Na semana passada, tivemos o anúncio de que o estúdio 343 Industries, responsável pela franquia Halo desde que a Bungie decidiu não trabalhar mais com a Microsoft, havia mudado de nome para Halo Studios. Isso significaria uma série de mudanças no estúdio, como a engine, que agora seria a Unreal Engine 5, e um foco em fazer com que os próximos títulos da franquia realmente tenham um direcionamento correto.
Porém, Will Waltz, ex-animador sênior da 343 Industries, fez uma publicação em seu LinkedIn duvidando das mudanças prometidas pelo estúdio. Ele começou o texto contando que trabalhou na 343 durante 13 anos, e que não recomenda que as pessoas trabalhem lá. Ainda fez uma comparação, dizendo que é como a Comcast ao mudar de nome para Xfinity e “esperando que ninguém repare”.
“Para ser claro, os funcionários são alguns dos melhores da indústria, porque temos boas memórias de Halo e a Microsoft paga bem, mas a liderança é um câncer, o Pierre principalmente, e você vai odiar o quão limitados criativamente eles são.” Declarou Waltz em sua postagem.
- Rumor: Xbox deixará de vender seus consoles na Arábia Saudita
- 343 Industries vira Halo Studios e promete diversas mudanças
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Liderança do estúdio demitiu funcionários que sugeriram usar a Unreal em Halo
Waltz também declarou que, mesmo com a mudança de engine para a Unreal, “com certeza os executivos encontrarão uma maneira de fazer com que não seja divertido trabalhar lá“. O animador narrou como a equipe gostaria ter trocado para a Unreal Engine desde antes da produção de Halo Infinite, lançado em 2021, começar.
Ele também comentou que Pierre, líder do estúdio, e os diretores lutaram contra a mudança de engine, e ainda demitiram os principais funcionários que clamavam pela mudança. “[demitiram] alguns dos melhores da indústria (nós) e então finalmente aceitaram o nosso conselho.” Finalizou.
A 343 Industries tem sido alvo de críticas dos fãs da franquia desde que assumiram a marca, aparentemente por não entregar o que seria esperado de um jogo da série e tomando algumas decisões questionáveis. Halo Infinite, último lançamento do estúdio, não fez o sucesso que a Microsoft esperava, o que provavelmente finalmente forçou as mudanças dentro do estúdio.