Pesquisar

Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game

Killer Klowns from Outer Space: The Game é inspirado no filme de 1988 de mesmo nome, chamado de “Palhaços Assassinos do Espaço Sideral” no Brasil. Se você nunca ouviu falar nesse filme, não fique chateado, eu também nunca tinha ouvido falar até então. Em seu lançamento original nos cinemas, o filme não teve tanto destaque de bilheteria.

Porém, eventualmente, o Killer Klowns from Outer Space recebeu o status de clássico cult do terror, e tem um certo grupo de fãs nos Estados Unidos, obtendo mais sucesso em futuras re-exibições no cinema. Foi daí que veio a ideia de criar um jogo inspirado no título.

Um terror assimétrico e… bem, trash

Sem negar as raízes de sua inspiração, Killer Klowns from Outer Space proporciona perfeitamente aquela aura de filme trash de terror que apenas os anos 80 podia nos proporcionar tão bem. Desde o visual dos palhaços, bem fiel ao filme, desde itens exclusivos de pré-venda para os sobreviventes, que incluem roupas que são apenas uma toalha no corpo e outra na cabeça.

Análise | Killer Klowns from Outer Space: The Game
Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game 9

Sendo um jogo multiplayer assimétrico, ele segue muito os moldes de outros títulos do gênero, como o Friday The 13th: The Game e o famoso Dead by Daylight. Porém, em vez de você ter apenas um assassino perseguindo os sobreviventes, os palhaços trabalham em grupos de até 3 membros, perseguindo os até 7 sobreviventes por um mapa relativamente grande para o gênero.

Os sobreviventes possuem vários objetos espalhados pelo cenário para se defenderem dos palhaços alienígenas, como armas de fogo, armas brancas, e até mesmo podendo arremessar objetos como bolas de baseball para se livrarem de seus perseguidores. O objetivo deles é escapar do mapa e sobreviver, contando com 4 opções para escapar pelo mapa.

Como os mapas de Killer Klowns from Outer Space são grandes, muitas vezes acaba sendo difícil de encontrar um desses 4 pontos de escape, mas talvez isso seja opcional já que, ao contrário de outros jogos do gênero, os sobreviventes podem ser até considerados apelões, já que facilmente conseguem matar um dos palhaços caso tenham uma arma boa o suficiente para isso.

Análise | Killer Klowns from Outer Space: The Game
Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game 10

Caso você morra ou consiga escapar com vida, você é mandado para uma tela de espera na qual pode jogar mini-games na sua tela, com itens para entregar de recompensa aos outros jogadores.

Alô, criançada, o Bozo chegou!

Análise | Killer Klowns from Outer Space: The Game
Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game 11

O grupo de até 3 palhaços conta com um objetivo próprio, além de obviamente caçar os humanos: acelerar o acontecimento do Palhaçolipse. O evento ocorre ao final do tempo de cada partida, mas ao coletar casulos de algodão doce e pendurá-los nas máquinas diminui a contagem regressiva, diminuindo o tempo de partida e acelerando o Palhaçolipse.

Quaisquer humanos que não tenham conseguido fugir ao final da contagem, e ainda não tenham morrido, serão vítimas do Palhaçolipse.

Análise | Killer Klowns from Outer Space: The Game
Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game 12

Os casulos de algodão doce estão espalhados pelo mapa, mas para conseguir mais, é possível prender humanos nesses casulos ao usar suas armas de fogo alienígenas para prendê-los nos tais casulos. Caso tenham uma faca no inventário, os sobreviventes podem cortá-lo e sair de lá de dentro, ou acabarão morrendo sufocados eventualmente.

É uma referência genial ao Killer Klowns from Outer Space de 1988, na qual a cena acaba sendo bem mais perturbadora do que no jogo.

Análise | Killer Klowns from Outer Space: The Game
Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game 13

O jogo também conta com uma paródia aos Fatalities de Mortal Kombat, os Klowntality. São animações especiais nas quais matam o sobrevivente na hora, mas ao mesmo tempo acaba sendo prejudicial ao grupo de palhaços por isso significar um casulo a menos para colocar nas máquinas.

Customize seu humano, e seu palhaço também!

Killer Klowns from Outer Space conta com diversas opções de cosméticos que são desbloqueados ao subir de nível, ou ao completar desafios do jogo. Você pode deixar o seu sobrevivente usando a blusa da mais alta moda de 1988, ou deixar o seu palhaço ainda mais assustador.

Uma palhaçada visual

O colorido excessivo de tudo relacionado aos palhaços são um contraste interessante ao tom de terror de quando você é um dos sobreviventes, principalmente pelo rosa do algodão doce espalhado pelo mapa.

Análise | Killer Klowns from Outer Space: The Game
Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game 14

Os gráficos da Unreal Engine 4 são bem polidos e os mapas retratam bem a cidade do filme de 1988. O que acaba deixando a desejar são algumas animações mais robóticas dos humanos sobreviventes.

Divertido, porém, ainda tem problemas

Killer Klowns from Outer Space: The Game é uma experiência super divertida com amigos, com diversas situações engraçadas. Apesar de ser bem fiel à parte trash do material original usado como fonte, ao jogar de sobrevivente o clima consegue ser tenso o suficiente para te assustar ao ouvir qualquer barulho que seja, com medo que seja um palhaço.

Porém, além de passar por um bug que impedia escapar do mapa a usar uma das opções de escape: o portal, o jogo pode ser bem repetitivo. O título conta com apenas 3 mapas diferentes, fazendo com que seja fácil dos sobreviventes aprenderem onde ficam os locais de escape para fugirem logo dos palhaços.

Análise | Killer Klowns from Outer Space: The Game
Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game 15

Além disso, o jogo não é muito instintivo e o tutorial não dá informações o suficiente. Por exemplo, eles citam os objetivos, mas não explicam em muitos detalhes o que precisa ser feito e nem como. Uma das opções de escape dos humanos é um barco, e não é detalhado exatamente o que precisa ser feito para que ele funcione e você possa ir embora.

E como citado anteriormente, assim que o grupo de sobreviventes aprendem as manhas de Killer Klowns from Outer Space: The Game, fica muito fácil para eles cumprirem os objetivos e escaparem com vida. Os palhaços apenas vencem quando conseguem ter matado a maior parte dos 7 sobreviventes.

Palhaços, assassinos e acessíveis

Mesmo sendo um jogo de menor orçamento, Killer Klowns from Outer Space: The Game conta com algumas opções de acessibilidade, sendo elas apenas opções para tipos diferentes de daltonismo.

Vale a pena comprar Killer Klowns from Outer Space: The Game?

Além dos problemas citados acima, apesar de inicialmente divertido, o jogo pode acabar ficando repetitivo muito rápido pela sua falta de variedade. Parecido com outros jogos do gênero, ele não faz muito para se destacar entre eles, e o tema de Killer Klowns from Outer Space: The Game pode acabar se provando um problema na hora de trazer novos conteúdos, principalmente na forma de collabs.

Fãs do gênero facilmente se divertirão com o título e é recomendável jogar com um grupo de amigos, já que comunicação e estratégia ficarão mais fáceis. O jogo conta com chat nas partidas, mas não é sempre que você encontra um coleguinha disposto a conversar com você. Apesar de não ter dublagem em português, o jogo está 100% legendado no nosso idioma.

Vale a pena comprar Killer Klowns from Outer Space
Review | Killer Klowns from Outer Space: The Game 16

Killer Klowns from Outer Space: The Game está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Xbox One e Xbox Series S|X.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: