O termo ‘síndrome do gamer’ tem se alastrado entre os jogadores pela internet. A falta de interesse em novos jogos ocorre por diversos motivos, que variam de pessoa para pessoa. No entanto, segundo uma pesquisa realizada pela Newzoo, plataforma que agrega dados sobre PCs e consoles, e compartilhada publicamente pela Pushtotalk, boa parte dos jogadores parece preferir jogos com pelo menos seis anos de existência.
De acordo com os dados da Newzoo, entre 2021 e 2023, muitos jogadores têm dedicado seu precioso tempo livre a jogos considerados antigos, enquanto jogos com até três anos desde o lançamento são cada vez mais deixados de lado. Em 2022, apenas 19% dos entrevistados demonstraram interesse em jogar os títulos mais recentes.
Sobre a Pesquisa com os jogadores
Os jogos “novos” da pesquisa são considerados a partir do dia 1° de janeiro de 2022, porém o maior interesse dos jogadores em jogos novos veio somente em 2023, que teve o maior teto de interesse em jogos mais recentes, com 23% dos jogadores querendo uma nova experiência. Os dados só demonstram que, mesmo com novos jogos vindo com excelentes qualidades técnicas e diversas tecnologias impressionantes, boa parte deles não consegue manter os usuários interessados por tempo o suficiente, e estes mesmos usuários acabam voltando para seus jogos de conforto lançados a mais tempo.
- Plano mais barato do Game Pass não inclui Diablo 4, Starfield e outros títulos
- Diablo IV: Vessel of Hatred revela companions em novo trailer na gamescom
- Siga nosso site no Google Notícias agora e seja o primeiro a saber das últimas notícias
Não se sabe exatamente o que leva essa decisão, e como dito anteriormente, pode variar de pessoa para pessoa, onde cada um busca uma experiência nos video games de maneiras diferentes, mas é algo preocupante e que os estúdios e produtoras deveriam levar em considerações ao aprovar seus próximos grandes títulos no futuro próximo.