A Sony Interactive Entertainment anunciou recentemente um novo aumento nos preços dos consoles PlayStation 5 (PS5) no Japão, a partir do dia 2 de setembro. Este será o terceiro reajuste de preço do PS5 no país desde o seu lançamento em novembro de 2020.
Detalhes do reajuste do PS5
De acordo com a postagem no blog oficial da PlayStation Japão, ambos os modelos do PS5 — o modelo com leitor de discos e a versão digital — terão seus preços elevados em 13.000 ienes, o que equivale a aproximadamente US$ 90 ou R$ 495,00 na cotação atual. Esse aumento representa uma alta significativa e levanta questionamentos entre os consumidores sobre os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão.
Embora a Sony não tenha divulgado oficialmente as razões por trás desse aumento, especula-se que a decisão esteja ligada a diversos fatores, como flutuações cambiais, aumento nos custos de produção e logística, e a inflação global que tem afetado a indústria de tecnologia.
Possíveis impactos globais?
Ainda não há informações sobre a possibilidade de esse aumento de preço ser replicado em outros mercados. No entanto, dado o histórico de ajustes de preço em regiões específicas que posteriormente se expandiram globalmente, como aconteceu com o aumento do PS5 em 2022 em várias regiões fora dos EUA, há uma preocupação crescente entre os jogadores de que essa tendência possa se estender a outros países, incluindo o Brasil.
- PS5 Pro: Desenvolvedores estão adiando seus jogos para esperar o lançamento do console
- Sony está de olho no mercado de portáteis após sucesso do PS Portal, revela insider
- Motivos para o adiamento da versão de Black Myth: Wukong no Xbox podem ter sido revelados
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Apesar dos desafios, o PS5 continua sendo um sucesso de vendas global, com mais de 61 milhões de unidades vendidas até o momento. Esse número impressionante reflete a forte demanda pelo console, apesar dos problemas de disponibilidade e dos aumentos de preço que já ocorreram em vários mercados.