Ace Attorney Investigations Collection é a versão remasterizada de dois jogos da franquia, lançados originalmente para Nintendo DS. O primeiro, Investigations: Miles Edgeworth, foi lançado em fevereiro de 2010 na América do Norte, enquanto o segundo nunca chegou a ser localizado para fora do Japão. Portanto, com a coletânea, a CAPCOM traz pela primeira vez o segundo jogo completamente focado em Miles Edgeworth oficialmente em inglês.
Infelizmente, apesar de ser uma visual novel, ou seja, são jogos totalmente dependentes do entendimento da história, os jogos não são localizados para o português, e nem mesmo para o espanhol, uma língua um pouco mais próxima da nossa.
Objection!
Investigations segue o estilo de outros jogos da franquia Ace Attorney, sendo uma visual novel baseada em casos de assassinato. Porém, enquanto Phoenix Wright e Apollo Justice tem os seus momentos de resolverem as coisas na corte, analisando relatos de testemunhas e tentando decifrar o verdadeiro assassino, Investigations tem foco nos momentos antes da polícia apontar um culpado para ser julgado.
Os dois jogos focam em Miles Edgeworth, o amigo de infância e principal rival de Phoenix Wright no primeiro Ace Attorney. Após os eventos da primeira trilogia, o promotor acaba sendo envolvido em um caso de assassinato ao chegar em seu escritório e se deparar com um detetive morto. Eventualmente, esse caso se conecta a uma organização criminosa muito maior, e Edgeworth precisa investigar a fundo toda a situação para encontrar os verdadeiros culpados.
Em Ace Attorney Investigations 2: Prosecutor’s Gambit, Miles está em dúvida entre seguir a sua renomada carreira de promotor, ou seguir o legado de seu pai, Gregory Edgeworth, um excelente advogado de defesa.
Take That!
Ace Attorney Investigations segue os moldes dos primeiros jogos da franquia, mas com uma parte de investigação mais dinâmica. Pela primeira vez, você finalmente pode controlar o protagonista do jogo pelo cenário, em vez de só escolher os itens para investigar enquanto a câmera dá a sensação de estar em primeira pessoa.
Você ainda precisa encontrar contradições nos testemunhos das pessoas envolvidas no caso, e apontar as provas corretas para conseguir chegar nos fatos. Investigations conta com uma nova mecânica na franquia, intitulada de Lógica. Miles precisa usar a lógica, conectando dois pedaços de informações que ele vai obtendo ao longo da investigação, para chegar a uma nova conclusão e ficar cada vez mais próximo da verdade.
O segundo jogo da coletânea ainda adiciona uma nova mecânica à franquia, chamada de “Mind Chess”. É basicamente uma partida mental de xadrez entre Edgeworth e a pessoa que está sendo interrogada, quando essa se recusa a dar um testemunho. É um pouco parecido com a mecânica de Magatama de Phoenix Wright, na qual também é usada para forçar a pessoa a contar a verdade.
Hold It!
Os visuais de Ace Attorney Investigations estão totalmente refeitos nessa coletânea, com o próprio designer original dos personagens, Tatsuro Iwamoto, tendo redesenhado os sprites de cada personagem que você vê na tela. O jogo ainda oferece a opção de você escolher entre os gráficos antigos, como visto abaixo, ou os visuais novos.
A trilha sonora segue os moldes da trilogia original de Ace Attorney, reutilizando muitas das músicas presentes nos primeiros jogos. Isso não é necessariamente um problema, já que as músicas de tensão e dos momentos de encontrar as contradições nos relatos são muito boas e marcantes.
Vale a pena comprar Ace Attorney Investigations Collection?
Para fãs da franquia Ace Attorney, é praticamente uma obrigação. As histórias são boas assim como a franquia era antes do título Apollo Justice que, na minha opinião, fez cair a qualidade do roteiro desde então. Vários personagens da trilogia original retornam em participações especiais, como a maravilhosa Franziska von Karma, e o foco em Miles Edgeworth, um dos melhores personagens da franquia, sempre é bem vindo. O bom humor e os personagens mais malucos o possível são uma garantia nos dois jogos da coletânea.
O único problema fica na falta de uma localização em português, o que limita o acesso das pessoas a um jogo que é 100% focado em história. Você precisa de um bom entendimento em inglês para aproveitar os jogos de Ace Attorney, principalmente porque as contradições estão baseadas em relatos dos personagens em relação às evidências que você vai obtendo.
Aos que desejam entrar na franquia, Investigations não é o título ideal para isso, e eu fortemente recomendo que comecem pela trilogia de Phoenix Wright, para depois se aventurarem nos dois títulos focados em Miles Edgeworth. Gostaria de agradecer à CAPCOM pela oportunidade da review ao enviar uma cópia, e aproveitar para pedir que a empresa considere, um dia, trazer os títulos em português.