24
A Ubisoft tem recebido muitas críticas de jogadores devido a algumas decisões relacionadas às suas franquias. Esses comentários se intensificaram desde dezembro de 2023, quando The Crew — franquia de corrida da empresa — foi completamente removido de todas as lojas digitais. Foi revelado que todos os usuários que possuíam o jogo também teriam o título removido de suas contas, mesmo tendo pago por ele e usufruído do conteúdo. Um reembolso pelo jogo foi oferecido apenas aos jogadores que haviam jogado o game “recentemente”.
Após quase uma década de suporte, encerraremos as atividades de The Crew em 31 de março de 2024. Entendemos que isso pode ser frustrante para os jogadores que ainda aproveitam o jogo, mas essa decisão é necessária devido à infraestrutura dos servidores e possíveis questões relacionadas a licenças
Muitos jogadores foram as redes sociais na época para realizar reclamações com a empresa e solicitar um modo offline para o jogo, que funcionava apenas online e sem nenhum tipo de conexão, seria completamente injogável. Essas reclamações, no entanto, tiveram pouco efeito. Recentemente, como noticiado pelo portal Polygon, a Ubisoft estaria sendo processada por dois jogadores não identificados da California.
O processo contra a Ubisoft foi registrado contra a Ubisoft em 4 de novembro de 2024 e os advogados dos jovens iniciaram o processo com o seguinte argumento:
Imagine que você comprou uma máquina de pinball e, anos mais tarde, decide jogá-la novamente, apenas para descobrir que todos os componentes foram removidos. Acontece que a fabricante da máquina simplesmente entrou na sua casa, pegou tudo o que fazia a máquina funcionar e removeu completamente sua capacidade de jogar. Algo que você havia comprado e acreditava que possuía.
Mais informações sobre o processo contra a Ubisoft
A argumentação dos advogados para o processo vai além de uma analogia com uma máquina de pinball, embora tenham afirmado que foi “exatamente” isso que aconteceu com os jogadores. Com o desligamento dos servidores de The Crew, os consumidores que ainda apreciavam o jogo foram deixados completamente desamparados, e a empresa teria enganado os jogadores de duas maneiras:
- Assassin’s Creed Shadows voltará a focar na história do presente
- Ubisoft confirma: Assassin’s Creed Shadows não será adiado novamente
- The Crew Motorfest entra no Ano 2 com a maior atualização já lançada na história da franquia
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
A primeira seria ao fazer os jogadores acreditarem que estavam comprando uma cópia do jogo, quando, na verdade, adquiriam apenas uma licença — mesmo quando compravam uma cópia física do jogo. A segunda é que a Ubisoft teria “falsamente indicado” que os arquivos de The Crew estavam presentes no disco físico, quando, na verdade, ele servia praticamente apenas como uma chave de acesso. Segundo os advogados, a Ubisoft violou as leis de proteção ao consumidor da Califórnia.