Morrigan é inegavelmente uma das personagens mais populares de toda a franquia Dragon Age. Sua primeira aparição foi logo no começo do primeiro jogo, Dragon Age: Origins, sendo uma companheira obrigatória por quase todo o jogo. A decisão de dormir ou não com ela para realizar o ritual que colocará a alma do deus antigo em seu ventre é o fator determinante para ela te acompanhar na última batalha.
Morrigan não está presente no segundo jogo, mas ela volta com um papel importante em Inquisition, voltando a focar em sua ambição em relação a magia e no relacionamento com sua mãe, Flemeth. As duas tem um relacionamento complicado, já que a maga descobre que sua mãe estende a sua própria vida ao dominar e usar os corpos de suas filhas. Durante a reta final do jogo, é revelado por Flemeth que ela carrega uma essência de Mythal consigo, uma dos antigos deuses élficos, e que ela não consegue tomar conta de um corpo de alguém contra a sua vontade.
O final de Dragon Age: Inquisition
Na cena pós-créditos do jogo, vemos Solas se encontrando com Flemeth, no momento em que revelado que ele também é um dos Evanuris, o Dread Wolf, e que ele e Mythal são amigos de longa data. Porém, Solas faz alguma coisa com Flemeth, que muitos acham que é sugar essa essência de Mythal, e a mãe de Morrigan aparentemente cai petrificada no chão, e nem a DLC que se passa 2 anos após o fim do jogo, Invasor, revela o seu destino.
Porém, um pouco antes desse momento, Flemeth é vista mexendo em um dos espelhos chamados de Eluvian, usados pelos elfos como portais. Uma energia azul aparece e some da mão dela, e muitos acreditam que era ela enviando a essência de Mythal para outro lugar, muito provavelmente para a sua filha.
- Dragon Age: The Veilguard finalmente eliminará Varric?
- Dragon Age: tudo sobre Solas e sua verdadeira identidade, o Dread Wolf
- Dragon Age: prévias “hands-on” elogiam “retorno da BioWare” e comparam o jogo a Mass Effect 2
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Dragon Age 2 explicou como Flemeth estava viva após Origins
Aqueles que jogaram Dragon Age: Origins vão se lembrar que a quest pessoal de Morrigan pedia para que você matasse a velha bruxa da floresta, já que ela tinha medo que Flemeth pudesse dominar o seu corpo eventualmente. Para ganhar o favor da maga, muitos acabaram por realmente lutar contra a bruxa, mas essa não era uma opção obrigatória do jogo.
Apesar de tudo, Flemeth aparece em Dragon Age 2, mesmo acontecendo pouco tempo depois do final de Dragon Age: Origins, e o começo de uma quest com Merrill revela mais detalhes sobre a famosa bruxa. Flemeth explica que vários pedaços seus estão espalhados, e que é necessário apenas uma dessas essências para que ela volte à vida, e uma delas estava justamente no colar que Hawke carregava.
As evidências à favor ou contra a teoria em torno de Morrigan
Bom, como mencionamos antes, Morrigan pede para que o Warden mate sua própria mãe em Dragon Age: Origins, com medo de perder o seu corpo para ela. Porém, dois jogos depois, descobrimos em Inquisition que as coisas não funcionavam bem assim e que Morrigan nunca precisou ter medo. Além disso, mesmo tendo absorvido a essência de Mythal, Flemeth não virou a deusa élfica em si, misturando a sua consciência com a dela.
Muitos acreditam que Morrigan se recusaria a absorver uma essência de Mythal por medo de ser dominada, mas as evidências de Inquisition apontam justamente para o contrário: ela teria as memórias e sentimentos da deusa, mas ainda seria ela mesma. Além disso, a maga sempre foi facilmente seduzida por poder, discutindo com o Inquisidor sobre como ela deveria beber a água do Well of Sorrows, uma relíquia extremamente poderosa dos elfos, no lugar dele.
Outro detalhe é que, assim como visto no trailer que revelou a data de lançamento de Dragon Age: The Veilguard, Morrigan está usando a tiara de Flemeth. No final, isso pode acabar sendo apenas uma homenagem à mãe, que pode realmente ter morrido ao final do jogo anterior, mas não deixa de ser extremamente suspeito.
Outro detalhe que eu gostaria de destacar é que Morrigan não envelheceu nada desde a sua aparição em Dragon Age: Inquisition, confirmado se passar 9 anos antes de Dragon Age: The Veilguard. Vemos uma clara diferença em Varric de um jogo para o outro, que começou até mesmo a mostrar cabelos brancos, e Emmerich, o necromante que será um companheiro no jogo, está na casa do começo dos seus 50, o que não é uma idade tão distante da de Morrigan em The Veilguard. Mas a maga permanece sem uma única ruga.
Teria ela descoberto a magia por trás dos produtos Ivone? Pouco provável. Mas com Morrigan sendo tão popular, não seria estranho a BioWare ter encontrado uma maneira manter a personagem na franquia nos próximos anos, assumindo o lugar que seria de sua mãe. E essas perguntas serão respondidas em Dragon Age: The Veilguard em 31 de outubro, disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.