A Nintendo continua sua ofensiva contra a emulação e a pirataria. O primeiro a cair foi o emulador Yuzu, em março deste ano, e o próximo alvo parece ser o Ryujinx, que aparentemente também está prestes a ser encerrado.
A base jurídica para o fechamento desses emuladores tem sido a alegação de que eles são ferramentas que facilitam e propagam a pirataria de seus produtos. A informação disponível no momento é que o criador do Ryujinx foi contactado pela Nintendo e recebeu uma oferta de acordo para apagar tudo relacionado ao projeto e interromper seu desenvolvimento.
É importante destacar que a página de download do Ryujinx ficou completamente inacessível após o contato da Nintendo. Confira a mensagem que foi publicada no servidor do Discord associado ao emulador de NS:
“Ontem, gdkchan foi contactado pela Nintendo e lhe foi proposto um acordo para interromper o trabalho no projeto, remover a organização e todos os ativos relacionados que estão sob seu controle”
“Em vez de deixá-los em pânico e especulação, decidi escrever esta curta mensagem para contar-lhes a verdade.”
om isso, três emuladores da Nintendo já foram completamente encerrados: Citra, que servia para emular o Nintendo 3DS, Yuzu e Ryujinx, que fazem a emulação do Nintendo Switch. A alegação é a mesma para os três: esses softwares promovem a pirataria.
Fonte: Eurogamer.
Por que a nintendo começou a caçar esses emuladores?
Os emuladores sempre foram uma questão a ser resolvida, mas, no caso dos dedicados ao Switch, foram desenvolvidos muito rapidamente, o que gerou uma grande base de usuários que jogava os títulos através desses softwares, em vez de adquirir um console.
- NS 2 chega no início de 2025, de acordo rumor
- Nintendo espera que as pessoas não a envolvam em guerras de console
- Siga nosso site no Google Notícias agora e seja o primeiro a saber das últimas notícias
Além disso, há o problema dos jogos que eram rapidamente vazados e podiam ser jogados por meio de emuladores. Essa combinação de fatores tem incomodado a empresa ao longo do tempo, incluindo a proteção da propriedade intelectual, concorrência desleal e pirataria de jogos. A Big N está decidida a dar um fim a todos esses emuladores, mas será que ela conseguirá?