Por trás de toda empresa poderosa no mercado, existe uma grande mente, e com a Sony não é diferente. Shuhei Yoshida foi um dos principais executivos por trás da marca Playstation, subsidiária da Sony, por 31 anos, e anunciou oficialmente sua aposentadoria para janeiro de 2025. O anúncio foi feito no blog Playstation na terça-feira (26), confirmando a efetividade de sua saída para 15 de janeiro de 2025. Confira as palavras de Yoshida:
Estou com a Playstation desde o começo, e este é meu 31° ano com a marca. Quando eu cheguei na marca dos 30 anos de carreira, pensei que seria a hora de seguir em frente. A empresa está indo muito bem, eu adoro o PS5, adoro os jogos que estão saindo na plataforma, estou bastante animado com o futuro da Playstation.
Yoshida é atualmente o chefe da Indies Initiative da Sony Interactive Entertainment, embora tenha ocupado vários cargos na companhia ao longo dos anos, mas é destaque citar que Yoshida já foi presidente da Sony International Entertaimnet Worldwide Studios entre 2008 e 2019. Como observado pelo próprio Yoshida, as raízes que ele possui com a Playstation são profundas, mas toda jornada tem um final, e essa é a de Yoshida.
Sobre a Sony
Não há como contar a história da PlayStation sem mencionar a trajetória de Shuhei Yoshida, uma das figuras mais importantes na consolidação da marca. Yoshida iniciou sua carreira como vice-presidente da Sony Computer Entertainment America em abril de 2000, assumiu o cargo de vice-presidente sênior da SCE Worldwide Studios nos Estados Unidos em 2007 e, no ano seguinte, foi promovido a presidente da SCE Worldwide Studios, cargo que ocupou até 2019.
- PlayStation Portal recebe atualização para rodar jogos na nuvem
- PS Portal superou as expectativas da Sony no mercado
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Embora Yoshida não tenha compartilhado planos concretos sobre seu futuro na indústria, ele respondeu a um fã no X (antigo Twitter), mencionando seu desejo de continuar ativo no setor.
A história de Yoshida está profundamente entrelaçada com a da PlayStation, e sua paixão pela inovação e pelos jogos independentes deixa um legado inspirador para a próxima geração de criadores e líderes do setor.