O anúncio de DRAGON BALL: Sparking! ZERO caiu como uma bomba na ”fandom” de Dragon Ball, já que após muitos anos de incansáveis pedidos dos fãs, a franquia Budokai Tenkaichi, ou Sparking!, como sempre foi chamada no Japão, finalmente retornaria após um longo hiato. Referenciada por muitos como a melhor franquia de jogos de Dragon Ball, a franquia Sparking! é conhecida por ter uma quantidade de personagens extremamente alta, batalhas entre times, além de rajadas de ki e destruição pra todos os lados.
Com o anúncio do novo jogo, a Bandai Namco prometeu levar a franquia para um novo patamar, expandindo Sparking! para além de Dragon Ball Z e GT, aumentando ainda mais as expectativa dos fãs, que vibravam a cada trailer revelando mais e mais personagens. Mas uma pergunta ainda ficava no ar: tudo o que a Bandai estava prometendo seria mesmo cumprido? Sparking! ZERO seria, realmente, o jogo definitivo de Dragon Ball? A resposta para essa e muitas outras perguntas estão na nossa review completa de DRAGON BALL: Sparking! ZERO!
DRAGON BALL: Sparking! ZERO é uma carta de amor para os fãs de Dragon Ball
Trazendo de volta a fórmula mágica da franquia Budokai Tenkaichi para a nova geração de consoles, DRAGON BALL: Sparking! ZERO é um jogo de luta do estilo arena, colocando o jogador no controle de até 5 personagens icônicos do anime mais influente de todos os tempos. Como já de costume da franquia, Sparking! ZERO traz personagens de todas as sagas de Dragon Ball, desde a saga dos saiyajins começando por Raditz até as mais recentes aventuras de Goku e os guerreiros Z em Dragon Ball Super.
Com 182 personagens (!!!!!) em seu roster base, e mais personagens já anunciados como conteúdos de DLC, DRAGON BALL: Sparking! ZERO tem a maior lista de personagens em um jogo da franquia, o que fazia muitos fãs se questionarem: Como o modo história funcionaria com tantos personagens?
Vamos encontrar, as esferas do dragão!!
O modo história de DRAGON BALL: Sparking! ZERO, aqui chamado de Batalha de Episódio, traz um sistema parecido com o dos jogos da franquia Budokai (não o Tenkaichi). Com 7 personagens selecionáveis, vemos o desenrolar de toda a história de Dragon Ball pelos olhos do personagem escolhido, de acordo com as sagas e principais lutas das quais esse personagem participou.
Com Vegeta, por exemplo, passaremos pelos principais combates do príncipe dos saiyajins, desde seu primeiro embate contra os soldados de Freeza no planeta Namekusei até a batalha final contra Majin Boo no Planeta dos Kaioshins. A decisão de ”ignorar” certas batalhas e pular alguns pontos da história da qual o personagem não teve tanta importância pode causar estranheza inicialmente, mas ao longo prazo, é o que impede o modo de se tornar enjoativo, já que não enfrentaremos o mesmo inimigo várias vezes mudando apenas o personagem que controlamos.
Apesar de termos um personagem selecionado, caso um ou mais personagens tiverem participado de uma batalha específica, como por exemplo, na luta de Goku contra Raditz, que teve a participação de Piccolo, poderemos trocar para eles durante o gameplay.
Durante as lutas, diálogos e ações durante a batalha dão um charme especial para Sparking! ZERO, com personagens de fundo conversando sobre o andamento da luta ou até mesmo provocações entre os combatentes.
A grande sacada e o principal chamativo do modo Batalha de Episódio é a adição de caminhos alternativos para história, aqui chamado de Episódios Sparking. Certos capítulos da história abrem a possibilidade de ramificações no mapa da história, que podem ser desbloqueados ao completarmos objetivos secundários durante uma luta específica ou fazer uma escolha diferente da feita no anime em algumas cutscenes, como por exemplo, rejeitar a ajuda de Piccolo para enfrentar Raditz.
Essas histórias alternativas são, honestamente, uma das melhores adições já feitas em um jogo de Dragon Ball, que além de adicionar novos elementos a uma história com mais de 20 anos de idade, também acaba respondendo muitas perguntas que os fãs se fazem a anos, como por exemplo, e se Goku tivesse derrotado Raditz sem se sacrificar? Embora alguns Episódios Sparking não causem grandes alterações na trama e se resolvam com 1 luta, outras podem alterar sagas inteiras, mudando por completo o rumo da história e trazendo horas de gameplay com conteúdo de história inédito.
