Diversas informações vazadas sobre o próximo Assassin’s Creed, que se passará durante o Japão feudal, apontavam que um dos protagonistas do jogo seria Yasuke, um samurai negro. O trailer oficial do jogo lançado hoje, 15 de maio, revelou que as informações estavam corretas. Porém, o personagem não é apenas uma criação da Ubisoft, com diversos relatos de sua existência durante o século 16.
Não se sabe muito sobre o começo da vida de Yasuke, alguns historiadores acreditam que ele nasceu em Moçambique, mas nenhuma evidência real foi encontrada. Thomas Lockley, co-autor de um livro sobre a vida do samurai, diz que é possível que ele tenha sido escravizado e traficado quando criança, mas que provavelmente já era um homem livre quando encontrou com Alessandro Valignano, um missionário jesuíta da Itália.
Ele serviu como segurança de Valignano, viajando com ele da Índia até o Japão. Isso foi necessário por conta dos 100 anos de guerra civil que assolavam o país do sol nascente, e porque jesuítas não podiam usar armas, o que o obrigava a contratar alguém para defendê-lo.
Oda Nobunaga, a quem Yasuke serviu, foi um grande daimyo, termo que se refere a um poderoso senhor de terras, do período Sengoku e principal responsável por unificar o Japão neste período, encontrou o homem pela primeira vez em 1581, quando Valignano foi até ele pedir permissão para sair do país. O daimyo ficou fascinado pelo tom de sua pele, na qual chegou a acreditar que estava coberta por tinta preta.
Segundo Lockley, Nobunaga chegou a comandar que Yasuke tomasse um banho, o que obviamente não mudou a cor de sua pele, e logo em seguida deu uma festa para o visitante, que passou a servi-lo logo depois. Um livro do século 17 escrito por um dos seguidores do daimyo descreve Yasuke como “aparentando ter entre 26 e 27 anos, robusto e com bom comportamento, e com uma força que era superior à de dez homens”.
Nessa época, o termo samurai apenas referenciava-se a um guerreiro que servia a um lorde, ou outro guerreiro. Nobunaga chegou a ter milhares de samurais sob seu comando, mas Yasuke era o único estrangeiro. Apesar de ser o único sob o serviço do daimyo, evidências apontam que ele não era a única pessoa de origem africana presente no Japão. Vários trabalhavam como intérpretes, soldados e na área de entretenimento. Apesar de ser considerado como diferente em Kyoto pela sua cor de pele, o samurai não sofreu nenhuma forma de racismo e era até bem popular entre as pessoas.
Quando Oda Nobunaga já estava próximo de conseguir controle absoluto do Japão, ele foi traído por um de seus generais, Akechi Mitsuhide. Enquanto seguiam para uma batalha em 21 de junho de 1582, sofreram uma emboscada em um templo, armada por Mitsuhide, que possuía milhares de tropas sob seu comando, enquanto Nobunaga era acompanhado por apenas 30 de seus homens mais fiéis, incluindo Yasuke.
As tropas massacraram os soldados, e Nobunaga, seu amante na época, Mori Ranmaru, e Yasuke fugiram para uma das câmaras do templo. Foi então que o daimyo cometeu seppuku, um ritual considerado honrável dentro dos samurais para tirar a própria vida, na qual Ranmaru o decapitou em seguida. Então, o amante seguiu o mesmo ritual, com Yasuke sendo o responsável por decapitá-lo.
Qual foi o destino de Yasuke?
Com ambos mortos, o samurai fugiu do templo com a cabeça de seu lorde, com a intenção de impedir que Matsuhide a pudesse exibir como forma de estabelecer seu poder e legitimidade. Não existem evidências do que aconteceu com Yasuke após a emboscada, o que se sabe é que ele não foi executado por Matsuhide. A especulação de Lockley é que ele capturou e poupou o samurai para ganhar o apoio dos missionários jesuítas, já que tinha poucos aliados. Porém, o ex-general acabou morrendo pouco tempo depois.
Após esses eventos, não existem mais registros que citem Yasuke, deixando a Ubisoft livre para contar a sua história. Segundo o trailer oficial, parece que parte da história de Assassin’s Creed Shadows se passa após a morte de Nobunaga, já que o personagem parece estar em busca de vingança. Porém, em um vídeo sobre os personagens diz que a trama começa em 1579, ano aproximado em que Yasuke chegou no Japão. Muito provavelmente a trama contará com uma passagem de tempo.
Ao decorrer dos meses até o lançamento teremos mais informações sobre o caminho que a Ubisoft quer percorrer com o personagem, assim como sua gameplay, que deve ser baseada em força bruta. Mas é interessante ver um protagonista de Assassin’s Creed ser tão fortemente baseado em uma pessoa que realmente existiu.
Fonte: Smithsonian Magazine
Confira outras conteúdos da Manual:
- Assassins Creed Shadows recebe primeiro trailer de história; detalhes sobre os personagens revelados
- Confira os jogos da PS Plus Extra e Deluxe do mês de Maio!
- PlayStation promete “grandes lançamentos” à partir de 2025
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!