Com uma enorme rigidez em relação a conteúdos com gore lançados no país, o órgão japonês CERO acabou banindo o remake de Dead Space, lançado em janeiro do ano passado, do Japão. Aparentemente, a justificativa seria por conta da imensa quantidade de membros decepados e órgãos espalhados pelas fases do jogo.
Em postagens no X, o gerente geral da EA Japão, Shaun Noguchi, questionou a decisão do órgão, enquanto Stellar Blade, que também possui cenas explícitas de desmembramento, recebeu a censura D, equivalente a “para maiores de 17 anos”. A maior censura do CERO é de “para maiores de 18”. Os posts foram traduzidos para o inglês pelo site Automaton.
“O que está acontecendo, CERO? A demo de Stellar Blade é bem divertida e lotada de ação. Mas CERO, você negou ao nosso Dead Space uma censura porque incluía desmembramentos e órgãos internos, mas aqui também temos desmembramentos e partes internas sendo mostrados e foi aprovado com uma censura D. Eu acho isso difícil de aceitar…”
EA Japão não tem ressentimentos em relação à Stellar Blade
Na postagem seguinte, Noguchi reforçou que seu problema não é com o jogo da Shift Up em si, e que ele é muito divertido e que todos deveriam comprá-lo. O que ele questiona é a forma como os jogos são avaliados pelo órgão.
Títulos que não recebem censura pelo CERO e são “banidos” no Japão não tem permissão para serem vendidos em mídia física no país, que é a maior forma de consumo até os dias de hoje. Dessa forma, Dead Space e a EA Games foram prejudicados.
Recentemente, um novo projeto de Dead Space foi cancelado pela empresa pelas baixas vendas do remake. Fonte: IGN
Confira outros conteúdos Manual dos Games:
- 2XKO: Conheça Illaoi, a Nova Lutadora do Jogo
- Sonic Frontiers 2 está em desenvolvimento, diz insider
- Stellar Blade será lançado “sem censura” em todos os países
- Metaphor: ReFantazio ganha novo trailer e MUITAS novidades!
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!