O carinho dos produtores com a criação desses episódios alternativos é nítido, já que muitos desses caminhos alternativos são hipóteses levantadas e discutidas pelos fãs desde os primórdios da internet são integrados nesses caminhos alternativos, mostrando que a Bandai Namco e o time de roteiristas por trás da criação desses episódios estavam em perfeita sincronia com o que os fãs debatiam e queriam durante o desenvolvimento do jogo.
Porém, nem tudo são flores, e o modo Batalha de Episódio tem um defeito que pode ser um pequeno deslize para alguns, e um grande defeito para outros: a forma que sua história é contada através de cutscenes.
Optando por contar a história de uma maneira mais simples, Sparking! ZERO parte do princípio que o jogador já conheça a história de Dragon Ball, dando na maioria das vezes, detalhes bem superficiais do que está acontecendo na trama. Também são raras as cenas de luta animadas durante cutscenes, já que em sua maioria, a história é contada através de ”slideshows”, mostrando uma imagem para contextualizar em que ponto da história estamos.
A exceção para isso estão nos Episódios Sparking, que apesar de não terem cutscenes de luta tão bem trabalhadas quanto a de Dragon Ball: Kakarot por exemplo, cumpre bem o seu papel de contar a nova história, fazendo pouco uso dos slideshows, principalmente nos episódios mais longos.
Apesar de poder desagradas uma parcela dos fãs, esse pequeno deslize não chegou a me incomodar e muito menos diminui o brilho do jogo, já que o grande chamativo da franquia são os combates, do qual falaremos durante o review.
Com isso, é perfeitamente possível dizer que Sparking! ZERO finalmente corrigiu um dos maiores problemas dos jogos de Dragon Ball até então, que honestamente, todos os jogos de anime sofrem, já que são raros os jogos de anime que criam histórias do zero ao invés de apenas recontar os episódios ou capítulos do mangá de uma maneira condensada.
E o próximo episódio será…
Falando em novos episódios, Sparking! ZERO traz um modo extremamente pedido pelos fãs, que possibilita que os fãs da obra de Akira Toriyama finalmente deem vida as suas histórias dos sonhos: a Batalha Personalizada.
Se tratando essencialmente de um modo criador, a Batalha Personalizada permite que o jogador crie uma mini história, com direito a cutscenes com diálogos, ações pré-estabelecidas como transformações e fusões após requisitos específicos serem cumpridos, cenas de abertura e encerramento e até mesmo a famosa chamada com o nome do episódio do dia!
Todos os 182 personagens podem ser usados em suas criações, sem nenhuma restrição a respeito de transformações, fusões e demais power-ups. Chegou a hora de de você, fã de Dragon Ball, que passou anos pensando em como melhorar o final de uma saga específica ou até mesmo em uma saga completamente nova colocar toda a sua criatividade pra fora!
Quer refazer a saga Freeza com Namekusei realmente explodindo em 5 minutos? Tem como! Yamcha derrotando Jiren no Torneio do Poder? Vai fundo! O céu é o limite!
Todas as suas criações podem ser publicadas para a Biblioteca Mundial e disponibilizadas para jogadores ao redor do globo, dando ainda mais valor para a ferramenta. Para garantir que nenhuma criação ”troll” impossível de ser finalizada seja jogada para os servidores, só é possível publicar uma criação após o próprio jogador vencer a luta criada, então fiquem tranquilos, todas as lutas disponibilizadas na biblioteca são possíveis de serem vencidas.
Eu, como todo fã das fusões, me vi moralmente obrigado a criar a batalha definitiva entre as fusões metamoru de Goku e Vegeta! Não deixe de conferir no dia 10!
Rajada de ki, porrada e genki-dama!
DRAGON BALL: Sparking! ZERO traz o clássico gameplay da franquia Budokai Tenkaichi para a nova geração de consoles, com gráficos e animações de cair o queixo, cenários destrutivos e muita, mas muita pancadaria!
Todos os 182 personagens podem ser selecionados em qualquer um dos modos de jogos, com cada personagem tendo uma lista de golpes especiais e power-ups únicos. Os controles são extremamente precisos e, embora pareça inicialmente simples, o combate tem uma certa profundida em seu sistema de combos, que requerem timing precisos para manter o momentum ao acertar um golpe ou para contra-atacar quando na defensiva.
