Pesquisar

Crítica | Oppenheimer

Oppenheimer

Oppenheimer, o novo filme de Christopher Nolan

Oppenheimer é um dos filmes mais aguardados de 2023, principalmente por se tratar de uma produção dirigida por Christopher Nolan, famoso por filmes como Interestelar, Batman: O Cavaleiro das Trevas e Tenet.

O longa conta a história do físico Julius Robert Oppenheimer, conhecido como o pai da bomba atômica, mostrando desde o início de sua jornada, até o seu recrutamento para o Projeto Manhattan, culminando em um dos principais momentos que mudaram a história da humanidade para sempre com o uso do poder nuclear.

Destaque Oppenheimer 1 1024x576 1
Crítica | Oppenheimer 5

Não tenho a pretensão de discorrer ponto a ponto, pois a história é muito rica em detalhes e aborda os principais acontecimentos da vida de Oppenheimer, assim como sua angústia, sua ambição e seus arrependimentos.

O filme tem duração de 3 horas e 10 minutos, mas é bem dinâmico no desenvolvimento da história, abstraindo todos da noção do tempo decorrido. Nolan traz elementos interessantes que talvez serão utilizados em outros filmes, como o uso alternado entre preto e branco e colorido para contar a história de pontos de vista diferentes. Estratégia genial que enriquece a obra.

Destaque Oppenheimer IMAX
Crítica | Oppenheimer 6

Um ponto negativo que vale a pena comentar foi a desnecessária apelação à nudez e cenas picantes explícitas. Sabidamente poderiam ter sido tratadas de outra forma e, se retiradas, não afetam em nada a história.

A produção conta com vários atores incríveis, mas o destaque fica para Cillian Murphy, que entregou o seu melhor papel nos cinemas e é digno de ser indicado ao Oscar.

Um dos grandes destaques da produção é a qualidade sonora. O som é explorado como recurso que ilustra muitas vezes os momentos de reflexão e depressão do físico. Um som agoniante que mexe na alma e, se a pessoa for sensível, pode até sentir um mal-estar. O som é um maestro nessa obra e foi sabiamente aproveitado. Uma dica: se for possível, veja o filme em um cinema IMAX. Acredite. Você não vai se arrepender. Será uma experiência inesquecível.

Oppenheimer-não-vai-usar-cenas-em-CGI,-confirmou-Nolan
Crítica | Oppenheimer 7

E finalmente, Oppenheimer é um filme incrível para quem gosta de produções baseadas em acontecimentos reais. A produção entrega resultados de altíssima qualidade, nos leva de volta ao passado e nos faz sentir o peso das escolhas e decisões tomadas à época, bem como o medo de um futuro incerto com o desenvolvimento desse tipo de armamento por algumas nações. A mensagem final talvez seja a mais impactante e mostra que a ciência precisa andar junto com a civilidade, ou o fim da humanidade é inevitável.

oppheimer nota
Crítica | Oppenheimer 8

Confira outras notícias recentes abaixo:

Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no FacebookInstagramTwitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: