A novela da aquisição da Kadokawa pela Sony parece ter ganhado mais um capítulo, com o surgimento de novas informações obtidas pela Bloomberg.
Após os rumores sobre uma possível oferta da Sony a empresa terem sido confirmado pela própria Kadokawa que, segundo fontes, estaria sendo motivado pela própria Kadokawa para fugir de uma possível aquisição hostil, as informações da Bloomberg trazem mais luz para todo o caso.
Sony teria interesse apenas no setor de games e animes da Kadokawa
Segundo matéria publicada hoje (26/11) pela Bloomberg, a Kadokawa e a Sony estariam flertando com a possibilidade dessa aquisição a um bom tempo, porém, um grande empecilho impedia que as negociações fossem em frente: a Kadokawa gostaria de ser comprada com todos os seus ativos, enquanto a Sony gostaria de adquirir apenas a divisão de animes e jogos do conglomerado.
Além de seus investimento na área de animes, mangás e jogos, o que inclui estúdios famosos como a From Software e Spike Chunsoft, e direitos sobre animes de sucesso como Sword Art Online, a Kadokawa também tem investimentos em outros setores, sendo dona da famosa revista de jogos japonesa Famitsu.
De acordo a matéria da Bloomberg, publicada por Takashi Mochizuki, é a primeira vez que as duas empresas chegam a mesa de negociação, sinalizando que, de fato, a possibilidade de aquisição é real.
O interesse da Sony no conglomerado pode ter como objetivo não apenas obter controle dos estúdios renomados como a From Software, mas também assimilar o seu catálogo de animes a Crunchyroll, que pertence a Sony. Além da Crunchyroll, a Sony também é dona da Funimation e da Aniplex.
- Possível aquisição da FromSoftware pela Sony é vista como empolgante por ex-presidente da Blizzard
- Kadokawa Corporation confirma interesse da Sony em adquirir a empresa
- Siga nosso site no Google Notícias agora e seja o primeiro a saber das últimas notícias
Empresa estaria fugindo de aquisição hostil
Após a confirmação da Kadokawa de que realmente havia uma oferta da Sony, usuários da rede social X apontaram um fato interessante que pode ser o fator principal para que essa aquisição de fato ocorra. O conglomerado sul-coreano Kakao estaria de olho na empresa japonesa, e supostamente, estaria fechando o cercado para uma aquisição hostil.
O fato foi trazido a tona por Shinobi602, famoso insider da indústria de jogos, que deu a entender que o vazamento da informação sobre a oferta da Sony foi feita de maneira intencional, com o objetivo de aumentar o valor das ações da Kadokawa, impedindo que a Kakao compre mais ações e tome o controle da empresa antes que a Sony possa efetuar a aquisição.
Outro usuário chamado Mr. Clutch apontou o fato de que a Kakao já havia se tornado a investidora majoritária do conglomerado, reforçando as suspeitas da tentativa de aquisição por parte da sul-coreana e as motivações para a aproximação entre Sony e Kadokawa.
Até o momento, nenhuma das empresas envolvidas deram mais declarações a respeito do andamento das negociações ou comentários a respeito dos rumores. Segundo a Kadokawa, em comunicado público emitido no último dia 20, a empresa está analisando a proposta, e informará o público e imprensa quando uma decisão a respeito da proposta de aquisição da Sony for tomada.
Fonte: Bloomberg