Apesar de ser mais conhecida por The Order: 1886, que não foi um grande sucesso de PlayStation 4 na época, a Ready at Dawn atualmente trabalhava com jogos VR, tendo iniciado por essa rota desde 2017, e sendo adquirida pela Meta (conhecida antigamente somente como Facebook). Desde então, o estúdio fazia parte do que era chamado de Oculus Studios dentro da empresa.
Ready at Dawn foi responsável por dois grandes jogos de VR: Echo VR e Lone Echo, elogiados por crítica e público. Echo VR ainda tinha uma boa quantidade de jogadores fiéis, quando a Meta decidiu encerrar o jogo e realizar cortes no estúdio em fevereiro.
De acordo com a Android Central, o fim do estúdio faz parte de um novo objetivo dentro da Meta, que cortou o orçamento da divisão Reality Labs em 20%. Um porta-voz da empresa afirmou que os cortes não estavam sendo feitos apenas para “guardar dinheiro”, e sim que a razão desses cortes é para garantir que a divisão aja de acordo com esse limite de orçamento, e assim a Oculus Studios possa ter um “impacto a longo prazo melhor” dentro do desenvolvimento de realidade virtual.
A Meta encorajou os desenvolvedores da Ready at Dawn a tentarem emprego em outros setores dentro da Oculus Studios, já que querem manter a maior quantidade possível de desenvolvedores talentosos.
Ready At Dawn tinha planos para uma sequência de The Order
Apesar da recepção morna do exclusivo de PlayStation 4, o insider Shinobi602 afirma que a desenvolvedora tinha planos para uma sequência de The Order: 1886, lançado originalmente em fevereiro de 2015. De acordo com Shinobi, com a engine já feita, o que havia sido o maior desafio do primeiro jogo, a Ready at Dawn pretendia colocar todos os seus esforços na experiência de gameplay para o segundo jogo.
Porém, esses planos provavelmente acabaram com a aquisição do estúdio pela Meta.