A chegada de Valorant para os consoles acendeu a chama competitiva que estava dormente em muitos jogadores no PS5 e nos consoles Xbox Series. O FPS tático da Riot Games traz uma proposta única no gênero, contando com 24 agentes que possuem as mais variadas habilidades e funções dentro do jogo, o que pode acabar causando dúvidas em jogadores novatos que queiram se aventurar pelas filas ranqueadas.
Pensando nisso, a Manual traz pra você 6 agentes que estão extremamente fortes no meta atual de Valorant nos consoles, e que com certeza vão encaixar em praticamente qualquer composição independente do mapa para você arrasar nas suas rankeds!
6 agentes para ficar de olhar em Valorant para consoles
Cypher
O vendedor de informações Marroquino é considerado quase de maneira unânime como o melhor sentinela do jogo atualmente, seja na versão PC ou para os consoles. O agente tem dominado o cenário competitivo estando presente em quase todas as partidas da Champions, o campeonato mundial de Valorant, além de ter um win rate extremamente alto quando considerado o fato que o personagem aparece em ambos os times em quase todos os mapas.
Suas câmeras recolhem informações extremamente valiosas para sua equipe, além de ser excelente para proteger o flanco do time atacante graças as suas armadilhas, o tornando útil nos dois lados do mapa. Sua habilidade ultimate, Assalto Neural, é o chef kiss do seu kit, já que revela a localização de todos os jogadores inimigos 2 vezes, dando uma vantagem enorme para sua equipe e podendo garantir alguns rounds.
Viper
Assim como Cypher, Viper tem dominado o cenário competitivo e as filas ranqueadas de Valorant por muito tempo, apesar de ter recebido vários nerfs, a utilidade da personagem continua sem igual. Categorizada como uma smoker de controle, a habilidade Cortina Tóxica de Viper é excelente para confundir os adversários e proteger uma área, já que quando bem usada, pode esconder um ataque surpresa ao bomb ou esconder a posição do time defensor, fazendo com que a personagem consiga segurar uma área sozinha.
Seu ultimate é o que muitos jogadores chamam de ”garante round”, já que entrar dentro do Poço Peçonhento para desarmar ou recuperar uma spike não lá é uma idéia muito boa, já que além de tomar dano contínuo, inimigos tem sua visão extremamente reduzida dentro da área venenosa, enquanto Viper e seus aliados conseguem ”spottar” agentes inimigos facilmente, possibilitando jogadas como essa:
Phoenix
É a partir daqui que a versão de consoles de Valorant começa a se diferenciar um pouco do PC, criando seu próprio meta baseado nas diferenças em jogar um FPS tático no controle. Phoenix no PC é considerado um agente mediano pra fraco, já que possui um kit extremamente simples quando comparado a agentes mais complexos como Jett ou Reyna, por exemplo. Mas é exatamente isso que faz Phoenix se destacar nos consoles!
Para começar, o agente é extremamente simples de se aprender, já que possui praticamente todas as habilidades básicas dos personagens de Valorant: um molotov, uma parede de fogo e uma flash bang. O que diferencia Phoenix nos consoles é a dificuldade que jogadores tem encontrado para desviar a câmera de seu flash bang, já que exige uma coordenação motora e reflexos extremamente rápidos, principalmente nos controles, que podem levar um tempo para que jogadores nos consoles desenvolvam.
Seu ultimate também é ótimo para rushar no bomb inimigo e ganhar informações para o seu time, o tornando extremamente útil em diferentes situações.
Neon
O relâmpago filipino é a queridinha dos jogadores especialistas em duelistas, sendo uma arma de destruição nas mãos de jogadores famosos como o brasileiro ‘aspas’, que tem feito a agente ganhar cada vez mais destaque. Os controles de Neon foram extremamente bem adaptados para a versão console de Valorant, a tornando tão letal quanto no PC.
Podendo cortar do bomb A para o bomb B em uma velocidade sem igual, jogadas de retake podem ser facilmente executadas por uma Neon, além de claro, confundir os adversários com suas acrobacias em alta velocidade. Seu ultimate é com certeza o que quase categoriza Neon como um personagem ”quebrado” em Valorant, já que o agente abandona as armas tradicionais e usa seus raios para atacar os inimigos, o tornando essencialmente em um personagem hitscan ao ativar seu ultimate.
Raze
E é claro que não poderia esquecer da nossa amada baiana Raze! Apesar do fato dela ser a representante brasileira em Valorant ser um grande chamativo, essa não é a única coisa que a destaca dos outros agentes, muito longe disso.
O kit de Raze possibilita ao jogador uma mobilidade única no jogo, graças a Carga de Explosivos. Com ela, Raze pode fazer jogadas extremamente bem elaboradas, subindo em locais altos para proteger uma posição, o que a possibilita tomar alguns ‘pixels’ extremamente favoráveis em mapas específicos, além de claro, confundir a mira adversária ao se empurrar para os lados durante uma troca ou até mesmo empurrando os inimigos desconcertando sua mira.
A personagem também pode conseguir informações inimigas graças ao robô Bumba, que detecta e persegue inimigos em uma área, explodindo e causando dano pesado. Raze também tem em seu arsenal uma granada que após explodir, se divide em várias mini-granadas que explodem novamente, impedindo o avanço inimigo e segurando uma área.
Seu ultimate também entra na categoria de ”round saver”, já que se bem usado, tem o potencial de aniquilar a equipe adversária inteira de uma vez.
Fade
A caçadora de recompensas turca traz os pesadelos para Valorant, dominando seus inimigos através do medo! Fade é uma iniciadora que tem a capacidade de ”spottar” os adversários, e a partir disso, iniciar jogadas para tomar o bomb ou auxiliar os aliados a se reposicionarem para defender. Ao encontrar um inimigo com Assombrar, Fade coloca uma espécie de corrente no mesmo, possibilitando que ele seja rastreado por um certo tempo.
Além disso, Fade tem a sua disposição Espreitador, uma habilidade que dispara um pesadelo em uma linha reta, que ao encontrar um inimigo, segue o mesmo e causa o status visão turva. Espreitador pode ser colocado em uma corrente criada por Assombrar, seguindo o agente preso a ela ainda mais rápido, possibilitando que a equipe avance com mais segurança.
Seu ultimate, Véu da Noite, é excelente para jogadas de retake e tomadas de bomb, já que varre uma grande área do mapa escolhida por Fade, acorrentando todos os agentes encontrados causando surdez.
E essa foi a nossa lista de agentes para se dar bem nas suas ranqueadas em Valorant para os consoles! Claro, alguns agentes podem se destacar mais do que outros em determinados mapas e composições, como por exemplo, Killjoy pode ser uma escolha melhor que Cypher em mapas como Icebox, porém, os agentes escolhidos para essa lista tem a proposta de serem de fácil execução e com um desempenho satisfatório em qualquer situação.
Agentes como Jett, Reyna e Clove também estão extremamente fortes atualmente no meta para os consoles, mas ficaram de fora da lista por serem complexos demais para jogadores iniciantes, sendo mais indicados para jogadores experientes em jogos de FPS ou que estão migrando da versão PC de Valorant para os consoles.
Concorda com a nossa lista? Acha que esquecemos algum agente? Conta pra gente aqui nos comentários!