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Primeiro de tudo, eu gostaria de destacar que Varric é um dos meus personagens favoritos de Dragon Age, desde que ele apareceu no começo do segundo jogo e foi mostrado como o grande narrador de tudo. Porém, não é de hoje que o anão da guild dos mercadores, e eventualmente visconde de Kirkwall, está na corda bamba.
Aos que não o conhecem, Varric é o personagem com maior destaque durante o trailer de anúncio de Dragon Age: The Veilguard. É ele quem aparece conversando com Harding, a anã ruiva que será uma das companheiras do protagonista Rook. Apesar do susto inicial pela sua repentina mudança de aparência, já que ele é ruivo nos dois primeiros jogos, todas as outras características do personagem estão lá, incluindo os famosos pelos do peito.
Varric foi introduzido em Dragon Age 2, sendo o narrador da história enquanto é interrogado por Cassandra Pentaghast, que viria a ser uma das companheiras do próximo jogo, Inquisition. Ele possui uma besta na qual chama de Bianca, e se recusa a se separar da arma, sendo o único companheiro nos dois jogos no qual você não consegue trocar o arco (apesar dele poder equipar adagas em Inquisition).
A depender das escolhas do protagonista, Hawke, no segundo jogo da série, Varric pode acabar virando um amigo inseparável, ou um rival que respeita as decisões do personagem. Essa conexão continua a ser citada ao longo do terceiro jogo, com um dos comentários da party enquanto você viaja pelos mapas, é Sera, a elfa loira de Inquisition, falando para o anão: “Sim, você tem amigos melhores do que a gente, já sabemos.“
Além de integrante da guild de mercadores, Varric também é um autor renomado no universo de Dragon Age, tendo escrito o livro que narra os eventos do segundo jogo, intitulado de: Tale of the Champion. Seu outro livro, Hard in Hightown, tem capítulos espalhados pelo mapa e podem ser encontrados para serem lidos pelo jogador em Inquisition.
Queridinho dos fãs de Dragon Age
Por conta de sua personalidade sarcástica, que faz com que o personagem sempre tenha os melhores comentários, além de sua extrema lealdade à Hawke, Varric acabou virando um dos personagens favoritos dos fãs da franquia. Provavelmente foi a sua popularidade que tornou o personagem em o único que é um companheiro em mais de um jogo.
Apesar do retorno de Morrigan e Leliana, que tiveram papéis de destaque em Dragon Age: Inquisition, elas não são colocadas na party de maneira definitiva, e nem podem ser controladas pelo jogador.
Varric Tethras já vai para o seu terceiro papel de destaque em um jogo da franquia em sequência. Apesar de não ser um dos companheiros disponíveis dessa vez, ele foi o destaque do trailer de anúncio, e tem uma grande participação na parte inicial de Dragon Age: The Veilguard, como pode ser visto no vídeo de 15 minutos de gameplay que foi exibido em junho.
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Roteirista de Dragon Age tentou matar Varric 2 vezes
Aos fãs do personagem, esse talvez seja um daqueles momentos em que pode se dizer que alguma divindade escreve certo por linhas tortas. David Gaider, roteirista principal do segundo jogo da franquia, revelou em uma entrevista que o título deveria ter tido uma expansão chamada “Exodus”. A DLC acabou sendo cancelada para que os esforços do estúdio fossem voltados para o terceiro jogo, Inquisition, ao invés de correr o risco de terem que trabalhar com uma data de entrega curta, assim como foi com Dragon Age 2.
Gaider revelou que Exodus deveria ser um final mais digno para o segundo jogo, no qual ele acredita que acaba de forma meio repentina. Ao contrário do resto do jogo, a DLC se passaria no momento atual da narrativa, e não uma história no passado sendo narrada por Varric. Sendo o único da party que poderia chegar perto do Lyrium vermelho por ser um anão, o personagem acabaria se sacrificando pelo seu melhor amigo, Hawke, morrendo no final da história.
Porém, Gaider não desistiu por aí, e viu a oportunidade de seus planos para Exodus serem reaproveitados em Dragon Age: Inquisition. Revelando a informação em seu próprio perfil do X, o roteirista contou que Skyhold, a fortaleza principal do jogo, deveria sofrer um ataque de Corypheus, próximo ao final. Só que Skyhold contava com tantos detalhes, incluindo a opção de ter upgrades, que a BioWare precisou tomar a decisão de continuar com a ideia narrativa do ataque, ou desistir de todas essas opções da fortaleza. Ela acabou preferindo a primeira opção.
David Gaider reforçou que o ataque à Skyhold faria com a ameaça que Corypheus representava na narrativa ficasse melhor trabalhada, e que ele poderia finalmente matar alguém importante… E esse alguém seria Varric, assim como na sua ideia original para Exodus. Mas o anão foi salvo novamente por uma decisão maior do estúdio.
A destruição de Bianca
Gaider não é mais o roteirista dos jogos da BioWare, com Patrick Weekes, criador de Solas, assumindo o cargo. Isso pode trazer um certo alívio para os fãs, já que Weekes não precisa seguir os planos do roteirista anterior e sua grande vontade de matar o personagem. Mas o vídeo de gameplay de Dragon Age: The Veilguard trouxe um sinal não muito bom para o ladino…
Bianca, sua inseparável besta, foi forjada por uma anã de mesmo nome, com a qual Varric tem um relacionamento complicado. Apesar de claramente se amarem, eles não podem ficar juntos por conta de política das guilds de anões, e pela família de Bianca. De tempos em tempos eles se reencontram, mas passam mais tempo separados do que juntos. A afeição que ele tem pela personagem é claramente um dos motivos pelo qual resolveu batizar a arma com o mesmo nome.
Só que descobrimos ao final do vídeo de 15 minutos de gameplay de Dragon Age: The Veilguard o destino de Bianca. Varric tenta convencer Solas para que ele desista do ritual para destruir o Veil, quando o elfo se nega, o anão o coloca na mira de Bianca. Eu sinceramente não sei como Varric achou que isso mudaria alguma coisa, já que Solas é ninguém menos que um deus élfico antigo, e destrói a arma em segundos com magia.
Além da destruição de Bianca ser a justificativa mais plausível do porquê o personagem não é um dos companheiros de party de Rook, muitos fãs acreditam que isso pode ser um sinal ruim do destino de Varric ao longo do jogo.
No trailer que revelou a data de lançamento, nenhuma cena, fora a dos momentos iniciais do prólogo para impedir Solas, tem a presença de Varric. A destruição de Bianca pode ter sido apenas um sinal para algo que acontece logo em seguida na trama: a morte do anão. Talvez indiretamente pelas mãos do Dread Wolf. Solas claramente respeita a amizade que tem com Varric, se recusando a atacá-lo diretamente, mas a interrupção do ritual pode ter causado algum acidente que culminou na morte do autor de Hard in Hightown.
Eu sinceramente não gostaria de ver Varric morrendo, mas as evidências são claras o suficiente para que eu me prepare psicologicamente para uma despedida definitiva do personagem em Dragon Age: The Veilguard. Ainda torço para que eu esteja errada, e essa despedida seja apenas uma aposentadoria ao lado de sua amada Bianca. Nesse caso, a anã, não a besta.