Para aqueles que não se lembram, Fortnite foi removido do sistema operacional da Apple (iOS) em 2020 mas ao que tudo indica, o jogo está novamente disponível na plataforma da maçã.
Naquela época, o jogo foi removido da Apple Store e do Google Play porque essas plataformas exigem uma porcentagem de todas as transações realizadas em dispositivos Android ou Apple. A Epic, no entanto, permitiu que as compras fossem feitas fora dessas plataformas, evitando que os lucros fossem compartilhados e essa prática levou à remoção do jogo das lojas digitais para dispositivos Android e Apple.
Depois disso, aconteceram diversos processos na justiça e tentativas de estabelecer leis em relação a monetização nessas plataformas e aparentemente tivemos um progresso positivo, com o lançamento da criação da Epic Games Mobile, uma loja da própria criadora do Fortnite que permite (apenas no Reino Unido) com que os jogadores baixem e joguem fortnite.
Como a epic conseguiu por o fortnite de volta na Apple Store e App Store?
Para alcançar esse feito, a Epic contou com o apoio da justiça da União Europeia, que obrigou a Apple e o Google a respeitarem o decreto dos Mercados Digitais nos países da UE.
O objetivo desse novo regulamento é garantir condições equitativas para todas as empresas digitais, independentemente da plataforma. Trata-se de uma medida protetiva para evitar um possível monopólio digital, e todas as empresas que atuam na União Europeia são obrigadas a seguir as regras estabelecidas nesse decreto.
- Fortnite terá nova temporada antagonizada por Doutor Destino
- Razer anuncia periféricos oficiais de Fortnite para PC
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Assim, a Epic Games desenvolveu um novo aplicativo: uma loja digital que permite aos usuários baixar Fortnite e, futuramente, possivelmente até outros jogos mobile que a Epic possa distribuir com exclusividade.