Durante a gamescom latam, tivemos a honra de sermos convidados para uma entrevista com Nana Magalhães, supervisora de marketing de varejo para a América Latina da Nintendo of America. Conversamos principalmente sobre o compromisso da empresa com o Brasil e em trazer mais jogos localizados para o nosso idioma.
Confira nossa entrevista na íntegra abaixo:
A Nintendo Direct do último dia 18 trouxe vários jogos first-party da Nintendo, e eles foram anunciados com legenda em português, qual é o planejamento da empresa em relação ao Brasil? Todos os próximos jogos virão legendados, ou serão alguns títulos em específico?
Nana Magalhães: Eu acho que a Nintendo estando presente aqui na primeira gamescom latam em São Paulo, reforça o nosso compromisso com o nosso consumidor. O fato da gente ter anunciado esses jogos disponíveis em português do Brasil mostra que a gente tá prestando atenção, que a gente quer sim trazer pra vocês a oportunidade, a acessibilidade, os produtos disponíveis lá fora aqui pro Brasil também.
Sobre a forma como essa decisão é feita, eu realmente não tenho conhecimento, mas eu acho que mostra que estamos ouvindo vocês, estamos comprometidos, e consistentemente trazendo os produtos também, disponíveis lá fora aqui para o Brasil, na nossa língua. Então eu acho que o objetivo sim, é esse, existe todo um processo que deve ser observado, e deve ser um processo de decisão, mas o objetivo é, claro, trazer todos os produtos com acessibilidade na língua portuguesa pra gente aqui no Brasil.
Em 2015, a Nintendo havia saído do Brasil e retornou oficialmente em 2020, foi quando trouxe o Nintendo Switch para ser vendido de forma oficial no país. Quais são os desafios do mercado brasileiro?
Nana Magalhães: Os desafios do mercado brasileiro e na América Latina são próprios de cada país. Então, em cada país diferente a gente encontra desafios diferentes. Aqui no Brasil, a gente na verdade é representado pelas nossas distribuidoras, não temos uma entidade Nintendo aqui no Brasil, então a gente trabalha junto com essas distribuidoras para trazer para vocês os jogos a tempo, o objetivo é sim trazer no “day one” que a gente tem de lançamento.
Mas o processo é esse que a gente conhece e reconhece de tantas outras empresas, a parte de trazer o produto, o processo de alfândega, o processo de distribuição, o processo de preço, é um processo comum dessas distribuidoras que trabalham com a gente e que o fazem com maestria. Então, o objetivo é trazer pra vocês no “day one” também, tá? (risos) O objetivo é esse!
E o objetivo “day one” se estende para, não estou dizendo que já vai sair o Switch 2 (risos)…
Nana Magalhães: Aham, (risos) o que a gente apelidou de Switch 2, entendi!
Mas quando sair um novo console da Nintendo, também tem esse compromisso de tentar trazer o mais rápido possível para o Brasil?
Nana Magalhães: Sim! Esse é o nosso objetivo, né? A gente considera o mercado brasileiro uma prioridade, não só na América Latina mas como na América como um todo, e esse é o objetivo. A gente não consegue prometer, a gente não consegue aqui estabelecer uma data, mas com certeza esse é o objetivo.
A Nintendo na Direct costuma anunciar jogos que já estão a frente no processo de desenvolvimento, mais próximo de serem lançados, por assim dizer, por que o setor de marketing decide por essa estratégia?
Nana Magalhães: Olha, eu não tenho conhecimento desse processo, porque a gente tem que entender que a Nintendo of America, que é onde a gente da LATAM trabalha junto, a gente recebe esses Direct e eu só fico ciente do conteúdo do Direct junto com vocês, a confidencialidade ali é da mãe aqui! Eu não tenho o conhecimento dos jogos do anúncio e nem mesmo do dia em que o Direct vai acontecer. Então eu fico sabendo junto com vocês, sintam-se privilegiados, que a gente tá tudo no mesmo barco!
Hoje está sendo lançado o Luigi’s Mansion 2 HD, que fez muito sucesso no 3DS. O que os jogadores podem esperar do remake para o Nintendo Switch?
Nana Magalhães: Eles podem esperar uma direção de arte fantástica, mas eu acho que o mais legal e o mais interessante pra mim é ver as feições do Luigi ali em HD: a ansiedade, o medo, a surpresa, o alívio dele, eu acho que pra mim é a parte mais divertida.
E assim, desde ontem que a gente tá com o Luigi’s Mansion 2 aqui, a gente tava na pré-estreia com ele aqui na gamescom e foi muito interessante ver o pessoal jogando, e tentando relembrar qual que era ali o quebra-cabeça e quebrando a cabeça mesmo. “Eu tô aqui parado há 5 minutos, como que era isso mesmo?!” e [as pessoas] se juntando pra tentar desvendar o mistério junto, então foi bem legal. Eu acho que a gente pode esperar muita animação e diversão com esse jogo, tá muito legal. É um dos meus preferidos.
Tem algum processo de marketing aqui da América Latina que talvez se diferencie do processo como ocorre nos Estados Unidos e no Japão?
Nana Magalhães: Eu acho que a América Latina, a nossa equipe de marketing da América Latina, nós somos latinos, em maioria, e a gente conhece e reconhece as nuances de cada país. Então a gente tenta sempre tropicalizar, no caso do Brasil, a comunicação, o imagético que a gente tá trazendo para a gente conversar com o nosso público de maneira mais fluida, né?
Então não só trazendo em português do Brasil, que isso é a nossa comunicação básica, tem que ser em português do Brasil, mas também sempre dar um jeitinho, um gostinho, um tempero brasileiro que a gente tenta no nosso imagético, como a gente representa a marca aqui dentro do varejo, que é o meu caso. Na verdade, eu trabalho com marketing de varejo, então o que tá dentro das lojas é como a gente comunica e gostaria de conectar com vocês.
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Nintendo na gamescom latam
A empresa trouxe um estande para um dos pavilhões do evento, com diversos jogos para serem testados, como Pokémon Violet, Luigi’s Mansion 2 HD, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, entre outros. Além disso, os visitantes tem a oportunidade de tirar foto com dois dos principais personagens da marca: Mario e Luigi!
A Nintendo marca presença no evento até amanhã, dia 30 e último dia da primeira gamescom no Brasil.