Shin Megami Tensei V: Vengeance, relançamento do quinto capítulo da franquia da Shin Megami Tensei, trouxe novos finais e novos chefes extremamente desafiadores em sua nova história. Chamada de Arco da Vingança, a nova rota de história traz as Qadistu, e com elas, uma nova série de batalhas finais antes de enfrentar o chefe final original de Shin Megami Tensei V.
Todos os novos chefes do novo Arco da Vingança tem uma série de peculiaridades, exigindo que o jogador pense fora da caixinha para criar estratégias que envolvam o uso de diversos elementos diferentes.
Pensando nisso, trazemos uma série de guias para os chefes finais de Shin Megami Tensei V: Vengeance, com dicas detalhadas e builds sugeridas para que a estratégia funcione perfeitamente. Nessa série de guias, traremos todos os novos chefes finais de todos os 3 alinhamentos da Rota da Vingança.
Esse guia cobrirá a batalha contra Tiamat, e contém spoilers pesados do final do jogo, contendo chefes finais, habilidades e demônios que só podem ser obtidos no endgame, continue a leitura por sua conta e risco.
Guia completo para derrotar Tiamat, novo chefe de Shin Megami Tensei V: Vengeance
Demônios e habilidades necessárias:
Para começar, é necessário que não apenas Nahobino, mas todos os demônios em sua party tenham o máximo de resistências possíveis, já que todos os chefes finais tem acesso a habilidades de todos os elementos, além de ataques onipotentes.
A estratégia desse guia usará builds e composições de party otimizadas para todos os 3 chefes finais de Shin Megami Tensei V: Vengeance, mudando apenas a abordagem para cada um dos chefes.
Para Nahobino, é essencial que a habilidade Murakumo e Júbilo Sanguinário estejam equipadas. Caso ainda não possua Murakumo, você pode encontra-la em um Aogami petrificado na localização abaixo, bastando usar sua essência para atribuir a habilidade a Nahobino:
Véu de Kannabi e Matarukaja também podem ser um diferencial, já que os 3 chefes finais batem muito forte, além de ter muita vida e defesa, tornando necessário habilidades de buffs de aumento de dano e redução de defesa.
Para sua equipe contra Tiamat, recomendo que tenha Agrat, Abdiel e Sraosha. Confira as imagens abaixo com a build indicada para cada um dos demônios:
Nahobino
Agrat
Abdiel
Sraosha
Certifique-se de ter uma boa quantidade de itens como SOMA e Bule de Chakra, além de gemas e atenuadores de todos os elementos.
Enfrentando Tiamat
Nível recomendado: 80+
Tiamat é o primeiro chefe que o jogador precisa enfrentar após chegar a sala do trono em Empíreo em Shin Megami Tensei V: Vengeance. Se tratando de um dragão de 4 cabeças, o chefe possui fraquezas e resistências diferentes em cada uma delas, exigindo que o jogador se foque em uma em específico.
A estratégia para derrotar Tiamat é bem simples, exigindo apenas que o jogador foque em uma única cabeça e administre bem seu gasto de MP e ache o melhor turno para usar poções.
Se certifique de ter sua barra de Magatsuhi cheia antes de iniciar a batalha, garantindo sua ativação no segundo turno. Use o primeiro turno para buffar sua party e debuffar o boss, já que é muito provável que ele perca todas as ações por atingir suas resistências.
Assim que começar o segundo turno, use a habilidade Omagatoki: Critico de Nahobino. Use Estocada Infernal de Abdiel e Murakuno de Nahubino na cabeça principal de Tiamat, além habilidades de fogo na Cabeça de Camelo, deixando sua ultima ação para usar Mediarama caso necessário.
Em turnos com uso de Magatsuhi, use habilidades que podem ignorar resistências como Murakumo para atacar a cabeça principal de Tiamat, garantindo uma quantidade maior de dano causado no turno, tirando o máximo proveito do dano crítico garantido. Nos demais turnos, se concentre em ataques de fogo na cabeça de camelo com todos os membros.
Ao zerar a barra de vida da cabeça de camelo, Tiamat irá cura-la ao custo de 2000 de sua própria vida, e é essa a estratégia: fazer com que Tiamat se mate curando a cabeça.
Use novamente todos os buffs e debuffs a cada 4 ou 5 turnos, mantendo uma atenção especial para seu buff de ataque, procurando sempre te-lo ativo em turnos em que seu Magatsuhi estiver disponível.
Fique atento quando o chefe acumular Magatsuhi, já que sua habilidade física especial ao entrar no modo tem o potencial de matar toda a sua equipe. Quando o chefe indicar que irá usar sua habilidade de Magatsuhi no próximo turno, use um atenuador físico em sua última ou primeira ação, garantindo assim que Tiamat perca todas as suas ações em seu turno com Magatsuhi.
Planeje com antecedência os turnos para usar SOMA e Bule de Chakra, além de manter sempre a vida de toda a party cheia, já que um único erro pode custar a batalha. Após seu HP chegar no vermelho pela primeira vez, o boss usará Diarama, curando a si mesmo e a todas as cabeças, além de começar a usar habilidades físicas, elementais com trespasse e onipotentes com maior frequência.
Além disso, Tiamat começará a se buffar aumentando todos os seus status. Use Dekaja imediatamente quando isso acontecer, já que um único ataque do chefe com os atributos ampliados pode dizimar sua party, além de reduzir o dano que você pode causar.
Após sua vida chegar a menos de 2000, será possível atacar diretamente a cabeça principal de Tiamat com qualquer habilidade, já que perderá todas as suas resistências. Tente acabar com o chefe no mesmo turno que isso acontecer, já que o chefe pode castar Diarama e te colocar em apuros.
Após derrotá-lo, um novo chefe ainda mais desafiador tomará o seu lugar, obrigando o jogador a voltar para Da’at atrás de mais alguns níveis e poções.
E esse foi o nosso guia de como derrotar Tiamat em Shin Megami Tensei V: Vengeance! Você pode encontrar o nosso guia para derrotar os demais chefes finais nos links abaixo: