade de os macacos se tornarem a espécie dominante no planeta.
- Exploração de Novos Mundos: O filme abre a possibilidade de explorar novos mundos no universo Planeta dos Macacos, como planetas onde os macacos já dominam ou onde humanos e macacos nunca se encontraram. Essa abordagem permitiria a criação de novas histórias e personagens intrigantes.
- Retorno ao Passado: A franquia poderia explorar eventos anteriores ao Planeta dos Macacos: O Alvorecer do Planeta dos Macacos (2011), mostrando como os macacos se organizaram após a epidemia do vírus e como a guerra entre as duas espécies começou.
Fatores que Influenciarão o Futuro da Franquia:
- Recepção do Público: A recepção do público a O Reinado (2024) influenciará diretamente as decisões da Fox sobre o futuro da franquia. Se o filme for um sucesso de bilheteria e crítica, é mais provável que a franquia continue.
O futuro da franquia Planeta dos Macacos é incerto, mas as possibilidades são infinitas. A Fox tem diversas opções para explorar, desde a intensificação do conflito entre macacos e humanos até a busca pela coexistência pacífica.
Vale a pena assistir Planeta dos Macacos: O Reinado?
Planeta dos Macacos: O Reinado é um bom filme que mantem o legado deixado pelos filmes anterior, e traz um refresco para a franquia, avançando para mais perto do propriamente dito planeta dos macacos.
Recomendo o filme para todos aqueles que gostam de uma boa história de ficção cientifica ou que são fãs da franquia seja de longa data ou dos novos filmes.