Um bom ano para os games! Mas há decepções…
A princípio, podemos dizer que 2023 é um ano com mais altos do que baixos para a indústria dos games. Entretanto, mesmo entre os diversos bons lançamentos, alguns jogos se destacam por serem verdadeiros “fiascos”, no que diz respeito à qualidade em geral.
Dito isto, preparamos uma lista com alguns dos piores jogos lançados até o último dia 9 de junho de 2023. Trouxemos seis títulos que receberam péssimas notas da crítica e do público neste primeiro semestre de 2023, levando também em consideração, além dos jogos “injogáveis”, o quesito “expectativa x realidade”. Dessa forma, também terão lugar aqui alguns títulos que não entregaram nem um pouco do que prometeram durante sua divulgação, se convertendo assim em algumas das piores experiências deste ano para seus consumidores.
Forspoken:
Lançamento: 24 de janeiro de 2023
Estúdio: Square Enix
Plataformas: PlayStation 5 e PC
E o primeiro título desta lista que “prometeu tudo e não entregou quase nada” é o famigerado Forspoken.
Após uma forte campanha de marketing da PlayStation, que contou até com um painel publicitário 3D em plena Times Square, o jogo da Square Enix foi uma verdadeira decepção.
Além de um grande downgrade de gráficos em relação às suas primeiras apresentações pré-lançamento oficial, o jogo também foi disponibilizado repleto de problemas de desempenho e bugs, principalmente na versão para PC, além de uma experiência vazia e pouco imersiva para aqueles que se aventuraram em sua campanha.
Assim, graças a esses e diversos outros problemas, é possível dizer que Forspoken é um dos piores jogos do ano até o momento.
Wanted Dead:
Lançamento: 14 de fevereiro de 2023
Estúdio: 110 Industries SA
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X / S e PC
Dos mesmos criadores do icônico e nostálgico Ninja Gaiden, este jogo gerou uma certa expectativa nos fãs da clássica franquia, além de alguns desavisados que se encantaram com seu trailer.
Com uma divulgação recheada de ação, tiroteio e cortes de espadas, tudo isso em formato hack and slash e em terceira pessoa, Wanted Dead não apresenta nada mais do que um visual “parcialmente bonito” em sua versão final.
Com uma mecânica de tiro que faz qualquer jogador passar raiva, além de uma baixíssima inteligência artificial dos inimigos, este jogo não se sustenta nem em sua ação com a espada, trazendo uma experiências abaixo do esperado.
Blood Bowl 3:
Lançamento: 20 de fevereiro de 2023
Estúdio: Nacon
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X / S e PC
Juntando futebol americano com o universo de Warhammer, este tinha tudo para ser um dos jogos mais divertidos do ano, mas passou bem longe. Diferente dos dois jogos anteriores, Blood Bowl 3 traz diversos problemas de desempenho e a aparência de um jogo incompleto, além de uma experiência inferior aos dois últimos lançamentos da franquia.
Como se tudo citado acima não fosse suficiente para o fracasso deste título, as microtransações abusivas presentes no jogo o transformam, sem dúvida, em um dos piores lançamentos deste ano, pelo menos até o início deste mês de junho.
Crime Boos Rockay City:
Lançamento: 28 de março de 2023
Estúdio: 505 Games
Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X / S e PC
Anunciado no último The Game Awards e surpreendendo a comunidade com seu lançamento logo neste início do ano, este é um jogo de tiro que chamou a atenção de todos pelos diversos astros de Hollywood presentes como personagens jogáveis.
No entanto, acredite, não há muitas mais qualidades a se apontar neste título. Com fases curtas, gameplay travado e inteligência artificial ruim dos NPCs, as únicas atrações de Crime Boos Rockay City são realmente a possibilidade de jogar com rostos conhecidos do entretenimento e seus gráficos até que atrativos. Nada que impeça-o de ser um dos piores jogos do ano.
Redfall:
Lançamento: 1 de maio de 2023
Estúdio: Bethesda Softworks
Plataformas: Xbox Series X / S, Xbox Cloud Gaming e PC
E se o primeiro título desta lista representou a PlayStation como um fiasco entre seus exclusivos, chegou a vez de um jogo do Xbox dar as caras, talvez até de forma ainda mais decepcionante que a concorrência.
Levando em consideração a expectativa que havia em torno deste jogo entre os donos de consoles da Microsoft e usuários do Windows, torna-se uma missão muito difícil saber por onde começar a destacar os erros de Redfall. Mecânica bugada, inimigos nem um pouco inteligentes e o jogo rodando a 30 fps são apenas alguns de seus problemas.
O público esperava muito mais de um jogo de terror em primeira pessoa desenvolvido pela Arkane Studios. No fim, beira o inacreditável esse título ter sido aprovado para lançamento, mesmo estando visivelmente incompleto.
The Lord of the Rings: Gollum:
Lançamento: 25 de maio de 2023
Estúdios: Daedalic Entertainment GmbH, Nacon e Daedalic Entertainment
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X / S e PC.
E por fim, temos nada menos que o último jogo desta lista a ser lançado e também o pior com folga. The Lord of the Rings: Gollum não aparenta ser um jogo da atual, nem sequer da última geração, perdendo em qualidade gráfica e mecânicas para diversos jogos lançados para PlayStation 3 e Xbox 360.
Com uma jogabilidade sem profundidade e cheia de problemas, gráficos pífios e um enredo que descaracteriza o icônico personagem Gollum, definitivamente este jogo não faz jus à grandeza do universo de “O Senhor dos Anéis” e dificilmente será superado como o pior jogo do ano.
Esses foram os jogos selecionados por nós como os piores lançamentos neste primeiro semestre da indústria dos jogos em 2023. Pretende dar uma oportunidade e jogar algum desses títulos? Basta se aventurar por sua conta e risco…
Confira outras notícias recentes abaixo:
- Phil Spencer afirma que a Xbox está preparada para 2024
- 10 Jogos em Oferta na Amazon, Confira!
- Atlas Fallen ganha nova gameplay
- Fim de uma era: Xbox Game Studios não está mais criando jogos para Xbox One
Portanto, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira