Takashi Kiryu, CEO da Square Enix, que assumiu o cargo em junho de 2023, já havia declarado anteriormente que gostaria de mudar os rumos da empresa e focar em aumentar a qualidade de suas produções. De uma certa forma, parece que ele está se esforçando ao máximo para cumprir a promessa, com uma declaração oficial lançada hoje no site oficial do grupo, detalhando a decisão de abandonar certos projetos que já estavam em desenvolvimento ou prestes a entrar.
De acordo com o documento, em uma reunião do dia 27 de março, o conselho de administração da Square Enix fez uma votação, na qual o resultado foi revisar a maneira como a empresa desenvolve jogos em HD, com a intenção de ser mais seletiva e focada em quais projetos escolher levar adiante.
Com isso, projetos que não estariam dentro de um padrão de qualidade esperado foram abandonados ou tiveram a decisão de iniciar seu desenvolvimento revogada. A companhia espera que isso cause um prejuízo de aproximadamente 22 bilhões de ienes, equivalente a 141 milhões de dólares.
O que isso significa para o futuro da empresa
A Square Enix tem passado por diversas fases, incluindo a época em que considerou investir em NFTs. Aparentemente, com a chegada de Kiryu, esses planos foram abandonados, e é positivo tanto para o grupo quanto para os consumidores que a empresa esteja focada em entregar produtos de qualidade.
Porém, ainda não se sabe o destino de projetos aguardados que foram alvos de rumores, como o suposto remake de Final Fantasy IX. A não ser que a empresa faça uma declaração listando os títulos abandonados, o que é improvável, será difícil saber o destino dele em um futuro próximo.
Confira outros conteúdos da Square Enix:
- Kingdom Hearts 4 pode chegar em 2025
- Disney está trabalhando em adaptação de Kingdom Hearts, diz insider
- Análise | Final Fantasy 16: The Rising Tide
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!