Durante o Big Festival 2023, o Manual dos Games teve a oportunidade de conversar com Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games). Ela explicou o papel da empresa para indústria nacional e abordou a constante batalha de tornar o Brasil cada vez mais competitivo no mercado global.
Qual é o papel da Abragames no mercado?
“Colocamos as empresas à frente dos tomadores de decisão e investidores para que encontrem negócios. Levamos elas em eventos internacionais, atraímos investimentos, buscamos maneiras de melhorar a mão de obra e procuramos por políticas públicas para fortalecer o setor”, explica a executiva.
A edição de 2023 do BiG Festival tornou-se a maior edição de todos os tempos, quebrando diversos recordes de público, número de empresas e muito mais. Para a Abragames, o evento é uma grande oportunidade: “O BIG Festival é quando trazemos o mundo para dentro do Brasil, é a hora em que eles conhecem o mercado nacional, como fazemos games”, disse Carolina.
Certamente, a valorização do mercado, bem como a valorização dos profissionais que fazem a indústria de fato acontecer, é algo que o nosso governo deveria aprender com o de fora. A vice-presidente da Abragames comentou sobre o jogo duro que é lidar com o poder público.
Falta um apoio sério do governo
Para que o Brasil avance e cresça no mercado, é preciso que o poder público jogue o mesmo jogo que nós. Declarações infelizes vindas de ministros e até do próprio Presidente Lula, que chegou a dizer que “os games estão ensinando a molecada a matar“, mostram a importância do diálogo e da batalha travada pela Abragames.
“O Brasil teve um aumento de mais de 500% no número de estúdios nos últimos 10 anos”, revelou Carolina. “Precisamos de uma base, o governo precisa entender o mercado de games como um setor sério, com potencial de renda, empregos… Sem esse olhar, nosso crescimento é comprometido”, explica.
“Falta vontade de entender o nosso ecossistema. Precisamos de um olhar sério do governo. O mercado de games gera e pode gerar muito mais empregos, contribuir para o crescimento do nosso PIB… “Estamos abertos para explicar, debater e encontrar caminhos para fortalecer o mercado nacional de games”, acrescentou.
O Big Festival 2023 ficou mascarado como a maior edição do festival. Foram mais de 50 mil visitantes, além de 725 empresas e 1.486 profissionais do setor.
Com o sucesso da edição, o BIG Festival já tem data marcada para a 2024. O evento acontecerá de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo, com expectativa de continuar com a crescente de público, jogos e empresas participantes.
Confira outras notícias recentes abaixo:
- Hot Wheels | J.J. Abrams revela detalhes sobre o filme
- The Last of Us | Co-criador da série cita mudança que acontecerão na 2ª temporada
- Nosferatu | Robert Eggers diz estar “indo além do próprio limite” no remake
- Superman: Legacy | História não será um “filme de origem”, afirma James Gunn
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!