Gundam Breaker 4 foi anunciado com a promessa de ser um jogo pra lá de especial para os fãs dos mechas da Bandai, fazendo parte da comemoração de 45 anos da franquia Mobile Suit Gundam. Sendo um dos títulos mais queridos pelos fãs, o quarto jogo da franquia Gundam Breaker causou muita expectativa entre os fãs e colecionadores de Gunplas.
Eu confesso que andava meio afastado da franquia nos últimos anos, mas Mobile Suit Gundam: Witch from the Mecury (ou Gundam Witch pros mais íntimos) me trouxe de volta para a franquia de mechas. Naturalmente, o anúncio de Gundam Breaker 4 em fevereiro me causou muita empolgação, já que seria o primeiro grande novo jogo da franquia desde que voltei a acompanha-lá no final do ano passado.
Mas será que o novo título faz jus a todo o hype criado pelos fãs? Seria Gundam Breaker 4 o criador de Gunplas definitivo? Descubra no nosso review completo de Gundam Breaker 4!
Gundam Breaker 4 é o paraíso para os fãs de mechas
Um mundo virtual tomado por Gunplas
Bem-vindo ao GUNPLA Battle Blaze: Beyond Borders, ou GB 4 para os mais íntimos, um novo mundo virtual em que amantes de Gunplas do mundo todo podem se encontrar, partirem em missões juntos e até mesmo batalharem entre si, tudo isso com seus próprios Gunplas virtuais. Sendo basicamente um ”simulador de mmo” de Mobile Suit Gundam, a história de GB 4 gira em torno de um grupo de amigos que se conhece por acaso dentro do jogo, e que aspiram se tornar os melhores construtores de Gunplas do mundo.
Conheça Tao, um jogador veterano de GB 4 e amante de Gundam SD, que se oferece para nos ajudar em nossas primeiras missões e nos introduzir ao sistema de criação de Gunplas. Após algumas poucas missões, Lin, uma jogadora novata porém extremamente talentosa se junta ao grupo, nos introduzindo ao sistema de clãs de GB 4 e dando o gatilho inicial para a história.
Apesar de simples, a história cumpre bem o seu papel de nos introduzir ao mundo de Gundam Breaker 4 e, aos poucos, acaba se tornando mais um pano de fundo para justificar as missões. Embora sem muita profundidade e muitas vezes previsível, a narrativa tem sim alguns pontos altos, principalmente em sua reta final, mas nada que se torne muito marcante, sendo apenas o gatilho para toda a ação e porradaria entre Gunplas.
Novos personagens se juntam ao núcleo principal com o desenrolar da narrativa, cada um com seu próprio mini-arco de história que se resolve em poucas missões, dando personalidade a cada um dos membros do clã. A impressão que fica é a de que a narrativa de Gundam Breaker 4 é um elemento secundário, não tendo a intenção de ser uma história extremamente dramática e séria como a de alguns animes da franquia, como o recente Witch from Mercury, já que o foco de GB 4 está quase que inteiramente na construção (e destruição) dos mechas.
Estrutura de missões
Dividido em capítulos, de maneira geral, a estrutura de missões de Gundam Breaker 4 segue uma receita de bolo baseada em hordas de Gunplas menores com um ou mais chefes no final. O que os diferencia são alguns modificadores em seus objetivos, como por exemplo, em missões cujo o objetivo é ‘Defenda o lançamento do HLV’, o jogador precisa evitar que os Gunplas inimigos destruam um foguete posicionado no mapa, passando por varias ondas de inimigos que se tornam cada vez mais letais. Já em batalhas ‘Destrua o alvo’, o jogador passará por uma série de hordas inimigas e terá como adversário final um Gunpla gigante.
Além das missões de história, o modo Tarefa adiciona mais alguns modificadores para essas missões, tornando-as ainda mais desafiadoras principalmente em dificuldades mais altas, mas claro, também aumentando as recompensas que o jogador pode obter. Também é possível enfrentar qualquer Gunpla diretamente em batalhas 3v3 através do modo Caçador de Recompensas, no qual o jogador pode selecionar até 3 mechas adversários e se unir a mais 2 companheiros de sua escolha.
Todas as missões rendem peças para o jogador, baseado no rank alcançado na missão e em Gunplas adversários destruídos, tendo S como o mais alto. A coleção dessas peças é o coração pulsante de Gundam Breaker 4, já que reúne partes de figures extremamente conhecidas pelos fãs, abordando todas as eras da franquia Mobile Suit Gundam.
Gundam Breaker 4 também traz um modo online, na qual jogadores podem criar seu próprio clã e partir em missões com seus amigos! As missões online seguem uma estrutura parecida com a encontrada no modo offline, com suporte para até 3 jogadores simultâneos, além de uma sala exclusiva para o seu clã.
Ao se conectar a um lobby online, será possível ver o modelo de gunplas de outros jogadores, criando um hub bem parecido com o que vemos em ‘Dragon Ball Xenoverse’, nos permitindo interagir com outros jogadores entre uma missão e outra.
