Pesquisar

Missão Impossível: Do pior ao melhor filme da franquia

Uma franquia impossível de não se apaixonar!

Os cinemas voltam a receber o icônico agente Ethan Hunt, interpretado pelo “ator-dublê” Tom Cruise, a partir de 13 de julho de 2023, com a chegada de Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1, o sétimo título da série de filmes de ação.

Dessa forma, torna-se possível organizar em um top 7 todos os filmes da empolgante franquia Missão Impossível, desde seu primeiro lançamento, em 1996, até a mais recente aventura protagonizada por Tom Cruise.

Dito isso, a fim de trazer um ranking fidedigno, levamos em consideração as avaliações do site Rotten Tomatoes, que contém diversas análises e críticas de especialistas do ramo cinematográfico, além de reunir a opinião de parte do público geral.

Contudo, antes de mergulharmos no objetivo principal, cabe fazer um esclarecimento sobre como funciona a forma de avaliação do Rotten Tomatoes:

  • “Tomate podre”: Simbolicamente destinado aos filmes com 59% ou menos de aprovação no Rotten Tomatoes.
  • “Tomate fresco”: Simbolicamente destinado aos filmes com 60% ou mais de aprovação no Rotten Tomatoes.

Nesse sentido, confira abaixo o ranking completo da franquia Missão Impossível, do pior ao melhor, de acordo com o Rotten Tomatoes, além do “consenso” da crítica, também divulgado pelo site.

7º. Missão Impossível 2 (2000): 56%

Único “tomate podre” de toda a franquia, Missão Impossível 2 não atingiu a mesma aprovação de seu antecessor entre os críticos e muito menos encantou o público.

Em sua trama, o agente secreto Ethan Hunt (Tom Cruise) retorna para liderar sua equipe em uma missão que almeja capturar um vírus mortal antes que ele seja liberado por terroristas.

Consenso da crítica: “Seu crânio pode desejar mais substância, mas seus olhos vão se deliciar com as incríveis sequências de ação.”

Avaliação do público: 42%

6º. Missão Impossível (1996): 66%

Primeiro filme lançado, o nostálgico título entrega o que promete, sendo o suficiente para iniciar com o pé direito a franquia e causar curiosidade a quem aceitar a missão de maratona-la.

No enredo do longa-metragem, o agente do governo Ethan Hunt e seu mentor, Jim Phelps (Jon Voight), embarcam em uma missão secreta que toma um rumo desastroso, tornando Ethan o principal suspeito de um assassinato.

Consenso da crítica: “Cheio de efeitos especiais, o longa-metragem dirigido por Brian De Palma é um espetáculo arrebatador, mas seu enredo às vezes é complicado.”

Avaliação do público: 71%

5º. Missão Impossível 3 (2006): 71%

Após o segundo filme não obter o sucesso esperado, o terceiro título subiu o nível da franquia ao trazer Ethan Hunt em frente ao inimigo mais difícil de sua carreira até então: Owen Davian (Philip Seymour Hoffman), um negociante internacional de armas e informação que é tão esperto quanto implacável.

Consenso da crítica: “Em ritmo acelerado, com acrobacias e efeitos especiais de arregalar os olhos, Missão Impossível 3 oferece tudo o que um fã de ação poderia pedir. Um emocionante filme para assistir com pipoca durante o verão.”

Avaliação do público: 69%

4º. Missão Impossível – Protocolo Fantasma (2011): 93%

Chegando bem próximo ao pódio de Missão Impossível, o primeiro sucesso incontestável deste ranking, ao menos entre os críticos, é Protocolo Fantasma.

Na trama do quarto filme da franquia, a equipe de nosso protagonista é fechada após ser envolvida em um plano terrorista internacional, fazendo com que o agente Ethan Hunt e seus aliados se esforcem em busca de limpar o nome da organização.

Consenso da crítica: “Elegante, rápido e cheio de cenários emocionantes, o quarto Missão Impossível é um filme de grande orçamento que realmente funciona.”

Avaliação do público: 76%

3º. Missão Impossível – Nação Secreta (2015): 94%

Abrindo o pódio deste ranking, Nação Secreta, quinto filme da série, representa basicamente um “empate técnico” em questão de qualidade com seu antecessor – com apenas 1% a menos de aprovação entre os críticos – mas obteve ainda mais sucesso entre o público.

Em seu enredo, o agente do governo Ethan Hunt e sua equipe enfrentam uma das missões mais difíceis: erradicar o Sindicato, uma organização secreta de assassinos que está empenhada em destruir a organização IMF.

Consenso da crítica: “Missão Impossível – Nação Secreta continua o emocionante ressurgimento da franquia – e prova que Tom Cruise continua sendo uma estrela sem igual em cenas de ação.”

Avaliação do público: 87%

2º. Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1 (2023): 96%

Assumindo o posto de preferido do público, o mais recente título da franquia tomou o segundo lugar entre os críticos e alcançou o incrível feito de ultrapassar a casa dos 90% nas duas bases de classificação do Rotten Tomatoes, ou seja, grande sucesso entre a crítica especializada e o público geral.

Em Acerto de Contas Parte 1, Ethan e a equipe do IMF formada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames) recebem mais uma importante missão: rastrear uma nova e aterrorizante arma que, se cair em mãos erradas, pode representar uma grande ameaça para toda a humanidade.

Consenso da crítica: “Com apostas que ameaçam o mundo e cenários épicos para combinar com esse título massivo, Missão Impossível – Acerto De Contas Parte 1 prova que esta ainda é uma franquia que você deve escolher assistir.”

Avaliação do público: 93%

1º. Missão Impossível – Efeito Fallout (2018): 97%

Com apenas 1% a mais de aprovação entre os críticos no momento da produção desta lista, Efeito Fallout ainda assim supera o mais recente filme estrelado por Tom Cruise, além de ser o segundo filme preferido do público, deixando em boas mãos o título de “melhor Missão Impossível” até o momento.

No sexto filme da série, Ethan Hunt se encontra em uma perigosa tarefa para recuperar um plutônio roubado, mas opta por salvar sua equipe em vez de completar a missão. Graças à sua decisão, armas nucleares caem nas mãos de agentes altamente qualificados e que pertencem a uma rede mortal.

Consenso da crítica: “Rápido, elegante e divertido, Missão Impossível – Efeito Fallout faz jus à parte ‘impossível’ de seu nome, estabelecendo um novo padrão para cenários insanos em uma franquia cheia deles.”

Avaliação do público: 88%

Veredito

Com apenas um “tomate podre” em sete filmes, além de diversos sucessos de bilheteria e crítica em mais de duas décadas de franquia, Missão Impossível se reafirma em sua qualidade a cada filme lançado, demonstrando que, não importa qual seja a missão, Tom Cruise entregará aos fãs de Ethan momentos divertidos e de tirar o fôlego.

Confira outras notícias recentes abaixo:

Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: