Hoje em dia, parte dos estúdios de jogos tentam conquistar a atenção dos jogadores através do disputado mercado de jogos de serviço, que tem focado em trazer uma “jogabilidade infinita” e gerar renda ao longo do tempo com microtransações, passes de batalha e outros estilos de monetização. Os Multiplayer tem surgido aos montes nos últimos tempos, mas será mesmo que é isso que os jogadores querem?
Uma pesquisa realizada pela MIDia Research indica que os jogadores preferem muito mais jogar games singleplayer do que multiplayer, por diversos motivos único para cada jogador. E mesmo com essa clara preferencia, algumas produtoras tem alocado seus recursos e estúdios para seguir a tendência de jogos multiplayer, tornando o mercado cada vez mais volátil e instável para novos jogos tentarem conquistar seu espaço.
Pesquisa foi realizada com jogadores ao redor do mundo
Segundo a pesquisa, cerca de 53% dos jogadores — em um levantamento realizado com 9 mil pessoas ao redor do mundo — preferem jogar um jogo singleplayer em vez de multiplayer, especialmente em idades mais avançadas, quando o tempo e a dedicação para jogos multiplayer diminuem consideravelmente. Assim, não há tanto tempo disponível para investir nesse tipo de jogo, cujo objetivo é manter o jogador engajado pelo maior tempo possível.
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Com a mudança drástica em alguns estúdios, a expectativa das produtoras é de replicar o sucesso de jogos como Fortnite, Roblox e League of Legends, mas alguns desses casos podem ser extremamente desastrosos.