Parque de diversões para amantes de Gunplas!
Senhoras e senhores amantes de mechas, é com imenso prazer que eu digo que a customização de Gundam Breaker 4 é simplesmente maravilhosa! Trazendo a maior quantidade de peças da história da franquia, Gundam Breaker 4 é uma verdadeira homenagem a toda a história da franquia Mobile Suit Gundam. Com peças e figures completas de todas as eras da franquia, incluindo SD e modelos de coleções e animações mais recentes.
Divididas em categorias de raridades, cada peça modifica de maneira relevantes os status do seu Gunpla, possibilitando que cada jogador crie seu mecha único, baseado em seu estilo de jogo. Quer criar um Gunpla inteiramente focado em ataques a distância com vários canhões acoplados? Vai em frente! Prefere um estilo de jogo mais corpo-a-corpo com um sabre e ataques rápidos? Tem como também! Golpes pesados com Greatsword? Tem também!
Todas as armas mudam drasticamente a forma de se jogar, com um moveset único, possibilitando que o jogador teste diferentes combinações de peças e deixe sua criatividade fluir para encontrar a build perfeita para o seu Gunpla dos sonhos. Sabres, greatswords, machados, gatling guns, rifles e bazookas estão entre as armas disponíveis, trazendo uma variedade de gameplay sem igual dentro da franquia.
Com mais de 250 kits completos (e mais vindo através de DLCs), todas as peças são totalmente customizáveis, sendo possível mudar a cor de vários detalhes de cada uma delas, possibilitando ao jogador tornar o seu Gunpla único. As peças não trazem apenas status, mas algumas também são acompanhadas de habilidade especiais, que podem ser equipadas para serem usadas durante o combate, trazendo uma camada extra de customização para seus Gunplas.
Entre as habilidades estão escudos, golpes rápidos, disparos especiais com canhões e arma de longa distância, cura e até mesmo aumento temporário de velocidade e outros status. Além disso, slots para cartuchos de habilidades serão desbloqueados ao longo da história, possibilitando aumentar ainda mais status específicos.
Também é possível usar peças que não estão sendo usadas para melhorar nossas peças principais, através do sistema de sintase, aumentando os status de suas peças ao custo de peças antigas de nível ou raridade menor.
Honestamente, eu diria que beira o impossível um fã de mechas ou da franquia Mobile Suit Gundam não ”pirar o cabeção” com a quantidade massiva de opções de customização de Gundam Breaker 4, tornando o título o construtor de Gunplas virtual definitivo.
Modo Diorama
Se tratando basicamente de um modo foto, o Diorama possibilita que os jogadores criem cenas usando modelos de Gunplas das mais variadas séries de Mobile Suit Gundam, entre animações, jogos e coleções de Gunplas. É possível escolher entre vários cenários diferentes, poses para cada um dos Gunplas, adicionar efeitos especiais como explosões e muito mais!
As opções de customização para o Modo Diorama são realmente impressionantes, possibilitando que o jogador modifique a posição, pose, armas e posição de tudo nos mínimos detalhes, se tornando um verdadeiro parque de diversões para os fãs da franquia, que com certeza irão passar horas e horas criando o diorama dos seus sonhos.
Trilha sonora, questões técnicas e gráficos
Apesar de optar por manter a estética anime, as peças e modelos de gunplas em Gundam Breaker 4 são bem detalhados, trazendo visuais satisfatórios, o que inclui iluminação e efeitos de explosões. Os gráficos mais simples proporcionam um gameplay extremamente fluído, sem quedas de fps e demais problemas técnicos em nenhum momento.
Não esperem modelos ultra-realistas, já que a idéia de GB 4 é a de criar versões virtuais dos modelos de plástico das figures da franquia Gundam, mantendo a estética de brinquedo mas sem deixar de lado detalhes em suas texturas.
Já a trilha sonora e efeitos de som cumprem bem o seu papel de imergir o jogador no universo de GB 4, usando sonoplastia já bem conhecida dos fãs misturada a boas trilhas de ação durante as batalhas. Apesar de não ter nenhuma trilha que tenha o potencial de se tornar extremamente marcante, é possível dizer que Gundam Breaker 4 tem um bom design de som.
Uma comemoração de 45 anos digna para Mobile Suit Gundam!
Gundam Breaker 4 é um título que, sem dúvidas, é uma grande homenagem a toda a franquia Mobile Suit Gundam, fazendo jus a todo o legado criado pela franquia de mechas mais famosa do mundo. A quantidade massiva de peças para customização e o Modo Diorama tornam GB 4 o criador de Gunplas definitivo.
Apesar de alguns deslizes como as missões que podem acabar se tornando um pouco repetitivos e a história com pouca profundidade, Gundam Breaker 4 é um título mais que obrigatório para qualquer amante de mechas e principalmente para fãs da franquia Gundam!
Essa review de Gundam Breaker 4 foi escrita através de uma chave de review para PS5 gentilmente cedida pela Bandai Namco.