A chave do combate está na precisão do jogador em estender combos, mesclando o uso do botão de ataque corpo-a-corpo e o ocasional uso do botão de disparo de ki, que durante combos melee, ganha a função de um ”combo extender”, seja dando uma rasteira para continuar em um combo aéreo ou um gancho carregado para jogar o inimigo pelos ares.
DRAGON BALL: Sparking! ZERO também oferece uma grande quantidade de opções de acessibilidade, possibilitando que o jogador automatize muitas das mecânicas de batalha, como contra-ataques, combos, defesa e muito mais opções. Apesar da palavra automatizar possa ser mal vista por parte dos jogadores, as assistências são extremamente bem-vindas e não afeta o balanceamento do jogo, já que como em qualquer outro jogo de luta, automatizar funções tira muita liberdade do jogador, impossibilitando que algumas jogadas mais especificas para certas situações sejam efetuadas,
Uma das grandes preocupações dos fãs era a respeito da lista de personagens, que apesar de ser ampla, fusões e transformações contam como personagens únicos, como por exemplo, todas as transformações de Goku – Super contam como um personagem. Felizmente, as diferenças na lista de golpes e até mesmo velocidade e feeling de gameplay entre as diferentes transformações justificam as transformações contarem como um ”slot”.
Cada transformação possue uma lista de golpes especiais, habilidades e até mesmo golpe finalizador único, podendo sim serem considerados como personagens diferentes, apesar de na teoria, serem vários ”Gokus e Vegetas com cabelo diferente”. As fusões também receberam o mesmo tratamento, com Gogeta, Vegetto e Gotenks tendo claras diferenças em suas transformações.
Todos os personagens possuem botões dedicados para as ações, seja ataques corpo-a-corpo, disparos de ki, voar ou encher a sua barra de ki. Assim como na era do PS2, executar golpes especiais como um kamehameha ou um galick ho exige que o jogador tenha uma certa quantidade de ki armazenado em sua barra, que pode ser carregado ao golpear o seu adversário ou a carregar o ki.
Durante o combate, o jogador ganha pontos de sparking conforme executa algumas ações, que podem ser usados para ativar alguns power-ups exclusivos de cada personagem, como o kaioken, explosões de energia e habilidades que permitem encher totalmente a barra de ki. Pontos de sparking também podem ser utilizados para entrar no modo Sparking!, dando acesso a ataques corpo-a-corpo arrasadores e também ao golpe finalizador, um ataque poderosíssimo que pode dizimar a vida do adversário caso acerte.
Personagens com transformações e fusões ganham uma espécie de token de transformação ao passar do tempo, com diferentes transformações exigindo uma quantia mínima de pontos armazenados. Transformações mais poderosas como o super saiyajin blue e fusões exigem mais quantias de tokens acumulados, enquanto o super saiyajin comum ou transformações mais simples exigem apenas um ponto.
Também é possível selecionar fusões diretamente na seleção de personagens, sem a necessidade de passar pelo processo de fusão durante a batalha. Ao optar por começar com um personagem em sua forma de base e se transformar ou se fundir durante o gameplay, alguns buffs são concedidos ao personagem, como mais vida no caso das fusões, além de que, convenhamos, ver o Vegeta se recusando a fazer a dança ou a usar o brinco é sempre a melhor opção!
Um novo Budokai Tenkaichi se aproxima!
De nada adiantaria um combate extremamente divertido sem modos de jogo para coloca-lo em prática, e felizmente, DRAGON BALL: Sparking! ZERO é muito bem servido nesse quesito.
Baseado em batalhas 5v5, DRAGON BALL: Sparking! ZERO traz o clássico modo de batalha local contra a máquina ou contra um amigo (restrito ao mapa da sala do tempo), além do também já tradicional modo torneio, no qual o jogador pode escolher um entre vários torneios baseados em competições que realmente aconteceram no anime. Entre as competições, temos o Torneio de Cell, o famoso Torneio de Artes Marciais, e até mesmo o Torneio do Poder. Também é possível criar um torneio com regras e cenários a escolha do jogador, tornando o modo extremamente versátil.
Como recompensa, os jogadores recebem alguns itens ao vencerem cada um dos torneios, como zenni (que falaremos mais sobre logo), novos personagens, roupas extras e itens de personalização para seu card de jogador.
Além do modo torneio, Sparking! ZERO traz o modo de lutas ranqueadas, no qual jogadores do mundo todo batalham para chegarem ao topo do ranking, com os 100 melhores jogadores aparecendo em destaque na lista! Caso partidas ranqueadas não seja a sua vibe, partidas casuais e até mesmo torneios online também fazem parte do conteúdo online do jogo.
