Após muita expectativa, a beta de Valorant para os consoles PS5 e Xbox Series finalmente chegou ao Brasil, trazendo o famoso FPS tático da Riot Games para um novo público. Por muito tempo a ideia de portar jogos táticos como CS e Valorant para os consoles foi tratada como piada, já que, em teoria, seria impossível ter a precisão que esses jogos requerem usando um controle, mas será que a Riot conseguiu essa proeza?
Confira as nossas primeiras impressões da beta de Valorant, jogada no PS5!
Comprar, gastar grana, traaa neles, e acabou né?
Valorant é um FPS tático 5×5 baseado em heróis, pegando elementos de jogos como Counter Strike e Overwatch para criar sua própria fórmula de gameplay. Tendo como seu modo padrão o já conhecido plante a bomba, a dinâmica de ataque e defesa funciona extremamente bem, já que ambos os times jogarão nos dois lados do mapa, garantindo partidas justas.
Assim como outros jogos do gênero, o objetivo maior é acumular dinheiro durante os rounds para comprar melhores equipamentos e conseguir vantagem tática, se tornando o grande lado estratégico de Valorant. A grande sacada do jogo da Riot Games é que, ao invés de termos acesso a itens como granadas, escudos e outros apetrechos que podem ser comprados por todos os jogadores, aqui temos habilidades únicas para cada agente, que vão desde habilidades mais simples como uma bomba de fumaça ou uma poça de veneno no chão, escalando para teleportes, cura e ressurreição.
Todos os personagens tem um kit extremamente único, o destacando em diferentes posições, como por exemplo: Phoenix é um agente focado em duelos, sendo ótimo para confundir o inimigo graças a sua habilidade Bola Curva, que pode cegar os inimigos, além de sua ultimate o reviver caso seja morto após sua ativação. Já Viper é excelente em manter o controle de uma área, graças a sua parede de toxina e sua habilidade ultimate, que permite deixar uma área inteira coberta por uma fumaça verde, dificultando a visão dos adversários.
Não apenas as habilidades diferenciam os Agentes, já que todos possuem uma personalidade única, cativando os jogadores com suas falas durante as partidas, criando um laço afetivo do jogador com seu agente favorito.
Com 24 agentes diferentes lançados até o momento, a variedade de Agentes é o suficiente para tornar cada partida única, podendo se tornar uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que isso cria uma variedade de gameplay, pode se tornar um pouco complicado para novos jogadores entenderem o que exatamente está acontecendo ao encontrarem um Agente nunca antes visto, já que suas habilidades são um mistério. Tal problema é bem conhecido de jogos baseados em heróis como LoL, também da Riot, criando uma camada extra de complexidade.
Quem disse que controles não tem precisão?
Como prometido pela Riot Games, o feeling de jogar Valorant no PC foi mantido com maestria em sua versão para consoles, trazendo controles extremamente bem adaptados para os controles. Apesar de oferecer dois layouts diferentes de configurações de botões por padrão, é possível remapear completamente seu layout de botões.
Como já esperado, a versão de Valorant nos consoles possui aim assist, porém extremamente leve, beirando o imperceptível, valorizando a habilidade do jogador acima de tudo. Não apenas isso, mas a Riot trouxe uma feature exclusiva para os consoles na tentativa de ajudar na assistência de mira com os controles: o modo foco.
Funcionando essencialmente como uma ”stance”, o modo foco faz com que o jogador se mova mais devagar mesmo em pé, possibilitando uma maior precisão na hora de atirar sem a necessidade de abrir a mira do scope para isso.
Apesar de não ser perfeito e ainda haver algumas inconsistências com a mira, o sistema de auxílio de mira criado pela Riot foi a decisão perfeita para manter a integridade tática e competitiva de Valorant, recompensando os jogadores mais habilidosos com tiros precisos e um tempo de resposta extremamente rápido, o que acabaria se perdendo caso um sistema de aim assist mais pesado fosse aplicado, como acontece em outros jogos de FPS para os consoles.
Cross-progression com o PC
Apesar de não ter crossplay com os jogadores do PC por motivos óbvios, jogadores que jogam a versão de PC de Valorant levarão seus agentes desbloqueados, suas skins, nível e passe de batalha para a versão de console, possibilitando que o jogador alterne entre as duas versões do jogo sem perder nenhum progresso.
Todos os modos de jogo, incluindo o competitivo, tem crossplay completamente integrado entre os consoles PS5 e Xbox Series X e S, permitindo que os jogadores das duas plataformas joguem juntos e até mesmo se adicionem como amigos através do sistema de contas da Riot, o Riot ID.
Para jogadores de outros jogos da Riot (como eu), também é possível verificar sua lista de amigos herdada de jogos como LoL, TFT e Legends of Runeterra, podendo dar aquela espiadinha na atividade recente de seus amigos online.
Um novo vício chamado Valorant
Eu honestamente não imaginava que a Riot Games conseguiria novamente me viciar em um outro jogo deles que não fosse 2XKO, mas aconteceu. Após cerca de 8 anos jogando League e ”limpo” a quase 2, a Riot novamente me fisgou com força com o port de Valorant para os consoles, graças a seu design de personagens extremamente cativante e gameplay pra lá de divertido.
A questão é: a lua de mel irá durar até que eventualmente comece a me aventurar pelas filas ranqueadas? Só o tempo dirá, mas até lá, eu e minha Viper estaremos erguendo uma cortina de fumaça no corredor e plantando a spike na B.