Após meses de rumores, o PS5 Pro finalmente foi anunciado em uma transmissão oficial da PlayStation no último dia 10. Após Mark Cerny explicar as novidades do novo console, como uma GPU 45% mais eficiente que a do modelo padrão, o seu preço oficial foi revelado: a bagatela de U$699. Para efeitos de comparação, o PS4 Pro foi lançado a 399 dólares, o antigo preço da edição padrão do console, que acabou sendo reduzido na época.
Como já era de se esperar, o valor da versão melhorada do PS5 causou muita polêmica na internet. Alguns defendem o preço, alegando que um PC com as mesmas capacidades custaria um valor ligeiramente superior, enquanto outros não acham a faixa de preço do PS5 Pro sustentável de forma alguma. A Digital Foundry, em seu recente vídeo no canal do YouTube no qual analisou as imagens dos jogos rodando no PS5 Pro, expressou preocupação com o preço do console no sentido do que isso pode significar para o futuro da Sony.
- PS5 Pro: Vince Zampella, da EA Games, defende preço do console
- Horizon Zero Dawn Remaster é Classificado para PS5 e PC
- Grupo exclusivo PS5 Pro: Seja o primeiro a garantir o console no Brasil!
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
PS5 Pro abriria possibilidade para um novo erro no nível PS3?
Para aqueles que não lembram, o PlayStation 3 sofreu com uma polêmica fortíssima no seu lançamento, em novembro de 2006. Enquanto o Xbox 360, lançado 1 ano antes, custava 399 dólares, a Sony decidiu lançar o seu console de sétima geração no preço de 599 dólares. Isso impulsionou as vendas do console da Microsoft, e a PlayStation sofreu com problemas durante quase toda a geração por conta dessa decisão, se recuperando somente ao final dela.
A questão do PS3 é basicamente a fundação da preocupação dos analistas da Digital Foundry, que declararam em seu vídeo:
“A natureza do preço de $699 abre uma discussão muito mais interessante sobre o futuro dos preços dos consoles em geral, fora da ideia de uma oferta de hardware premium. O PS5 Pro de hoje não é uma proposta para o público geral, mas pode-se imaginar que a próxima geração do PlayStation 6 definitivamente será. O PS5 padrão com uma unidade de disco foi lançado com um valor de US$ 100 a mais sobre o PlayStation 4 Pro – o que certamente levanta questões incômodas sobre os preços futuros dos consoles se a mesma coisa acontecer com o PS6 vs PS5 Pro.“
“Não acho que nenhum dono de plataforma possa entrar na décima geração com preços no de nível Pro e, se o fizerem, poderemos estar olhando para uma repetição – ou algo ainda pior – do desastre de lançamento do PlayStation 3. E uma situação como essa com uma nova geração pode fazer com que as pessoas analisem suas opções, e acho que tanto a Microsoft quanto a Valve talvez entendam isso.“
Em resumo, o problema dos analistas não é com o preço do PS5 Pro em si, mas com a possibilidade que isso traz da Sony também colocar um valor alto no futuro PlayStation 6 em seu lançamento.