O lançamento oficial do PS5 Pro finalmente chegou, marcando a estreia do novo console de meio de geração da Sony. Nos últimos dias, diversos veículos especializados têm surgido na internet, apresentando comparações técnicas detalhadas entre a versão base do PS5 e a nova versão Pro. Um dos destaques é o canal ElAnalistaDeBits, conhecido por seus comparativos técnicos.
Entre os jogos analisados pelo canal, Bloodborne é um dos que mais gerou expectativas entre os fãs, ao trazer a possibilidade de rodar a 60 FPS e em 4K nativos, graças ao poder ampliado da plataforma. Este título é, sem dúvida, um dos mais queridos pelos jogadores, que até hoje clamam por uma versão remasterizada, sonhando com as melhorias mencionadas.
Bloodborne não demonstra quase nenhuma melhoria significativa no PS5 Pro
De acordo com o comparativo feito pelo canal, Bloodborne quase não apresentou melhorias gráficas significativas ou de taxa de quadros, provavelmente por se tratar de um título de PS4 que roda via retrocompatibilidade e não de forma nativa no PS5 Pro. O canal destaca que, para esses casos, o novo console oferece algumas melhorias que tornam a experiência mais satisfatória, mesmo em jogos de gerações anteriores. Confira o comparativo:
O PS5 Pro oferece algumas melhorias para títulos do PS4 em geral, aumentando a qualidade gráfica de muitos jogos. Alguns títulos apresentam melhorias mais evidentes, outros menos, mas, no geral, as diferenças são quase imperceptíveis. Em Bloodborne, especificamente, essa limitação ocorre devido ao código do jogo, que impede boa parte das melhorias devido à maneira como a programação foi feita. A limitação de frames, por exemplo, é imposta pelo próprio jogo, e não pela plataforma.
- Comparativo entre o PS5 Pro e PS5 base mostra melhorias em Final Fantasy 7 Rebirth
- PS5 Pro: Alan Wake 2 recebe vídeo comparativo no console
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Um dos pontos que deixou a desejar foi a incapacidade de reduzir o serrilhamento gráfico, que ainda é bastante perceptível no poderoso console da Sony. A expectativa agora é que, no futuro, a Sony, em parceria com a FromSoftware, possa liberar algum patch de correção para o jogo. Somente assim o título poderá receber melhorias significativas.