Dragon Age: The Veilguard está próximo, apesar de ainda não contar com uma data definida de lançamento, a EA Games prometeu o jogo ainda para este ano. Apesar dos 9 anos de diferença entre a história do próximo título e seu antecessor, Dragon Age: Inquisition, ainda assim é necessário entender pontos importantes desse jogo, já que aparentemente Solas terá o papel de antagonista principal em The Veilguard, anteriormente chamado de Dreadwolf.
Solas é um companheiro obrigatório de Inquisition, um elfo e mago com opiniões muito fortes, o que pode levar muitos jogadores a não gostarem muito dele. Inclusive, o vídeo em que o Inquisidor dá um soco na cara dele, por conta de uma discussão caso você escolha ficar ao lado dos templários, é um dos mais populares do YouTube na comunidade (e essa opção realmente existe no jogo).
O fato é que Solas é muito mais que apenas um mago que tenta defender os direitos de outros magos ao longo de Dragon Age: Inquisition, onde a briga entre a classe mágica e os templários é um dos principais focos do jogo. Ao final do título, é revelado que ele é o Dread Wolf, um antigo deus élfico frequentemente mencionado desde Dragon Age: Origins.
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Dread Wolf segundo os elfos Dalishianos
Primeiramente, é necessário destacar que muito da cultura dos elfos foi perdida durante o período em que eles foram escravos para o Império de Tevinter. Apesar dos elfos Dalishianos tentarem ao máximo preservar o pouco que restou, e se proclamarem como os “verdadeiros elfos”, em oposição aos que vivem com os humanos nas cidades, muito de sua mitologia não bate com os fatos.
Na cultura Dalishiana, o Fen’Harel, o Dread Wolf, é considerado um deus da trapaça dentro do panteão de deuses élficos, quase um paralelo com Loki, da mitologia nórdica. O panteão era dividido entre duas facções: os Elvhenan e Os Esquecidos. Os dois grupos se antagonizavam, e Fen’Harel era o único que conseguia se comunicar e andar por ambos, sendo quase uma espécie de agente duplo.
Segundo as histórias, o Dread Wolf teria eventualmente traído as duas facções, criando o evento chamado pelos Dalishianos como A Grande Traição. Fen’Harel criou duas prisões, uma para cada facção, e os selou nelas.
Apesar da reputação do Dread Wolf ser relativamente negativa entre os diferentes clãs Dalishianos no universo de Dragon Age, muitas vezes seu nome é usado pelos elfos em diversas expressões. Como por exemplo, quando estão surpresos, eles exclamam “Pelo Dread Wolf!”, ou quando querem amaldiçoar alguém: “Que o Dread Wolf teve leve!”.
O Templo de Mythal
Durante Dragon Age: Inquisition, uma das quests principais é visitar o templo da deusa élfica Mythal. Ela é conhecida entre os elfos Dalishianos como a mãe de todos e a protetora, e eles acreditam que ela foi presa junto dos outros deuses élficos por Fen’Harel. Na verdade, durante a visita ao seu templo, é mostrado que ela e o Dread Wolf tinham uma relação próxima, e que os eventos não aconteceram exatamente assim.
Mythal na verdade foi assassinada pelos outros deuses élficos, e eventualmente um pedaço de sua essência acabou encontrando Flemeth, a bruxa que ajuda os protagonistas de Dragon Age: Origins e Dragon Age 2 logo no começo de seus respectivos jogos. Flemeth é conhecida como A Bruxa da Floresta, e é a mãe de Morrigan, uma das companheiras do primeiro jogo.
A visita ao Templo de Mythal também dá a entender como as lendas dos elfos Dalishianos em torno do Dread Wolf estariam erradas, com ele sendo mais um deus da rebelião do que da trapaça. Ao final de Dragon Age: Inquisition, vemos Solas e Flemeth conversando, ambos se tratando como velhos amigos. Esse é o momento em que é revelado para o público a sua verdadeira identidade como o Dread Wolf e, após abraçar Flemeth e pedir desculpas, acaba absorvendo o seu poder, a deixando inconsciente.
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Vallaslin
Os vallaslin são tatuagens faciais usadas pelos elfos Dalishianos, cada uma com um design em homenagem a um deus élfico em específico. Os elfos precisam receber essa tatuagem, sem mostrar uma única reação de dor, para serem reconhecidos como adultos dentro de seus clãs.
Porém, na antiga sociedade élfica de Arlathan, os vallaslin eram símbolos usados em elfos escravos. Os símbolos representavam o deus em que aquela família nobre da época favorecia.
Dragon Age: Inquisition – Invasor
Na DLC de Dragon Age: Inquisition, o protagonista acaba descobrindo que, na verdade, Fen’Harel liderou uma rebelião contra os deuses élficos, que nada mais são do que magos extremamente poderosos, chamados de Evanuris, que acabaram ganhando status de deuses na antiga Arlathan. Foram os próprios Evanuris que armaram a morte de Mythal, a única de quem Solas realmente gostava e considerava como uma figura de respeito entre eles. Além disso, Fen’Harel libertava os escravos, removendo seus vallaslin e lhes dando abrigo.
A traição de Fen’Harel nada mais foi do que uma tentativa desesperada de impedir com que os Evanuris, no auge de sua sede de poder, acabassem destruindo toda a sociedade élfica. Foi ele quem criou o Véu, o que separa o mundo físico dos espíritos, para aprisionar os falsos deuses. Porém, esse processo acabou fazendo com que todos os elfos acabassem perdendo a sua imortalidade, o que gerou na queda de sua sociedade quando o Império de Tevinter invadiu Arlathan.
O objetivo de Solas
Solas sente-se responsável por tudo de ruim que aconteceu com os elfos por conta da criação do Véu, e seu principal objetivo é desfazer a sua criação, trazendo de volta toda a glória, poder e principalmente a imortalidade dos elfos. Corypheus, o vilão de Dragon Age: Inquisition, era uma peça no plano dele, com o objetivo de despertar o poder do Orbe de Fen’Harel e morrer no processo.
Porém, Corypheus era bem mais esperto do que Solas imaginava, conseguindo desvendar o segredo para a imortalidade e sobreviver à explosão causada pelo Orbe. O plano original era que o próprio Solas ficasse com a marca que acabou ficando na mão do Inquisidor, já que ele era o único que poderia usá-la sem morrer, e destruir o Véu com ela.
Com a destruição do Orbe ele precisou de outro plano, e Dragon Age: The Veilguard é sobre impedir que Solas consiga concluir o seu objetivo, causando a destruição do mundo como ele é atualmente e manipulando a energia do Véu para fazer com que tudo volte a ser como era nos tempos antigos dos elfos. Ele está tão focado em seu objetivo que, mesmo que tenha tido um romance com uma Inquisidora no jogo anterior, ele acaba terminando o romance para não ter restar nenhuma dúvida sobre a sua decisão.
Se Solas pode ter uma redenção em The Veilguard ou não ainda é incerto, mas conhecendo a BioWare, pode ser que o seu destino esteja única e exclusivamente na mão da decisão dos jogadores.