Um modo de treinamento também foi adicionado ao jogo, permitindo que jogadores veteranos pratiquem seus combos e que os novatos aprendam as mecânicas de jogo básicas.
Customização de personagens e loja de itens
Todos os personagens podem ser customizados, permitindo que o jogador escolha roupas, fusões equipadas, e o elemento que fará toda a diferença nas batalhas online: as cápsulas.
Oferecendo diferentes status como ampliação de vida, defesa, dano e demais melhorias, as cápsulas farão com que cada personagem seja único, então por mais que esteja acontecendo uma ”mirror match” entre Goku UI, um Goku terá mais vida ou mais dano do que outro, graças as cápsulas. A adição delas traz um senso maior de estratégia para as batalhas, já que podem cobrir desvantagens de alguns personagens e melhor ainda mais atributos de outros, podendo ser a diferença entre uma vitória arrasadora uma derrota rápida.
Outros itens cosméticos também podem afetar os status dos seus personagens, mas de uma maneira bem menos agressiva do que as cápsulas.
Todos os modos de jogo recompensam o jogador com Zenni, a moeda do mundo de Dragon Ball. Com ela, o jogador pode comprar vários conteúdos na loja do jogo, como personagens, roupas, vozes, e muito mais.
Caso o jogador desbloqueie algum conteúdo que já havia comprado na loja, o valor em Zenni será reembolsado automaticamente, então pode comprar seu personagem favorito sem medo!
Outra maneira de desbloquear itens é através das esferas do dragão, que ao serem reunidas, nos permitem invocar Shenlong e fazer um desejo! Entre os desejos, podemos pedir personagens, roupas, dinheiro ou até mesmo níveis. Como já esperado, reunir as 7 esferas não é tarefa fácil, já que elas estão espalhadas por todos os modos de jogo, com algumas sendo até mesmo recompensa de uma série de desafios de Whis e o carismático Zeno.
No geral, o conteúdo desbloqueável é extremamente satisfatório, sendo o suficiente pra manter o jogador jogando por horas e horas sem enjoar, já que para adquirir todas as cápsulas, personagens e roupas é necessário uma quantia enorme de Zenni.
Áudio e questões técnicas
Toda a parte sonora de Sparking! ZERO é extremamente satisfatória, com trilhas que nos dão aquele empurrãozinho durante as batalhas. Como já mencionado anteriormente pela Bandai Namco, Sparking! ZERO não contém músicas do anime em seu conteúdo base, estando disponível apenas por pacotes de DLC. No entanto, as músicas originais de DRAGON BALL: Sparking! ZERO cumprem muito bem o seu papel.
Os efeitos sonoros das rajadas de ki, aura de ki, explosões e destruição de cenário também são um show a parte, usando muitos efeitos sonoros característicos do anime e de jogos anteriores de Dragon Ball.
Os gráficos também dispensam comentários, com efeitos de iluminação, modelos de personagens e um nível de destruição de cenários jamais visto em jogos de Dragon Ball. Tudo passa a sensação de ter sido feito com o máximo capricho, entregando o jogo que os fãs pedem a tanto tempo.
Ocasionais bugs infelizmente acontecem com certa frequência, principalmente com a câmera, que por muitas vezes entra em parafuso e é jogada quase para fora do mapa. A câmera mostrando o ”vazio” abaixo do cenário também ocorre com certa frequência, mas honestamente, tais bugs são detalhes mínimos quando comparados a grandiosidade do conteúdo e o gameplay extremamente refinado do título.
Essa review de DRAGON BALL: Sparking! ZERO foi escrita através de uma cópia para análise para PS5, gentilmente cedida pela Bandai Namco! Valeu Bandai!
O Review
DRAGON BALL: Sparking! ZERO
Demorou, mas finalmente podemos dizer que sim, Dragon Ball z Budokai Tenkaichi 3 foi superado, e temos um novo rei quando o assunto é jogos de Dragon Ball! Sem sombra de dúvidas, DRAGON BALL: Sparking! ZERO é o jogo definitivo de Dragon Ball, refinando o já consagrado gameplay característico da franquia Sparking!, além de claro, adicionar personagens amados das novas sagas de Dragon Ball.
PRÓS
- Lista de personagens satisfatória
- Gráficos e áudio design de cair o queixo
- Gameplay extremamente divertida e recompensadora
CONTRAS
- Ocasionais bugs com a câmera
- Cutscenes no formato de ''slideshow'' pode desagradar
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