Astro Bot é um dos mais recentes sucessos da PlayStation, celebrando os 30 anos da marca, o jogo possui mais de 150 bots de personagens importantes desde o primeiro console da empresa. Apesar de contar com vários personagens de franquias de terceiros como Metal Gear Solid, Castlevania e vários outros, uma empresa com jogos bem importantes para a PlayStation não esteve presente: a Square Enix.
Proprietária de franquias como Final Fantasy, Kingdom Hearts, Dragon Quest e NieR, não há nenhum único bot representando algum personagem da empresa. Isso é surpreendente considerando a importância que Final Fantasy VII teve para o primeiro PlayStation, e a parceria das duas empresas ao longo dos anos, garantindo a exclusividade de vários títulos.
- TGS 2024: Xbox vai receber 9 jogos da Square Enix, confira quais
- Fim da parceria? Square Enix se afasta da exclusividade Playstation
- Chefe da PlayStation diz que Astro Bot é uma marca muito importante
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Team Asobi respeita a decisão da Square Enix
Nicolas Doucet, diretor do estúdio japonês, comentou em uma conversa com a GameFile sobre o processo de conversar com as empresas para conseguir as licenças para Astro Bot. Inicialmente, eles achavam que conseguiriam apenas metade dos personagens que tinham na lista, mas no fim das contas, conseguiram colocar quase todos que planejavam, já que as empresas prontamente respondiam positivamente aos pedidos.
Doucet confirmou que a Square Enix foi uma das poucas empresas a negar a parceria, e comentou: “é difícil comentar o porquê da Square Enix não ter aprovado nenhuma participação. Respeitamos muito a decisão de cada empresa.” Se o sucesso do jogo mudará a postura da publisher japonesa e permitir seus personagens em uma eventual DLC, é uma incógnita.