O ano era 2008. Enquanto o PlayStation 3 e o Xbox 360 travavam uma batalha para decidir quem reinaria na sétima geração de videogames, em 29 de abril daquele ano a Rockstar lançava o que seria, até hoje, o título favorito de muitos fãs da franquia GTA, e o primeiro a se passar no “universo HD”. O jogo, que segue a história do imigrante do Leste Europeu Niko Bellic, tinha um tom mais sério e, em vários aspectos, era muito mais realista do que qualquer outro GTA.
O jogo quebrou recordes na época, assim como seu sucessor, GTA V, e foi o produto de entretenimento mais vendido do momento, gerando 310 milhões de dólares no primeiro dia de lançamento e totalizando 500 milhões apenas na primeira semana.
Favorito de muitos, criticado por outros
Apesar de inegavelmente ser um jogo incrível e ter uma recepção muito boa da crítica, parte dos fãs da franquia não gosta de alguns aspectos de GTA IV. Ao contrário de San Andreas, o título mais popular da Rockstar, a saga de Niko Bellic é mais pé no chão em sua narrativa, mostrando as dificuldades da vida de um imigrante recém-chegado nos Estados Unidos tentando alcançar o famoso “sonho americano”.
O jogo possui uma “aura cinza”, tendo uma paleta de cores mais fechada para refletir tanto a seriedade da história, quanto para combinar com o cenário de Liberty City, a versão de Nova Iorque do universo da Rockstar.
A jogabilidade reflete esse realismo do título, possuindo controles mais pesados tanto para as armas quanto para dirigir os carros. As críticas dos fãs em torno disso foram o ponto principal para que seu sucessor tivesse uma jogabilidade mais “arcade“.
A história também é divisiva, para alguns sendo a melhor narrativa de toda a franquia justamente pelo seu tom mais sério, enquanto outros preferem o estilo de história mais absurdo e muito mais puxado apenas para a paródia, como em San Andreas e GTA V.
Hey, cousin! Let’s go bowling!
Mas se há um aspecto do jogo que é uma unanimidade entre os jogadores, este se chama Roman Bellic. Com um sistema presente no título para desenvolver relacionamentos, ele permite que Niko saia para alguns lugares, incluindo beber, com alguns personagens e até mesmo namoradas.
Porém, o fato de Niko ter um celular acaba se tornando um erro quando se trata de seu primo. O homem é extremamente insistente quando quer sair com seu parente, ligando nas horas mais inconvenientes e com bastante frequência, sendo a atividade mais sugerida por ele, o boliche.
Sua icônica frase “Hey, cousin! Let’s go bowling!” tornou-se um dos maiores memes de toda a franquia, rendendo vídeos divertidíssimos.
A espera por GTA IV Remastered
Apesar do sucesso e do carinho dos fãs pelo título, não se sabe exatamente por que a Rockstar ainda não fez uma versão remasterizada para PlayStation 4. Talvez eles não queiram que GTA 5 divida os holofotes com seu antecessor.
Após o primeiro Red Dead Redemption receber uma versão atualizada, rumores surgiram de que a história de Niko seria a próxima a receber o mesmo tratamento. No entanto, meses se passaram e nenhuma atualização dos rumores surgiu. O que resta aos fãs é aguardar a boa vontade da Rockstar em realizar esse desejo.
Confira outros conteúdos Manual dos Games:
- Returnal pode receber novidades Amanhã, conforme postagem enigmática
- Dragons Dogma 2: Capcom comemora sucesso de vendas pagando mais a acionistas
- Mudança no Traje de Eve em Stellar Blade Causa Revolta e Petição Online
- Receita da Xbox dispara com um aumento de 51%
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!