Ubisoft trabalha em sistema de NPCs responsivo em tempo real
Embora praticamente todos os jogos possuam inteligência artificial essa inteligência não passa de prompts criados a partir de interações pré-definidas sendo muitas vezes bem limitas no quesito diálogos e ações, porém, com a popularização e evolução de inteligências artificiai como o ChatGPT, algumas empresas viram nisso uma oportunidade de inovar no setor de jogos, faz algum tempo boatos surgiram falando que a Ubisoft estaria interessada em trazer essa inteligência artificial para os jogos em interações de NPC com o jogador,
E essa semana durante a GDC foi anunciado o seu novo sistema “Newly Evolving NPCs” ou só NEO NPCs para os mais íntimos. O projeto feito em parceria com a Inwolrd AI busca criar personagens que interagem realisticamente com o jogador ou com o mundo ao redor, tudo isso usando a inteligência artificial. Embora anunciado a Ubisoft destacou que o projeto é apenas um conceito e que ainda não explorou todas as capacidades que teriam com a IA, além disso foi dito que o projeto não tem data para chegar ao público comercial
Em declaração a Ubisoft disse não ter conseguido resultados satisfatórios usando plataformas como o ChatGPT, segundo eles os resultados foram “rasos” pois a ferramenta só conseguia fornecer a interpretar de personagens, não conseguindo ter efeitos para com a gameplay do jogo.
O intuito do NEO NPCs é unir as duas coisas, criar personagens que executem seu papel pré-definido e reajam as situações dentro do contexto que foi exposto, por exemplo, olhar para uma TV quando estiver próximo, comentar aquilo que ele vê na TV, dar dicas ao jogador sobre coisas que interessam no jogo e elaborar respostas para o jogador quando ele fala no microfone com diálogos criados em tempo real
A empresa informou que existem 20 modelos de NEO NPCs em teste, entre eles modelos de próprios e outros que são abertos. Embora pretendam trazer esse conteúdo ao público comercial foi reforçado que o projeto está em fase de teste e que pode não chegar no resultado desejado implicando em atrasos ou possíveis cancelamentos
Nessa onda de inteligência artificial ainda não houve nada tão genioso nos games, porém a Rockstar é outra que segundos rumores estariam desenvolvendo NPCs que ultilizam de IA para trazerem interações mais humanizadas, enquanto não temos informações oficiais devemos esperar pelo lançamento de GTA VI. Via: Adrenaline
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