Com o anúncio do PS5 Pro, veio a confirmação de que a Sony realmente estava trabalhando em uma tecnologia própria de upscale da imagem dos jogos. O PSSR tem o mesmo objetivo de outras tecnologias como o DLSS e o FSR, que utiliza inteligência artificial para melhorar a resolução da imagem. Ou seja, por mais que um jogo esteja rodando em uma resolução menor, a imagem no seu monitor ou TV vai parecer ser de uma resolução maior, podendo chegar muito próximo do visual de um 4K nativo.
A Wcctech entrevistou Gergo Horvarth, um programador gráfico da Gaijin Entertainment, sobre as suas impressões sobre o PS5 Pro, já que dois jogos do estúdio receberam patches de melhoria para o console. De acordo com Horvarth, a nova versão do PS5 não traz um upgrade tão significativo quanto foi do PS4 para o PS4 Pro, mas o console alcançará o seu objetivo de qualquer forma graças ao PSSR.
“Embora o aumento de ~45% na velocidade de renderização seja impressionante por si só, a verdadeira evolução, na minha opinião, é a adição da Machine Learning Architecture que possibilitou o PSSR. Ao conseguir renderizar em resoluções mais baixas e ainda manter a mesma fidelidade visual, podemos liberar uma quantidade enorme de recursos. Essa tecnologia será especialmente útil quando combinada com o ray tracing.” Comentou o programador.
Ele também comentou que, enquanto trabalhavam com o PS5 Pro, chegaram à conclusão de que a tecnologia é melhor em comparação a da AMD, FSR, e no mesmo nível das tecnologias da Intel e da NVIDIA, XeSS e DLSS. Horvarth também falou sobre como acha impressionante a Sony já ter entregue de primeira um resultado tão bom em comparação às tecnologias que já estão há bem mais tempo no mercado.
- PS5 Pro está vendendo mais rápido que o PS4 Pro, revela Sony
- PS5 Pro vs Xbox Series X: Qual é o console mais poderoso?
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Diferenças do PS4 Pro para o PS5 Pro
Horvarth também explicou porque acredita que o PS4 Pro era mais robusto que o atual console mais poderoso da PlayStation, e aponta que o upgrade de CPU foi mais significativo na oitava geração. Ele também aponta que, apesar da melhoria na GPU do PS5 Pro, na geração anterior o PS4 Pro acabou tendo mais que o dobro de Teraflops que a sua versão padrão.
Porém, ele também afirma que o objetivo do PS4 Pro era conseguir reproduzir jogos em 4K, enquanto o objetivo do atual console é melhorar o Ray Tracing, e que os objetivos foram concluídos em ambos os casos.
O PS5 Pro foi lançado no último dia 7 de novembro, e de acordo com o CEO da Sony, Hiroki Totoki, está vendendo ainda mais rápido que o seu antecessor, o PS4 Pro.