Na era de ouro do Nintendinho, a Nintendo costumava promover anualmente um torneio nos Estados Unidos chamado Nintendo World Championship. Nele, jovens gamers do mundo inteiro competiam pelo melhor tempo e pontuação em jogos consagrados do console da Nintendo, como Super Mario Bros. 3, Donkey Kong, The Legend of Zelda, e Metroid. De lá pra cá, o formato de speedrun se expandiu e virou uma febre mundial, com praticamente todos os jogos já criados na história da humanidade tendo sua própria comunidade de speedrun, criando próprias regras e diferentes categorias.
Visando trazer a nostalgia do Nintendo World Championship, mas ao padrões atuais, a Nintendo traz o Nintendo World Championship: NES Edition para o Switch, uma coletânea de jogos populares do console, porém totalmente voltado para a galera do ”gotta go fast”. Mas será que a coletânea realmente vale a pena? Confira no nosso review completo!
Nintendo World Championship: NES Edition é plataforma dos sonhos para speedruns
Parafraseando novamente um certo filósofo em uma bola de yoga, o conceito de speedrun em jogos nasceu da necessidade do ser humano de ser rápido! E Nintendo World Championship: NES Edition, essencialmente, é isso: uma plataforma de speedrun para jogos clássicos do Nintendinho. Com uma lista de 13 jogos que incluem Super Mario Bros, as duas versões de Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3, Metroid, Donkey Kong e muitos outros, a coletânea coloca as habilidades dos jogadores a prova em uma série de desafios.
Dividido em 3 modos principais, o jogador pode disputar a dezena de desafios consigo mesmo, tentando bater os recordes pré-estabelecidos e o seu próprio, ou disputar o melhor tempo com jogadores ao redor mundo ou com seus amigos no sofá. Com desafios que variam entre pegar o primeiro cogumelo em Super Mario Bros. 1 até terminar a temida 9-1 da versão japonesa de Super Mario Bros. 2 no menor tempo possível, os desafios criados pela Nintendo prometem fazer até os speedrunners mais habilidosos suarem para conseguir um bom tempo.
Modos de jogo
O modo single-player, aqui chamado de Modo Contra o Relógio, traz uma série de desafios entre todos os 13 jogos da coletânea. O jogador deve batalhar contra os tempos pré-estabelecidos para conseguir o melhor ranking, que vão de C a S. Também é possível batalhar contra o seu próprio melhor tempo, já que ao atingir um novo recorde, o tempo da sua melhor tentativa naquele desafio aparece em destaque no menu, possibilitando fazer um comparativo em tempo real.
O Modo Festa traz toda a emoção de torneios de speedrun para a sua casa com os seus amigos no sofá, possibilitando que até 8 jogadores simultâneos compitam pelo melhor tempo em todos os desafios do modo contra o relógio.
Completar desafios recompensam o jogador com moeda, que podem ser usadas para desbloquear novos desafios e ícones de jogador. A quantidade de moedas variam de acordo com o rank conquistado e com a dificuldade do desafio, que vão de fácil até a dificuldade mestre.
Já para o multiplayer online, temos o modo World Championship e o Modo Sobrevivência. No modo World Championship, corredores ao redor do mundo competem pelo melhor tempo no ranking global de Nintendo World Championship: NES Edition, em 5 desafios que mudam semanalmente. Considerado o modo principal da coletânea, o modo World Championship é uma boa idéia no papel, mas na prática acaba limitando o potencial do título.
O fato de termos desafios em rotação semanal ao invés de rankings online permanentes para todos os desafios do modo contra o relógio, acaba reduzindo drasticamente o fator replay que o modo poderia trazer. A ausência da opção de ver o seu próprio ranking em tempo real contribui para esse problema, já que acabamos não tendo aquela sensação de ”okay, eu consigo tirar esse milésimo de segundo e ganhar mais 10 posições”, nos dando por satisfeitos ao conseguirmos um tempo que consideramos bom, sem termos a mínima noção da média de tempo entre os melhores do ranking.
Já no Modo Sobrevivência, competimos contra 7 fantasmas de outros jogadores em uma espécie de battle royale. Em uma série de 3 desafios que também mudam semanalmente, os 3 jogadores mais lentos de cada desafio serão eliminados, até que reste apenas o vencedor. O modo acaba compartilhando o mesmo problema do World Championship, porém em uma escala maior, já que existe pouco (ou nenhum) incentivo para repetirmos uma divisão após vence-la.
Correr ou não correr, eis a questão
Nintendo World Championship: NES Edition tem uma proposta interessante, que pode agradar entusiastas de speedrun e jogadores mais competitivos do gênero. No entanto, a limitação de desafios online semanais e a pouca quantidade de desafios offline de alguns jogos como a versão japonesa de Super Mario Bros. 2 pode frustrar alguns jogadores que não possuem a veia competitiva para speedruns.
Algumas decisões da Nintendo podem acabar desagradando os corredores mais hardcore, já que glitchs conhecidos da comunidade são proibidos, contando como uma morte e retrocedendo a jogada em alguns passos, e não existem categorias em que eles podem ser usados. Apesar disso, amantes de speedrun da categoria ”no glitch any%” estão bem servidos com o pacote de Nintendo World Championship: NES Edition.
Esse review foi escrito através de uma cópia de Nintendo World Championship: NES Edition, gentilmente cedido pela Nintendo